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Letras (Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas/ Língua Inglesa) – Campus Avançado de Pau dos Ferros

  • Código: 

Matriz 2015.1 (LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS) : FLI2003

Matriz 2021.1 (LÍNGUA INGLESA) : FLI2001

  • Modalidade:

Licenciatura

  • Carga Horária Total: 

Matriz 2015.1 (LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS) : 3650 h

Matriz 2021.1 (LÍNGUA INGLESA) : 3545 h

  • Tempo do Curso: 

entre 4 e 7 anos (Máximo)

  • Correio Eletrônico:

dle_pferros@uern.br

  • Objetivo do Curso:

       Os objetivos, geral e específicos, do curso são:

GERAL:
Formar profissionais na área de linguagem, através de discussões teóricas e vivências práticas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando ao graduando oportunidades para refletir, compreender, criticar e aplicar diferentes teorias e abordagens de ensino, de modo que possa atuar conscientemente na construção de conhecimentos sobre língua inglesa e suas literaturas, com vistas a uma pedagogia culturalmente sensível, crítica e humanizadora.

ESPECÍFICOS:

    1. Construir consciência linguística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira, de modo a desenvolver a capacidade de analisar criticamente os diferentes discursos, incluindo o próprio, identificando e representando juízos de valor sócio ideológicos e histórico-culturais associados às linguagens e às línguas.
    2. Desencadear processos de produção de conhecimento acerca do ensinar-aprender línguas e literaturas, utilizando diferentes referenciais teóricos necessários à investigação de diversas questões de uso da linguagem.
    3. Formar professores para o ensino de Língua Inglesa e suas literaturas, na Educação Básica, especialmente nos níveis de Ensino Fundamental e Médio;
    4. Assegurar ao graduando do curso de Letras – Língua Inglesa a integração entre teoria e prática, através dos componentes curriculares;
    5. Proporcionar uma visão ampla do conhecimento linguístico, de modo que o futuro professor possa especializar-se posteriormente em áreas afins, seja na pesquisa em Educação ou Educação Linguística, seja na pesquisa em Língua Inglesa e suas literaturas.
    6. Possibilitar ao graduando do curso de Letras – Língua Inglesa a construção e ampliação do conhecimento através da iniciação científica.
    7. Desenvolver valores estéticos, políticos e éticos nos futuros profissionais, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis, contribuindo para a consolidação de uma educação independente.

 

  • Perfil do Formando:
    1. Capacidade de interagir em diferentes situações de uso da linguagem, bem como refletir criticamente sobre a linguagem como um fenômeno social, histórico, cultural e político;
    2. Domínio do uso da língua objeto e respectivas literaturas, em diferentes manifestações linguísticas, para atuar como professor, investigador, crítico literário, intérprete, produtor e consultor, fornecendo, assim, o processo contínuo de construção do conhecimento da área e a utilização de novas tecnologias;
    3. Domínio crítico de um repertório representativo das literaturas de língua inglesa;
    4. Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem, nas suas manifestações orais e escritas;
    5. Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da língua objeto de sua graduação;
    6. Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e pragmático-discursivos da língua.

 

  • Atribuições do profissional formado: 

      O licenciando do curso de Letras – Língua Inglesa deverá se constituir como profissional de múltiplas competências e habilidades adquiridas ao longo do curso, listadas, de forma mais específica, a seguir:

    1. dominar o uso da língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
    2. refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
    3. desenvolver a visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
    4. preparar o profissional, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
    5. ter a percepção de diferentes contextos interculturais;
    6. utilizar os recursos da informática;
    7. dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
    8. dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
    9. atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins;
    10. X- ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras;
    11. estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

         Nesse sentido, o curso de Letras – Língua Inglesa objetiva formar profissionais que dominem a língua estudada e suas literaturas para atuar além de como professor, como pesquisador, como crítico literário, como tradutor, como intérprete, como revisor de texto, dentre outras variadas funções.

 

  • Campo de atuação: 
    1. Instituições de ensino fundamental médio e superior;
    2. Órgãos de difusão e revisão lingüística;
    3. Consultoria e revisão lingüística;
    4. Editoras e empresas jornalísticas e de publicidade.
    5. Representações diplomáticas.
    6. Centros de Pesquisa.