uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo

O programa “Uern Vida Saudável – Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar” ocorreu nesta quinta-feira, 25, na Uern Mossoró, com ações que promovem a saúde, qualidade de vida e bem-estar para a comunidade acadêmica.

A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV), em parceria com o Observatório de Saúde (Observ), tem como objetivo principal cuidar da qualidade de vida dos servidores e discentes da Universidade.

Durante a manhã, das 8h às 11h, na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), foram disponibilizadas vacinas contra a Covid-19 e Influenza, além de testagens rápidas para sífilis, HIV, hepatite A e B. Essas ações também estarão disponíveis no período da noite, das 18h às 20h, nos mesmos locais.

Na sede da Ouvidoria, também no campus Uern Mossoró, foram realizadas sessões de auriculoterapia em parceria com os profissionais do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), da Faculdade de Enfermagem (Faen). As sessões acontecerão também à noite, a partir das 19h.

A ação também teve foco na saúde dos servidores e das servidoras, com aferição de pressão, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações sobre atualização vacinal nos setores da Faculdade de Serviço Social (Fasso), Faculdade de Letras e Artes (Fala), Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), Faculdade de Educação (FE), Biblioteca (SIB) e nos prédios das pró-reitorias. ⁣⁣

Segundo Bianca Valente, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o objetivo do Uern Vida Saudável é trabalhar na qualidade de vida dos servidores e discentes. “A partir de agora a gente começa a cuidar de uma forma mais específica dos servidores e alunos, esse é o jeito Uern de cuidar”, afirmou.

Para a estudante Heloísa, do segundo período de Pedagogia, o dia de testagem é muito importante para aqueles que não tem tempo sobrando. “Facilita nosso cuidado com nossa saúde e nos possibilita manter ela em dia”, disse a aluna.

O Programa Uern Vida Saudável agrega ações e projetos já desenvolvidos pela Universidade, como o Uern pela Vida, entre outras ações, de forma a ampliar cada vez mais o alcance.

O Observ é uma iniciativa da Prgep com vistas na coleta de dados e produção das informações em busca do mapeamento e monitoramento da saúde do servidor, subsidiando a ações de planejamento, articulações de estudos e pesquisas voltadas a promoção da saúde dos servidores.

Confira as fotos da ação AQUI.