uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O estudante do curso de Odontologia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de Caicó, Nilton Freitas Medrado Filho, recebeu o prêmio de 2º Melhor Trabalho na III Jornada Internacional de Cirurgia Bucomaxilofacial, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE). A entrega da premiação ocorreu no último sábado, 1º, no Auditório da FCAP – UPE, em Recife (PE).

Foram mais de 250 trabalhos avaliados de estudantes de diferentes países. A jornada contou com palestrantes brasileiros e de países, como Estados Unidos da América (EUA), Colômbia e Portugal.

Nilton Freitas foi premiado com o trabalho “Os 100 artigos mais citados em cirurgia bucomaxilofacial: uma análise bibliométrica”, orientado pela Profª. Drª. Patrícia Bittencourt Dutra dos Santos, ex-docente do Departamento de Odontologia da UERN. O trabalho tem como co-autores dHanna Marrie Dantas Raposo da Câmara (Uern) e Milena Lima da Silva (UPE).

De acordo com Nilton Filho, o tipo de pesquisa denominada análise bibliométrica é um tipo de trabalho que vem sendo desenvolvido por pesquisadores com o intuito de descobrir os autores mais influentes a partir de citações, as revistas científicas que mais publicam, os países mais promissores, as universidades que mais produzem, as temáticas mais estudadas acerca de uma área, dentre outros achados.

“É um tipo de estudo que possui limitações que devem ser levadas em consideração. No entanto, o número de citações ainda é atualmente a melhor e mais simples medida para estudos e podem mostrar desenvolvimento histórico de um campo”, destaca.