uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu nesta quinta-feira, 4, a roda de conversa com docentes com o tema “O SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem, mediação pedagógica e tecnológica na práxis docente”. Transmitida pelo canal do Youtube Uern Oficial, a roda de conversa faz parte da Semana de Planejamento Pedagógico do semestre 2023.1.

A facilitadora foi a Profa. Dra. Ione Rodrigues Diniz Morais, Secretária Adjunta de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi apresentada pela professora Rosa Rodrigues, representante da Proeg na introdução da roda de conversa. O debate teve como mediadores os professores da Uern: Salete Gonçalves, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e Isaac Filho, diretor da Superintendência de Tecnologia e Informação.

“AUern vive um momento de transição, como eles bem colocaram, adotando e aderindo essa proposta da educação a distância, da educação mediada por tecnologias digitais utilizando o SIGAA como ambiente virtual de aprendizado. É muito significativo para mim compartilhar essas experiências e esses conhecimentos acumulados ao longo desses 20 anos”, disse a professora Ione Rodrigues.

A professora Salete Gonçalves afirmou que as considerações da professora convidada foram muito pertinentes para a reflexão sobre a prática, independente da modalidade de ensino, seja Educação a Distância (EAD), presencial, ou semipresencial, e “que as atividades a distância realmente não substituem as atividades presenciais”, diz

Além da explanação sobre o SIGAA, foi destinado um breve momento de perguntas feitas no chat ao vivo durante a roda de conversa, onde vários alunos e professores poderiam tirar suas dúvidas sobre o tema abordado.

Também foi relembrado que nesta quinta-feira, das 14h às 17h e das 19h às 20h30, ocorrerá um plantão de atendimento sobre as dúvidas do registo de plano de curso na Plataforma Íntegra para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) por meio do Google Meet. O link para o atendimento está disponível aqui.

A Semana de Planejamento Pedagógica é desenvolvida em parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e com a Ouvidoria da Uern.