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Letras (Língua espanhola e suas respectivas Literaturas/ Língua Espanhola) – Campus Avançado de Pau dos Ferros

  • Código: 

Matriz 2015.2 (LÍNGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS):  FLE2002

Matriz 2021.1 (LÍNGUA ESPANHOLA):  FLE2000

  • Modalidade:

Licenciatura

  • Carga Horária Total: 

Matriz 2015.2:  3680 h

Matriz 2021.1:  3545 h

  • Tempo do Curso: 

entre 4 e 7 anos (Máximo)

  • Correio Eletrônico:

dle_pferros@uern.br

  • Objetivo do Curso:

    Os objetivos, geral e específicos, do curso são:

GERAL:
Formar profissionais na área de linguagem, através de discussões teóricas e vivências práticas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando ao graduando oportunidades para refletir, compreender, criticar e aplicar diferentes teorias e abordagens de ensino, de modo que possa atuar conscientemente na construção de conhecimentos sobre língua espanhola e respectivas literaturas, com vistas a uma pedagogia culturalmente sensível, crítica e humanizadora;

ESPECÍFICOS:

    1. Construir consciência linguística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira, de modo a desenvolver a capacidade de analisar criticamente os diferentes discursos, incluindo o próprio, identificando e representando juízos de valor sócio- ideológicos e histórico-culturais associados às linguagens e às línguas.
    2. Desencadear processos de produção de conhecimento acerca do ensinar-aprender línguas e literaturas, utilizando diferentes referenciais teóricos necessários à investigação de diversas questões de uso da linguagem.
    3. Formar professores para o ensino de Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, na educação básica, especialmente nos níveis de ensino fundamental e médio.
    4. Assegurar ao graduando do curso de Letras – Língua Espanhola a integração entre teoria e prática, através dos componentes curriculares.
    5. Proporcionar uma visão ampla do conhecimento linguístico, de modo que o futuro professor possa especializar-se, posteriormente, em áreas afins, seja na pesquisa em Educação ou Educação Linguística, na pesquisa em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas.
    6. Possibilitar ao graduando do curso de Letras – Língua Espanhola a construção e ampliação do conhecimento através da iniciação científica.
    7. Desenvolver valores estéticos, políticos e éticos nos futuros profissionais, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis, contribuindo para a consolidação de uma educação independente.

 

  • Perfil do Formando:

     Devido à diversidade de atuação social e profissional, o graduado no curso de Letras – Língua Espanhola, numa sociedade complexa, deverá demonstrar capacidade de articular a expressão linguística, cultural e literária, nos diversos contextos significativos de uso da linguagem. Dessa forma, o graduado deverá não apenas saber fazer uso da linguagem oral e escrita, como também ser capaz de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando outras pessoas para a mesma proficiência linguística.

     Desse modo, o PPC do curso de licenciatura em Letras – Língua Espanhola possibilitará ao

      graduado:

    1. Capacidade de interagir em diferentes situações de uso da linguagem, bem como refletir criticamente sobre a linguagem como um fenômeno social, histórico, cultural e político.
    2. Domínio do uso da língua objeto e respectivas literaturas, em diferentes manifestações linguísticas, para atuar como professor, investigador, crítico literário, intérprete, produtor e consultor, fornecendo, assim, o processo contínuo de construção do conhecimento da área e a utilização de novas tecnologias.
    3. Domínio crítico de um repertório representativo das literaturas hispano-americana e espanhola.
    4. Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem, nas suas manifestações orais e escritas.
    5. Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da língua objeto de sua graduação.
    6. Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e pragmáticos da língua.

 

  • Atribuições do profissional formado: 

       O licenciado do curso em questão deverá se constituir como profissional de múltiplas competências e habilidades adquiridas ao longo do curso, listadas, de forma mais específica, a seguir:

