uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou instrução normativa que regulamenta o ensino híbrido (presencial e remoto) nos Programas de Pós-graduação stricto sensu. Com isso, a internacionalização e a cooperação da Uern com outras Instituições de Ensino Superior (IESs) ganham destaque.

“Fazer o uso do ensino híbrido como estratégia fortalece a internacionalização e a parceria com outras IES de outros estados, além de possibilitar a participação de professores externos nas bancas. Isso poderá qualificar o processo de ensino e aprendizagem”, explicou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

A norma estabelece que os componentes curriculares optativos poderão adotar o desenvolvimento das atividades com a utilização de ferramentas de mediação tecnológica totalmente a distância, semipresencial ou presencial.

Prevê ainda que as atividades como fóruns de pesquisa, estudos de aprofundamento, intercâmbios docentes e discentes, debates, palestras, seminários, colóquios, bancas de qualificação e defesa dentre outras poderão adotar a perspectiva híbrida, com a utilização de ferramentas de mediação tecnológica totalmente a distância, semipresencial ou presencial para sua execução.

Além disso, as reuniões de colegiado, reuniões de comissões internas, encontro dos grupos de pesquisa e os processos seletivos poderão adotar o mecanismo da mediação tecnológica totalmente a distância, semipresencial ou presencial. Tudo isso desde que aprovado pelo colegiado de cada Curso ou Programa.

Os Programas de Pós-Graduação terão que propor atualização curricular para inserir as práticas do ensino híbrido em seu currículo de formação.

Confira Instrução Normativa-SEI Nº 1 na edição do Jouern do dia 27 de Maio de 2023.