uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O professor Dr. Francisco Rafael Ribeiro Soares, diretor da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern), será homenageado na Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN). O evento será realizado às 9h, na sede do Legislativo potiguar.

A sessão solene foi proposta pelo Deputado Neilton Diógenes, que é enfermeiro e egresso da Uern. A solenidade presta uma homenagem mais que justa a uma das categorias mais importantes dos setores público e privado.

No dia 12 de maio é comemorado o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas, com o objetivo de oferecer assistência e cuidado ao ser humano.

Durante a solenidade, várias personalidades e instituições serão homenageadas. O professor Rafael Soares receberá a honraria em nome da Faen da Uern. O curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Uern foi criado em 1968, por força do Decreto Municipal nº 04/68, autorizado pelo Conselho Universitário, sendo a primeira faculdade de enfermagem do Rio Grande do Norte.

“A Uern nasceu a partir de que faculdades existentes, uma delas era a FAEN (antiga ESEM). Homenagear essa história é de muito importância”, frisa o professor, destacando o protagonismo que a Faen vem desempenhando ao longo dos anos junto à comunidade.