EN

ES

Search
Close this search box.

Corpo Docente

Anny Angélica de Assis Maia de Lima: Mestra em Ensino pelo PPGE/UERN (2022). Especialista em Letras Português e Literatura pela FAVENI (2021). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD pela Faculdade Futura (2022). Graduada em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019) . Graduada em Pedagogia pela UNIDERP (2021). Graduanda em Direito (2022).
Cristiane de Fátima Costa Freire: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1998), pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e clínica pelo Instituto Superior de Educação Vale do Salgado (2004) e em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (2015), mestra em ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE/CAMEAM/UERN (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo de Ensino e Aprendizagem – GEPPE, na linha de pesquisa: Educação, ética e formação em espaços escolares e não escolares. É professora da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes – Pau dos Ferros/RN, e foi professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN/CAMEAM , foi coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Evolução, atuou como pedagoga da APAE de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino e coordenação da Educação Básica e no ensino superior. (Texto informado pelo autor)
Débora Maria do Nascimento: Doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1986). Atuação profissional: professora do Departamento de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF); integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) desde 2021; integrante do corpo de docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) de 2014 a 2021, unidade de Pau dos Ferros/UERN; docente efetiva de 2017 a 2019 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com experiência em Formação inicial e continuada e na pesquisa na área da Educação, investigo principalmente os seguintes temas: saberes e formação docente, prática pedagógica, currículo, ensino-aprendizagem, alfabetização, educação e diversidade, relações étnico-raciais. (Texto informado pelo autor)
Diana Maria Leite Lopes Saldanha: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998). É especialista em Formação do Educador (2001) e em Literatura Infanto-Juvenil (2008) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestrado em Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação, Linguagem e Movimento. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação no PPGEd/UFRN. Professora do Departamento de Educação do Campus de Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado acadêmico. Atua na área de Formação Docente, Leitura, Ensino de literatura, Formação do Leitor e Mediadores de leitura, Literatura Infantil, Didática, Práticas Pedagógicas. (Texto informado pelo autor)
Disneylândia Maria Ribeiro: É Professora do Departamento de Educação (CAPF/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAPF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco; Especialista em Educação, na área de Formação do Educador pelo CAPF/UERN (2007), Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN. Atuou como professora da Educação Básica no período de 2006 a 2010, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia pelo PARFOR/CAPF/UERN. Orientadora acadêmica do Curso de Pedagogia. É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro-colaboradora do “Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão:Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores”. Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica ? AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)
Francicleide Cesário de Oliveira: Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Doutora em Letras pelo Programa Pós-Graduação em Letras/PPGL da UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN (2013); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador (2007) e Graduada em Pedagogia (2003) pelo Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF/UERN. Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN, principalmente na Educação Infantil, no período de 2001 a 2012. Pesquisadora Institucional e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem/GEPPE/UERN. Membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF; Membro da Diretoria e associada da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP; Membro da Diretoria e associada a Sociedade Filarmônica Pauferrense/SFP. Áreas de interesse de pesquisas: Alfabetização de crianças, Letramento e alfabetização, Saberes e práticas docentes, planejamento das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, Formação de Professores, Memória, Identidade. (Texto informado pelo autor).
Francisca Leidiana de Souza: Doutoranda em Educação Profissional (IFRN). Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN) 2018. Especialista em Educação e Contemporaneidade – IFRN (2015). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2013). Técnica em Meio Ambiente – SENAC (2016). Experiência como docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; na Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ/UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Mossoró e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte – IFRN. (Texto informado pelo autor)
Iandra Fernandes Caldas: Doutora em Letras pelo PPGL/CAPF/UERN – 2021, Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação – POSEDUC/UERN (2013), Especialização em Psicopedagogia pela FVJ/CE (2004), Pós Graduação em Literatura e Estudos Culturais CAPF/UERN (2009), Graduada em PEDAGOGIA pelo CAPF/UERN (2001), Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pelo CAPF/UERN (2010). ATUAÇÂO PROFISSIONAL: Professora da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF, Departamento de Educação – DE com Dedicação Exclusiva. Professora da Pós-Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE/CAPF/UERN (2023 – Atual). Têm experiência na Educação Básica, no Ensino Superior e na Administração Institucional: Chefe do Departamento de Educação CAPF/UERN 2022-Atual e vice-chefe (2012-2014). Coordenadora do Curso de Pedagogia PARFOR/CAPF/UERN (2014-2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) e pesquisa Formação, Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente. Ensino. Memória. Historia Oral e Literatura. Integra o corpo diretivo da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed). É membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia ( AINPGP). (Texto informado pelo autor)
Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira: Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, Especialista em Educação, com área de concentração em Formação do Educador. Vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação ? NEEd. Vice coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos ? NUEDH. Membro do Projeto de Ensino BRINQUEDOTECA do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação – DE/CAMEAM, Programa de Consolidação das Licenciaturas ?PRODOCÊNCIA/UERN: uma proposta de articulação Universidade-campo de estágio nos cursos de Licenciatura. Membro do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação de Pau dos Ferros,RN. Exerceu a gestão da Educação Pública Municipal de Pau dos Ferros no período de 2015-2016. Atualmente é professora – assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua como orientadora acadêmica do Curso de Pedagogia, CAMEAM/UERN. As experiências e estudos em Educação têm ênfase nos seguintes temas: Educação e diversidade; Políticas Públicas e Gestão da Educação; Formação do Educador; Educação em Direitos Humanos. Atualmente, encontra-se matriculada , na condição de aluna especial (adiantamento de créditos disciplinares )no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), (Texto informado pelo autor)
Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra: Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais pela mesma Universidade. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Água Nova-RN de 1993 à 2013. Coordenadora do PIBID (Programa Institucional de iniciação à docência) do curso de Pedagogia-CAPF-UERN de 2014 a 2016 e de 2020 aos dias atuais. Coordenadora geral do Programa de extensão BALE e do projeto BALE ponto de leitura; Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Coordena o NDE do Curso de Pedagogia. Atua principalmente nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura, criatividade e prática pedagógica. (Texto informado pelo autor)
Letícia Bezerra França: Graduada em Pedagogia pela UERN (2018), com especialização em Políticas e Práticas da Educação Escolar pela UERN (2020). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAPF/UERN). Membro do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem (GEPPE), atuando na linha de pesquisa de Didática, teorias e práticas do ensino e aprendizagem. Atualmente é professora contratada do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professora contratada na rede municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN. Voluntária e mediadora de leitura na Associação Comunitária Voluntários da Leitura em Água Nova/RN. Tece trabalhos na área da Educação, dedicando-se principalmente a discutir sobre: Avaliação da aprendizagem, alfabetização e registros da aprendizagem discente. (Texto informado pelo autor)
Lívia Sonalle do Nascimento Silva: Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Especialista em Lingüística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e graduada em Pedagogia. Atualmente é professora no Departamento de Educação, Campus Avançado de Pau dos Ferros -CAPF/UERN. Está vinculada ao Grupo de Estudos em Educação-NEEd. Coordena a Brinquedoteca do CAPF/UERN.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Estágio Supervisionado,Formação de professores e Educação de Jovens e Adultos. (Texto informado pelo autor)
Maria da Paz Cavalcante: Doutorado (2014) e Mestrado (2010) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal (2012). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica (1997) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduação em Pedagogia nessa universidade (1991). Trabalha como professora ADJ4 no Departamento de Educação/UERN. Professora aposentada na Educação Básica, tendo atuado nos ensinos Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente e ensino-aprendizagem da História. Investiga principalmente os seguintes temas: atividade docente, teoria da atividade, consciência histórica e o processo de ensino e de aprendizagem de História. (Texto informado pelo autor)
Maria Eridan da Silva Santos:  Professora aposentada pelo Estado do Rio grande do Norte na Educação Básica: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), especialização em educação na área de formação de professor pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte, especialista em linguagens e educação na área de educação de Jovens e Adultos pela UNP e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). doutora em Letras pelo PPGL/ DINTER/ UERN/IFPE, oficineira, palestrante na área das humanas e educação, artista plástica: com telas vendidas em vários estados brasileiros, amante da poesia e cordelista, humorista, escritora com quatro livros lançados: Poesia: Ideia, expressão e conhecimento (2007), Brincadeiras de infância: Como esquecer (2014) e Dissertação Poética: só pra contrariar (2016). Quantas perguntas? Mil e uma. Quantas respostas? Não sei! ( 2019).Artigos científicos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, também publicados em livros impressos e em ebook. Professora efetiva da UERN/CAPF, com dedicação exclusiva, ministrando disciplinas tanto de fundamentos quanto de práticas e ensino, pesquisadora e membro do GEPPE, coordenadora das ações do programa BALE/UERN. (Texto informado pelo autor)
Maria Euzimar Berenice Rêgo Silva: Sou graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995) e tenho mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente, sou professora adjunta 4 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e estou interessada na discussão dos seguintes temas: autoconhecimento, espiritualidade e formação humana, desenvolvimento humano e terapias integrativas, educação e Psicologia, educação e Ciências Sociais, movimentos sociais, memória, autobiografia, educação do campo, relações de trabalho, relações de gênero, relações étnicas e raciais, formação docente, sexualidade e educação, afetividade, violência, políticas públicas, direitos humanos e infância. (Texto informado pelo autor)
Maria Roberta de Alencar Oliveira: Pedagoga, Doutora em Educação e Mestra em Educação, na área de Políticas Educacionais (UFPB); especialista em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica.Desenvolve pesquisas na área de Projetos e Políticas Públicas de Educação com ênfase em Socioeducação e Adolescências, Educação do Campo e Educação Infantil do Campo. Professora Adjunta II, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Campus Avançado de Pau dos Ferros (PPGE/CAPF/UERN). Coordenadora do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos (NUEDH/DECAPF/UERN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação- NEEd/CAPF/UERN. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos da Criança – NUPEC/CE/UFPB e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança – GRUPEC/CE/UFPB. Membro do projeto de Extensão MobilizAÇAO – CAPF/UERN. Vice-coordenadora do Núcleo Docente Estruturante – CAPF/UERN e Membro da Comissão Permanente de Ensino -CPE.CAPF/UERN. (Texto informado pelo autor)
Sheyla Maria Fontenele Macedo: Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998).  (Texto informado pelo autor)
Simone Cabral Marinho dos Santos: É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão da UERN (2007). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Foi líder do grupo de pesquisa NEEd no período de 2013 a 2021. É Membro do NEEd, do GEPPE e Núcleo de Extensão NUEDH. Atualmente é Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER – https://rede-ter.org/) e Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS – Endereço https://rieas.com.br/membros/). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos e sucesso escolar. (Texto informado pelo autor)
Thayse Mychelle de Aquino Freitas: Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), linha de pesquisa Educação, Estudos Sóciohistóricos e Filosóficos, bolsista CAPES. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia pela UERN. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do grupo de pesquisa Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG). Seus interesses de pesquisa incluem: políticas e gestão da educação básica, Conselhos Escolares, racionalidade e teoria da ação comunicativa em Jürgen Habermas. (Texto informado pelo autor)