uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), e a Associação Desportiva de Natação Pajuçara (ADNP), vem transformando a vida de crianças e adolescentes, em Natal e Mossoró, por meio da natação. A equipe fruto desta parceria, por exemplo, foi considerada a de melhores resultados do Estado, em todas as categorias da Natação, no ano passado, com atletas destaques em competições nacionais. Agora, a parceria será ampliada por meio de um projeto social – contemplado no programa RN+ Esporte e Lazer – que vai envolver 360 estudantes de escolas públicas em aulas gratuitas de natação, em Natal e Mossoró.

O prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (28). As aulas terão início em 2 de maio. Em Mossoró, os interessados devem procurar o Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA), na Faculdade de Educação Física da Uern, das 8h às 11h e das 15h às 18h. Em Natal, os interessados devem procurar o Colégio Expansivo, das 8h às 11h, e o Caic Lagoa Nova, das 16h às 18h30. Mais informações pelo instagram @ladauern ou @adnp_natacao_pajucara

O projeto “Campeões da ADNP” busca promover a interação social de criancas e adolescentes, promovendo ações de cidadania, saúde e lazer por meio da prática da natação. As atividades são destinadas aos estudantes de escolas públicas, do Ensino Fundamental I e II. Em Natal, serão atendidos 180 estudantes, sendo 90 na piscina do Colégio Expansivo e 90 na piscina do Caic Lagoa Nova. Em Mossoró, será atendida a mesma quantidade, sendo 120 na piscina do Campus Central da Uern e 60 na piscina do Campus Central da Ufersa.

“Esse é um projeto que coroa o trabalho que a ADNP tem prestado a crianças e adolescentes da Zona Norte de Natal. Com o apoio da 3R Petroleum e do Governo do Estado, por meio do programa RN+ Esporte e Lazer, e da Uern e Ufersa, vamos conseguir levar estas ações a mais pessoas ainda, provocando um importante impacto social”, comenta o professor João Carlos, presidente da ADNP.

Em Mossoró, o principal parceiro do projeto é o Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA), da Faculdade de Educação Física, da UERN, através do programa de extensão Pra Nadar. “Desde o ano passado iniciamos esta parceria com a ADNP onde já estávamos com a Ufersa, através da extensão universitária. Construimos juntos este projeto visando alcançar mais jovens pela prática da natação. Estamos muito felizes”, destacou o professor Adalberto Veronese, coordenador do LADA/UERN.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN) é uma das apoiadoras do projeto. “São resultados muito positivos do trabalho que a Uern tem intensificado junto às comunidades por meio de parcerias com o terceiro setor. O programa Pra Nadar, da Uern, vem atuando de forma firme com a ADNP e, agora, conseguirá ampliar muito os resultados com o patrocínio importante do programa RN+ Esporte e Lazer”, explicou o professor Esdras Marchezan, pró-reitor de extensão.

Hoje, mais de 100 pessoas já são atendidas, na piscina da Uern, por meio das ações do programa Pra Nadar do LADA/UERN.