uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

O professor Dr. José Sueldo Câmara Ferreira, do Departamento de Ciências Contábeis, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCC/Uern), realizará o lançamento do livro “Competitividade Empresarial” na próxima quinta-feira, 25. O evento será realizado às 18h30, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL).

O livro foi elaborado em parceria com o professor Dr. Eduardo Damião da Silva, da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR), e lançado pela Editora CRV, que publica livros científicos de estudiosos e pesquisadores. A obra é fruto da tese de doutorado do professor Sueldo Câmara, que avalia o impacto de grandes empresas internacionais no mercado local, especialmente no setor de supermercadistas da região.

Nele é abordada a entrada de poderosos players internacionais na indústria supermercadista, como o Atacadão, pertencente ao grupo francês Carrefour, o Hipermercado Bom Preço e o Maxxi Atacado, da rede americana Walmart.

“Essas empresas se inseriram no setor local de Mossoró com todo o vigor peculiar aos líderes de mercado: marca forte, vasto mix de produtos, publicidade arrojada e preços muito competitivos provenientes dos ganhos de escala, que somente os grandes conglomerados são capazes de dominar”, observa o professor.

Ele destaca que por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa ancorada na teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter e o modelo porteriano de análise da estrutura da indústria essa obra discorre sobre as estratégias adotadas pelas redes locais de supermercado no enfrentamento às marcas estrangeiras, visando não somente a permanência no mercado, mas sobretudo obter competitividade empresarial.