Estágio Supervisionado Obrigatório
O Estágio Supervisionado, nesta proposta formativa, é compreendido enquanto atividade teórica instrumentalizadora da práxis, não se limita a aplicação de técnicas aprendidas, de conhecimentos adquiridos na formação acadêmica. O fundamental é aprender e mobilizar os diversos saberes, sobretudo, os próprios da Ciência da Educação, para assim, enfrentar os desafios, pesquisar, ensinar e aprender, constituindo-se assim num processo de mobilização e investigação na ação. Uma atividade teórico-prática em interação com os demais componentes do curso, portanto, desenvolvida em sintonia com a totalidade das ações do currículo.
O objetivo é contribuir para a formação de um profissional reflexivo, pesquisador, comprometido com o pensar/agir diante das problemáticas educacionais evidenciadas nos espaços escolares e não escolares, como lócus da ação profissional do futuro licenciado. O Estágio configura-se assim, como um espaço de produção do conhecimento que favorece a pesquisa e a extensão através da troca de experiências entre os envolvidos no processo e do aprimoramento progressivo do conhecimento sistematizado, a partir da confluência das diversas atividades curriculares, não se limitando, à transferência linear da teoria para a prática.
O Estágio Supervisionado na perspectiva de contemplar a formação do pedagogo capaz de atender as demandas de uma realidade que se renova e se diferencia a cada dia, se apresenta, no decorrer do curso, assim distribuído:
Estágio Supervisionado I
Este estágio desenvolvido no 5º período com a carga horária de 165 (cento e sessenta e cinco) horas, 11 créditos, direcionado à Educação Infantil, com possibilidade de inclusão de atividades que envolvam a Gestão dos Processos Educativos, contempla momentos alternados de orientações teórico-metodológicas, observação no campo de estágio, planejamento das atividades e regência supervisionada. Envolve ainda o estudo, a análise, a problematização, a reflexão e a elaboração de proposição de soluções às situações de ensinar, aprender, elaborar, executar e avaliar projetos de ensino, não apenas na sala de aula, mas também na escola e na sua relação com a comunidade.
Estágio Supervisionado II
Este estágio desenvolvido no 6º período com a carga horária de 165 (cento e sessenta e cinco) horas, 11 créditos; direcionado ao Ensino Fundamental, com possibilidades de atuar na Educação de Jovens e Adultos e nas atividades que envolvem a Gestão dos Processos Educativos, contempla momentos alternados de orientações teórico-metodológicas, observação no campo de estágio, planejamento das atividades e regência supervisionada. Consiste ainda no desenvolvimento de práticas pedagógicas – execução de projetos – que propiciem situações e experiências práticas que aprimorem sua formação e atuação profissional, preferencialmente vinculado à sala de aula.
Estágio Supervisionado III
Este estágio desenvolvido no 7º período com a carga horária de 150 (cento e cinquenta) horas, (10 créditos); direcionado ao Espaço não escolar e a possibilidade de inclusão de atividades que envolvam a Gestão dos Processos Educativos, contempla momentos alternados de orientações teórico-metodológicas, observação no campo de estágio, planejamento das atividades e regência supervisionada. Consiste na vivência e construção de uma visão mais ampla de atuação na escola, na organização do ensino, na comunidade e na sociedade, tendo a flexibilidade para dar continuidade – aprofundando e ou ressignificando sua compreensão teórico-prática – no espaço escolar, ou conhecer/pesquisar outros espaços que demandem o trabalho pedagógico.
O Curso possui um (a) Coordenador (a) de Estágio cuja competência está em mobilizar discussões, estudos, atividades, avaliações, com os professores da Disciplina de Estágio Supervisionado, bem como (quando se fizer necessário) com os demais professores, de modo a acompanhar a evolução dos trabalhos.
O acompanhamento do aluno no campo de estágio pelo docente deste Curso, dar-se-á numa frequência mínima de 02 (duas) vezes (por Estagiário).
O processo avaliativo do aluno será realizado conjuntamente entre o professor do Estágio Supervisionado e o profissional atuante no campo de estágio que recebeu, acompanhou e orientou o pedagogo. A avaliação poderá ser concretizada através dos seguintes instrumentos acadêmicos: planos ou projetos de trabalho, atuação profissional, relatório, memorial, artigo, portfólio, dentre outros.
Em conformidade com os objetivos, o perfil e o campo de atuação dos formandos, o Estágio Supervisionado ocorrerá em espaços escolares e não escolares, a saber:
Espaços Escolares
Face o diagnóstico da análise de necessidades do Curso, bem como as inovações formativas requeridas pela legislação oficial e contempladas neste projeto, o Estágio Supervisionado nos espaços escolares impõe novas estratégias didáticas, organizacionais e interativas com as escolas, uma vez que o atual contexto educativo formal se revela insuficiente e inadequado ao perfil do profissional que se deseja formar.
A atuação do pedagogo nas escolas dar-se-á: nos Ensinos da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com possibilidades de atuar na Educação de Jovens e Adultos e nas atividades que envolvem a Gestão dos Processos Educativos.
Espaços Não Escolares
As possibilidades atuais de atuação profissional para o pedagogo em espaços educativos não escolares são bastante diversificadas. Atuar pedagogicamente na contemporaneidade não se restringe mais ao espaço da escola ou da sala de aula, mas “[…] engloba serviços profissionais encarregados de facilitar e apoiar, por diferentes meios, a aquisição de um conhecimento educacional” (MONEREO; POZO; 2007, p.14), através de práticas e atividades direcionadas a promover processos de ensino-aprendizagem e de gestão dos processos educativos. Por exemplo, implementar a ascensão do nível de escolaridade dos funcionários desses espaços.
A proposta do Estágio Supervisionado em espaços não escolares para os alunos do Curso de Pedagogia da UERN remete inicialmente ao estudo diagnóstico relativo às demandas presentes no mercado de trabalho local, com o propósito de estabelecermos uma proposta de atuação profissional, condizente com a realidade. Para isto, serão desenvolvidas ações como:
– Mapear as instituições não escolares existentes no Município de Pau dos Ferros que adotam em seu quadro funcional o profissional da Pedagogia, bem como aquelas com possibilidades de atuação pedagógica;
– Identificar e caracterizar as competências profissionais requeridas aos pedagogos por cada instituição;
– Mapear ações e projetos existentes na UERN que requeiram potencializar a gestão, o ensino e a aprendizagem;
– Estabelecer possibilidades e prioridades neste Curso para a prática do futuro pedagogo, em função dos mapeamentos realizados.
(Fonte: PPC de Pedagogia – 2019)