- Código:
FPE2002
- Modalidade:
Licenciatura
- Carga Horária Total:
3740 horas
- Tempo do Curso:
entre 4 e 6 anos (Máximo)
- Correio Eletrônico:
de_pferros@uern.br
- Objetivo do Curso:
Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem em trabalho de natureza pedagógica.
- Perfil do Formando:
Profissional habilitado para tratar das demandas de atuação docente, dos desafios postos pela prática educativa em diferentes contextos e espaços (escolares e não escolares) e da gestão educacional.
- Campo de atuação:
-
- Escolas públicas e privadas de Educação infantil, Fundamental Anos Iniciais e Superior.
- Institutos de pesquisas.
- Instituições públicas e privadas.
- Espaços não escolares: Pedagogia Hospitalar, no Trânsito etc.
- Organizações não governamentais.
- Secretarias de educação, dentre outros espaços em que se faça necessária a atuação de um expertise, cientista em educação.
- Atribuições do profissional formado:
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, licenciatura, em seu Art. 5o, o egresso do Curso de Pedagogia da UERN, deverá estar apto a:
-
- Atuar com ética e compromisso, visando à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
- Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
- Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambientais/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
- Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
- Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.