Geografia – Campus Avançado de Pau dos Ferros

Matriz 2014.1: 3230 horas

Matriz 2023.1: 3400 horas

• Tempo do Curso:

entre 4 e 7 anos (Máximo)

• Correio Eletrônico:

dge_pferros@uern.br

• Objetivo do Curso:

O curso de Licenciatura de Geografia objetiva formar e habilitar profissionais licenciados, capazes de compreender os processos referentes à produção e reprodução do espaço geográfico, a partir das relações entre o homem e a natureza, bem como atuar no pleno exercício do magistério, nos dois níveis da Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio), tanto em ambientes formais, quanto em ambientes não-formais de ensino, buscando a articulação teoria e empiria, ou seja, a práxis do conhecimento geográfico, atuando criticamente na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Contribuir para a melhoria do ensino básico em Geografia, com a formação qualitativa de profissionais éticos, com competência, habilidades e conhecimentos necessários ao exercício pleno do magistério, através da práxis do conhecimento geográfico;
    2. Viabilizar espaços e instâncias que propiciem uma relação efetiva e indissociável entre as dimensões de ensino, de pesquisa e de extensão universitária;
    3.  Formar profissionais em Geografia que possam compreender e intervir sobre a realidade, com comprometimento em relação à sociedade em que vivem, lócus de sua atuação;
    4. Estimular a necessidade de atualização permanentemente, bem como descobrir soluções para os problemas ligados a relação da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão;
    5. Promover a afirmação de espaços de debate, como forma de possibilitar a universalidade do conhecimento e a transversalidade dos conteúdos.
  • Perfil do Formando:

O perfil do egresso licenciado está em conformidade com a Resolução nº 02/2019 CNE e das Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia, integrantes dos Pareceres CNE/CES nº 492/2001 e nº 1.363/2001, e retificado através da
Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002, relacionadas a seguir:

1. Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
    2. Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
    3. Conhecer e aplicar os aspectos teórico-metodológicos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem voltados à prática pedagógica e ao Ensino de Geografia.
  • Campo de atuação:

De acordo com o perfil do egresso, o profissional geógrafo a partir de uma sólida formação, compreendida dentro de uma visão qualitativa, estará habilitado para atuar no campo da licenciatura, nos espaços formais de ensino, nos níveis fundamental e médio, bem como nos espaços não-formais, haja vista a compreensão mais ampliada acerca do atual papel do educador para além da Escola. A formação permite, portanto, a intervenção deste profissional, indicando possibilidades de atuação em instâncias e processos voltados às diversas demandas da sociedade.

• Atribuições do profissional formado:

Espera-se que o profissional licenciado em Geografia, dentre outros atributos, compreenda os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e possam dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.