uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Abrem-se as cortinas para mais uma edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern). No palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na manhã desta sexta-feira, 19, foi lançada a edição 2023, deste evento que é orgulho da Uern e de todo povo potiguar.

O sonho de unir arte, cultura e educação na formação de cidadãos, idealizado em 2003 pelo então Pró-reitor de Extensão da Uern, professor Felipe Caetano (in memória), deu tão certo que hoje o Festuern é considerado o maior festival de teatro estudantil do Estado, e um dos maiores do gênero no Brasil.

E hoje, com a casa cheia de alunos de escolas da rede pública, representantes dos governos Estadual e Municipal, da comunidade acadêmica e de patrocinadores e apoiadores do Festival, foi dada a largada para a realização de mais uma edição. Para a reitora da Uern, Cicolia Maia, este é um momento mais que especial.

“É uma alegria muito grande ver o teatro lotado por estudantes. Muitos estão em um teatro pela primeira vez. E nos orgulha muito, poder oportunizar a muitos estudantes da rede básica esse contato com a arte e a cultura. O Festuern é o maior festival de teatro escolar do Estado, e há 20 anos tem estimulado o ensino através da cultura. Mais do que celebrar a longevidade do Festival, temos testemunhado o desenvolvimento artístico e pessoal de milhares de estudantes, que encontraram no teatro, a inspiração e superação para trilhar novos caminhos”, declara.

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, professora aposentada da Uern, reafirmou o apoio do Governo do Estado na realização de mais uma edição do Festival. A secretária municipal de Educação de Mossoró, Hubeônia Alencar, também professora da Uern, externou o compromisso do município no apoio às manifestações artísticas, ressaltando a importância do Festival na formação de alunos da rede básica.

A diretora executiva do grupo TCM Telecom, Stella Maris, filha do ex-reitor da Uern Milton Marques de Medeiros, externou a alegria que estar junto na realização do Festival, que contribui de forma significativa com difusão da arte e da cultura. A diretora presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Marina Melo, declarou que é uma honra estar presente no Festival. As empresas TCM e Potigás são patrocinadoras do evento.

Na programação cultural, os presentes no lançamento do Festuern 2023 prestigiaram toda a alegria e criatividade do poeta e coquista Concriz. Também teve a apresentação do Espetáculo “O Conto do Porto – à busca do terço perdido”, do Grupo de Teatro Portomanguense, de Porto do Mangue, vencedor do Festuern do ano passado.

O Festuern 2023 será realizado de 16 a 20 de outubro. As inscrições para participar do Festival começam em 26 de maio. “Podem participar grupos de escolas públicas municipal e estadual, e de Institutos Federais”, informa o Pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan.

Ao todo, serão selecionadas 25 grupos teatrais. “ “Nesta edição, contamos com apoio da Funcitern e de patrocinadores, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo. Isso possibilitará oferecer aos grupos participantes um auxílio montagem do espetáculo no valor de R$ 2 mil”, informa.

O Festuern representa o empenho da Uern junto às escolas em prol da transformação social e cultural. O evento é um importante espaço de iniciação e amadurecimento artístico, e palco privilegiado para revelação de jovens talentos do teatro na região.

As fotos do evento podem ser conferidas neste link.