uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A importância das práticas integrativas para a saúde e a necessidade de sua expansão e fortalecimento foram o foco principal do I Encontro Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, realizado na manhã desta terça-feira, no Teatro Lauro Monte, no Centro de Mossoró.

Promovido pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Uern (Nupics), o evento reuniu gestores, profissionais e estudantes de aproximadamente 25 municípios potiguares.

Durante a abertura do encontro, a enfermeira Maria da Saudade de Azevedo Moreira, coordenadora da equipe técnica da Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), frisou a relevância da divulgação e da difusão das práticas integrativas para o fortalecimento da atividade, em diferentes áreas do estado.

“Esse evento é um passo muito importante para que a gente expandir as práticas para todo o interior”, acrescentou o professor Rafael, diretor da Faculdade de Enfermagem da Uern (Faen) e membro do Nupics.

Além de exposições e mesas-redondas, o evento contou com um momento meditativo

O potencial das Pics também foi ressaltado pelo professor Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão da Uern, que apontou a necessidade do cuidado e do acolhimento sobretudo na época atual, em que as pessoas costumam desempenhar um número expressivo de atividades ao longo do dia, com poucos momentos de descanso.

A professora Isabel Amaral, coordenadora do Nupics e pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern, destacou a inserção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, em maio de 2006, e os avanços e desafios relacionados às Pics na saúde. “Estamos abordando uma política que tem 17 anos, mas as práticas são milenares”, frisou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, salientou o papel do encontro para a troca de experiências entre pessoas de áreas e de cidades diferentes, destacando também a relevância das práticas integrativas para a promoção de um atendimento mais personalizado, que leve em conta características específicas do usuário.

Ao longo da manhã, os participantes do encontro assistiram a duas mesas-redondas com os temas: “Práticas Integrativas e Complementares, suas possibilidades de implantação, implementação e acompanhamento no SUS” e “A importância das universidades como protagonista no processo formativo em Pics.

Também foram realizadas exposições sobre o cenário atual das práticas integrativas na atenção primária à saúde e um momento integrativo e meditativo, conduzido pelo professor Hasido, vice-coordenador do Nupics na Uern Caicó.

Confira todas fotos do encontro neste link.