uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

No último final de semana, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meios dos programas de extensão Nadar Mais e Paqroua, realizaram a primeira etapa II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. As competições ocorreram na piscina da Ufersa.

Com a participação de mais de 250 atletas adultos e crianças, entre estudantes e ex-alunos das universidades parceiras, o campeonato contou com diversas modalidades, como nado livre e costas além das provas de revezamento.

A competição é resultado da atividade extensionista da Faculdade de Educação Física da Uern, com a coordenação do professor Adalberto Veronese e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com entidades como a Ufersa pelo seu Programa de Atividades Aquáticas Coordenada pelo Prof. Gusta Silva, com o patrocínio da Associação Desportiva de Natação Pajuçara (ADNP) , 3R Petroleum, Lei Estadual de Incentivo ao Esporte Sebastião Cunha do Governo do RN.

“Foi uma festa muito bonita. Conseguimos ver até revelações do esporte”, disse o professor Adalberto.

A segunda etapa vai acontecer na piscina do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, em Assú, em 2 de setembro (Provas de Livre e Peito), e a última etapa na piscina da Uern, em 11 de novembro (Provas de Livre e Borboleta).

O sucesso do segundo campeonato de natação, promovido em parceria pelas universidades, comprova a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento pessoal. Além disso, o evento contribuiu para fortalecer os laços entre as instituições, que puderam compartilhar conhecimento, promover a troca de experiências e incentivar a prática esportiva dentro das universidades.

Com a expectativa de um novo encontro, as universidades já planejam a realização do terceiro campeonato de natação, buscando fortalecer cada vez mais o esporte universitário e criar novas oportunidades para os talentos emergentes da natação.

Hoje, são mais de 300 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Campeões da ADNP, em Mossoró e Natal, com aulas gratuitas de natação, além dos jovens do programa UernAção matriculados nas atividades do Nadar Mais.