    1. Atuar de modo autônomo, criativo e flexível no ensino de língua e de literatura, entendendo-o não como mera transmissão, mas como construção do conhecimento em conjunto com os alunos.
    2. Descrever e analisar, diacrônica e sincronicamente, o uso da língua em termos de sua estrutura e funcionamento, no que diz respeito às características fonético-fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas, semânticas, textuais e pragmáticas de suas múltiplas variedades.
    3. Ler criticamente obras de gêneros literários diversos, clássicas e contemporâneas, canônicas e não-canônicas.
    4. Analisar textos literários a partir das teorias e críticas literárias, estabelecendo relações com outros campos do saber, como a História, a Política e a Filosofia.
    5. Conhecer representações literárias em língua espanhola escritas nos mais diversos territórios, sobretudo, na Espanha e na América Latina, mas também ter contato com as literaturas hispânicas da Ásia, da África e dos Estados Unidos, além das literaturas indígenas e fronteiriças.
    6. Entender as relações entre tradução e literatura, considerando o âmbito editorial, a recepção de autores brasileiros no mundo hispânico e/ou a circulação de obras hispânicas em outros países, como Alemanha, França, Estados Unidos e Canadá.
    7. Relacionar literatura com outras artes como, por exemplo, a pintura, o cinema, a música e as artes plásticas.
    8. Observar as linguagens, especialmente a verbal, como fenômeno social, psicológico, educacional, histórico, cultural, político e ideológico, percebendo seu papel fundamental nas relações de interação em sociedade.
    9. Refletir criticamente sobre as perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam a formação do profissional de Letras.
    10. Ser capaz de elaborar trabalhos de pesquisa em língua e literatura, numa articulação coerente entre métodos, fontes e bibliografia, observando fatos linguísticos e literários, identificando problemas para analisá-los, descrevê-los e explicá-los, por meio de elaboração de hipóteses para a sua possível solução.
    11. Buscar, constantemente, conhecimento sobre os rumos que as disciplinas de língua e literaturas tomam no plano teórico e da pesquisa efetiva, para inteirar-se quanto às novas problemáticas, métodos e abordagens.
    12. Estimular a atividade da pesquisa em suas diversas possibilidades, incluindo o trabalho na intersecção com outras disciplinas e/ou áreas do conhecimento.
    13. Estar apto a desenvolver pesquisas nas áreas de literatura, língua e metodologia do ensino da língua estrangeira estudada.
    14. Fazer uso da interdisciplinaridade, relacionando, na prática da pesquisa e do ensino, quando necessário, a linguística e/ou a literatura ao conjunto das demais disciplinas.
    15. Formar leitores e produtores críticos de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos.
    16. Ter domínio de métodos e técnicas pedagógicas atuais que permitam a transposição dos saberes para os diferentes níveis de ensino, produzindo material didático, quando necessário, e valendo-se, em sala de aula, de tecnologias de informação e comunicação (televisão, cinema, vídeo, computador, smartphone, internet etc.) e de estratégias e materiais pertinentes ao contexto.
    17. Contribuir para a elaboração do projeto educativo e curricular da(s) escola(s) em que trabalha, reconhecendo as especificidades culturais e individuais de seus alunos para selecionar conteúdos e abordagens adequadas.
    18. Avaliar criticamente a própria atuação e o contexto em que atua e saber interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence.
    19. Manter uma postura ética como profissional de Letras, a que deve somar-se, como educador, o compromisso com a formação do aluno, na sua totalidade indissociável de ser intelectual e ser humano.
    20. Ter domínio de uso da língua espanhola, nas suas manifestações oral, auditiva, leitora e escrita, em termos de recepção, produção e tradução, além da capacidade de resolver problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe na perspectiva multidisciplinar dos diversos saberes que compõem a formação em Letras.
    21. Ser especialmente competente para ensinar as habilidades de leitura e compreensão textual, conforme exigido nos documentos oficiais para o ensino de língua estrangeira no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
    22. Abordar a língua espanhola e suas literaturas em contextos diversos de ensino.

          Nesse sentido, o curso de Letras – Língua Espanhola objetiva formar profissionais que dominem a língua estudada e suas literaturas para atuar além de como professor, como pesquisador, como crítico literário, como tradutor, como intérprete, como revisor de texto, dentre outras variadas funções.

  • Campo de atuação: 
    1. Instituições de ensino fundamental médio e superior;
    2. Órgãos de difusão e revisão lingüística;
    3. Consultoria e revisão lingüística;
    4. Editoras e empresas jornalísticas e de publicidade;
    5. Representações diplomáticas;
    6. Centros de Pesquisa.