uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O programa BioAção, do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat) realizou uma mostra de material biológico, modelos didáticos, atividades lúdicas e experimentais para receber a população na tarde desta quinta-feira, 1º, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira.

De acordo com a professora Danielle Peretti, coordenadora do programa, as ações externas iniciaram em 2019, foram suspensos com a pandemia e retornaram em seguida. Com a iniciativa desta tarde, os discentes trabalham a importância da biodiversidade com a população.  “É importante a população conhecer e desmistificar algumas coisas. Em relação a insetos, a répteis, que as pessoas às vezes tem aversão e esquecem do papel ecológico, da importância deles e que, na verdade, nós é que, enquanto cidade, estamos invadindo o ambiente natural”, explicou.

A proposta do programa, como parte da terceira edição da Semana de Meio Ambiente (Semabio), é divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica, interativa e responsável.

“Agrega bastante nessa questão de passar o conhecimento e ensinar. Vamos pegando mais prática”, disse a aluna Helouísa Oliveira, 19 anos, do 3o período do curso de Licenciatura em Biologia, que está no projeto de extensão há cerca de um ano.

No local, alunos e alunas de escolas municipais também participaram e apresentaram projetos, como é o caso de Maria Clara Fernandes e Ruhana Bianca de Sousa, de 14 e 15 anos respectivamente. Elas apresentaram uma experiência de criação de camarão através de um filtro do Rio Apodi-Mossoró. Ambas estudam no 8º ano da Escola Municipal Vereador José Bernardo.

Ainda nesta edição da Semabio, será realizado o evento I Vem Passarinhar RN, e o BioAção irá participar, conjuntamente, com a ação de observação de aves, também no Parque Municipal. A atividade ocorrerá no dia 4 de junho, das 6h às 10h.

Pedro Lucas, 21 anos e do 7º período do curso de Licenciatura, participa da organização do I Vem Passarinhar RN. Para ele, esse tipo de iniciativa contribui para sua formação, “porque nós temos o contato entre pessoas e cientistas em formação. E a partir daí, nós explicamos de maneira didática assuntos que já fazem parte do nosso cotidiano, como, por exemplo, fisiologia humana, entomologia, zoologia geral. Então, ajuda a aproximar e vai nos ajudar no futuro para aperfeiçoarmos nossa didática”, declarou.

Na oportunidade, docentes e discentes interagiram com o público informando sobre o funcionamento do corpo humano e sobre a biodiversidade, falando sobre plantas e animais, e realizando práticas experimentais, com o intuito de esclarecer, desmistificar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidado com o meio ambiente.