uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Dentro da campanha Abril Verde, nesta quarta-feira, 12, foi realizada de forma online a capacitação sobre “Ações de Vigilância e prevenção de agravos e acidentes: protocolos, fluxogramas, linhas de cuidado e instrumentos que favorecem a integralidade das ações em Saúde do Trabalhador”.

Voltada para representantes da Comissão Institucional em Saúde e Segurança do Trabalho e ouvidoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a capacitação foi aberta ao público em geral. A atividade teve como convidada Kalianne Nogueira, Enfermeira do Trabalho do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Mossoró (CEREST).

A professora Kelianny Pinheiro Bezerra fez a introdução. “Nós afiarmos essa corresponsabilidade em manter o ambiente de trabalho saudável e seguro”, disse.

A reitora Cicília Maia mencionou que “o Abril Verde é uma campanha de cuidados dos nossos servidores. Eu sempre gosto de dizer que o que de mais precioso nós temos são as pessoas”. Lembrou ainda que, desde 2019, a Uern conta com uma política de segurança e saúde do trabalho e que todas essas informações alimentam o Observatório da saúde do servidor da Uern (Observ).

A engenheira de Segurança do Trabalho da Universidade, Sara Barroso, esteve como mediadora e apresentou a convidada.

Kaliane Nogueira parabenizou a iniciativa. “Isso é um diferencial, nem todos os servidores públicos usufruem de um serviço assim. Além disso, a Universidade é modelo para a sociedade, então isso é um ganho”.

O objetivo do evento foi promover discussões sobre ações de vigilância, prevenção de agravos e acidentes por protocolos e instrumentos que favorecem a integralidade das ações em Saúde do Trabalhador, com a proposta de formalizar mecanismos de atuação efetivos na prevenção de acidentes de trabalho.

A Campanha Abril Verde é voltada para docentes, técnicos-administrativos e terceirizados da universidade. A ideia é orientar toda a comunidade acadêmica sobre a importância de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.