Letras (Língua portuguesa e suas respectivas Literaturas/ Língua Portuguesa) – Campus Avançado de Pau dos Ferros

• Código:

Matriz 2015.2 (LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS): FLP2002

Matriz 2021.2 (LÍNGUA PORTUGUESA): FLP2001

• Modalidade:

• Carga Horária Total:

Matriz 2015.2 (LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS): 3560 h

Matriz 2021.2 (LÍNGUA PORTUGUESA): 3570 H

• Tempo do Curso:

entre 4 e 7 anos (Máximo)

• Correio Eletrônico:

dlv_pferros@uern.br

• Objetivo do Curso:

Formar profissionais na área de linguagem, através de discussões teóricas e vivências práticas em atividades de ensino e pesquisa, proporcionando ao graduando oportunidades para refletir, compreender, criticar e aplicar diferentes teorias e abordagens de ensino, de modo que possa atuar conscientemente na construção de conhecimentos sobre língua portuguesa e literaturas respectivas, com vistas a uma pedagogia culturalmente sensível.

• Perfil do Formando:

Devido à diversidade de atuação social e profissional do graduando em Letras – Língua Portuguesa, numa sociedade complexa, este deverá demonstrar capacidade de articular a expressão linguística e literária, nos diversos contextos significativos de uso da linguagem. Dessa forma, o graduando deverá não apenas saber fazer uso da linguagem oral e escrita, como também ser capaz de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando outras pessoas para a mesma proficiência linguística.

• Campo de atuação:

O graduando em Letras – Língua Portuguesa deverá ser identificado por um leque de habilidades e competências que o tornem preparado academicamente como estudioso de língua materna. São elas:

1. Compreensão da realidade educacional em que a escola está inserida a ponto de perceber os problemas nela existentes e intervir decisivamente sobre eles, operando assim as transformações educacionais necessárias;

2. Compreensão da linguagem como fator de interação social através do qual o sujeito instaura o outro no processo dialógico que a constitui;

3. Capacidade de perceber o ensino como a principal forma de desenvolver a competência comunicativa dos sujeitos de língua, tornando-os capazes de utilizar e adequar os recursos linguísticos às diferentes situações comunicativas;

4. Formação profissional sólida (interdisciplinar e multidisciplinar) com base na ética social e educacional comprometida com os fatos sociais;

5. Domínio do uso da língua, objeto de suas investigações e reflexões, como instrumento de construção dos diversos saberes e manifestações linguísticas e literárias.

• Atribuições do profissional formado:

O mundo globalizado tem exigido, cada vez mais, a atuação de instâncias privadas, o que suscita como decorrência o estreitamento da esfera pública e o delineamento de uma nova ética em que a valorização do humano perde lugar para o atendimento aos interesses do mundo econômicos.

Essas rápidas, profundas e constantes mudanças de comportamento e de atividades da sociedade globalizada impõem à Universidade a convivência, até certo ponto conflituosa, com os seus múltiplos papéis: participar do desenvolvimento tecnológico e orientar parte significativa de sua produção do saber em função de interesses sociais mais amplos, ou seja, cabe à Universidade a busca do equilíbrio entre vocação técnica-científica e vocação humanística. Tal atividade contribuirá para a formação acadêmica capaz de articular competência científica e técnica, inserção política e postura ética, buscando, nessa formação profissional, o compromisso com a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade do profissional para não só adaptar-se às mudanças, mas, principalmente, intervir conscientemente e responsavelmente no processo de construção dessas mudanças.

O curso de Língua Portuguesa visa à implementação de uma proposta pedagógica que atenda ao desenvolvimento de competências e de habilidades específicas da formação dos licenciandos. Tais competências e habilidades são corroboradas pelo Art. 9º do RCG 05/2010 – CONSEPE que delimita os princípios formativos dos cursos de graduação como a interdisciplinaridade, a articulação teoria e prática, a flexibilização, a contextualização, a democratização, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como outras formas de organização do conhecimento.

Em outras palavras, os princípios formativos visam ao desenvolvimento da formação específica, definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), tais como: o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. Essas competências são enfatizadas para formação do professor de Língua Portuguesa, de modo a qualificá-lo para atuar de forma coerente dentro dos novos paradigmas educacionais.