EN

ES

Search
Close this search box.
uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) lançou nesta sexta-feira, 30 de junho, um documentário produzido durante a primeira soltura de peixe-boi-marinho no Estado do Rio Grande do Norte. O peixe-boi-marinho Gabriel foi devolvido ao seu habitat natural no dia 31 de maio, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponto do Tubarão (Macau-RN). O vídeo tem duração de 10 minutos e pode ser conferido no canal da Uernoficial no YouTube.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA para as atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás da Petrobras na região, sendo executado por meio de convênio entre a Petrobras, FUNCITERN e UERN.

Encontrado em uma situação precária em 12 de Julho de 2017, na Praia de Quixaba, no município de Aracati/CE, o peixe-boi-marinho foi resgatado por uma equipe de especialistas da Universidade, que imediatamente começou a prestar os cuidados necessários para sua recuperação. Sob os cuidados atentos de especialistas, Gabriel passou por um programa de reabilitação abrangente.

Durante o monitoramento pós-soltura de Gabriel, a equipe técnica conseguiu registrar diversos comportamentos desejáveis, desde o reconhecimento de sítios com riscos iminentes (áreas secas), consumo de itens naturais (folhas de mangue, algas e capim agulha) e até a definição pontos de hidratação, locais com abundância de olhos d’água doce.

As evidências demonstram a excelente capacidade de adaptação do animal ao ambiente natural, e que todos os esforços desenvolvidos e aplicados vêm sendo eficientes.

O PCCB/Uern alerta que caso alguém encontre algum peixe-boi-marinho marcado com um rádio transmissor, é aconselhável entrar em contato com o projeto. Não se deve tocar, fornecer água e nem alimentos ao animal. Contatos pelos telefones: (84) 9 8843-4621 (Areia Branca e região) e (84) 9 9943 0058 (Natal e região).

Clique na imagem abaixo e veja o documentário: