uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Com o objetivo de promover uma integração entre a comunidade acadêmica, bem como marcar o início do semestre letivo 2023.1, será realizada mais uma edição do Reconecta. A iniciativa abrange uma extensa programação que envolve toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa em quatro grandes eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, a Aula Magna do início do semestre, Uern Conect@ e o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba).

A Semana de Planejamento Pedagógico será de 02 a 06 de maio, com o tema “O uso de Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior”. A proposta é envolver docentes, discentes e técnicos-administrativos na sistematização do ensino-aprendizagem do semestre 2023.1 através das discussões sobre o uso de IA e de TICs no Ensino Superior.

A abertura da Semana Pedagógica será na próxima terça-feira, 2, às 14h, com uma mesa redonda sobre as “Perspectivas ético-profissionais da inteligência artificial no Ensino Superior”. A palestrante será a professora Márjory da Costa-Abreu, do Departamento de Computação da Sheffield Hallam University (Reino Unido), e a mediação é dos professores Ma. Fernanda Abreu e Dr. Sebastião Emídio Alves Filho. O evento ocorre de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.

No dia seguinte, dia 3 de maio, a partir das 9h, terá uma palestra sobre “Inclusão da pessoa com deficiência: compartilhamento de experiências com Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino superior”, ministrada por Sidney Soares Trindade (UFRN) e Claudion Silva de Melo (DAIN/UERN). A programação também será transmitida pelo Canal do YouTube Uern Oficial.

Já no dia 4 de maio, haverá uma Roda de conversa com docentes sobre “O SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem: mediação pedagógica e tecnológica na práxis docente”. A facilitadora é a Profª. Drª. Ione Rodrigues Diniz Morais, Secretária Adjunta de Educação a Distância da UFRN; e a mediação é dos professores Dra. Salete Gonçalves e Dr. Isaac Oliveira. O evento será das 9h às 11h, também pelo canal da Uern no YouTube.

Entre os dias 02 a 06 de maio também será realizada uma programação específica, que ficará a critério dos Departamentos e Unidades acadêmicas.

No dia 9 de maio, será realizada a aula magna, que marca o início das aulas do semestre 2023.1. A programação será às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial, e terá a temática “Inteligência artificial e as tecnologias educacionais no ensino superior, seus desafios e possibilidades”.

Ainda dentro do Reconecta, no dia 10 de maio, será realizado o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). O evento, que visa promover uma acolhida ao discentes novatos e veteranos do semestre 2023.1, será realizado simultaneamente, nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, nos turnos matutino e noturno.

Já no dia 11 de maio, ocorrerá mais uma edição do Uern Conect@, que tem o objetivo de qualificar os estudantes para criar, organizar e desenvolver suas atividades acadêmicas no âmbito da Uern, com foco na dinamização da interação entre docentes e discente na relação ensino-aprendizagem.