XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA

O Campus Avançado de Pau dos Ferros, com o propósito de intensificar o intercâmbio entre professores, alunos e pesquisadores realizará, no período de 11 a 14 de novembro de 2019, a XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA.

O evento será composto por conferências, mesas redondas, sessões de comunicação oral, minicursos, oficinas, exposições fotográficas, instalações científicas, atividades artístico-culturais e será integrado com a Programação da VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Seminário de Pesquisa – SEMP do curso de Enfermagem.

Com o tema “Desafios e Perspectivas das Universidades Públicas Brasileiras na Conjuntura Atual”, a XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA tem o objetivo de viabilizar o debate acerca das dificuldades das universidades públicas brasileiras diante do contexto de crise econômica e política que tem desafiado as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, propondo uma agenda de discussões entre a academia e a comunidade que contribua para o conhecimento da realidade e de ações em resposta a esses desafios.

SITE: https://www.even3.com.br/semanauniversitaria2019/

I SIMPÓSIO NACIONAL DE LÍNGUAS, LITERATURA E ENSINO

O I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (I SINALLEN), promovido pelo Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras (DLE),  Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), será realizado nos dias 03, 04 e 05 de Dezembro de 2019, em Pau dos Ferros RN.

O I SINALLEN – I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino, tem como tema o Ensino de línguas e literaturas: o exercício da palavra como forma de resistência e tem como objetivo principal promover uma ampla discussão acerca do ensino de línguas e literaturas no contexto educacional brasileiro, com ênfase na construção de ações afirmativas e de resistências necessárias à (re)significação dos saberes histórico-sociais, pela linguagem.

Embora o ensino (ainda) esteja garantido pela nossa constituição e pelos documentos que regem a nossa atividade, percebemos que, na atual conjuntura, o ofício docente encontra-se em um delicado processo de silenciamento. Os atos de pesquisar, pensar e transmitir o conhecimento, apesar de amparados legalmente, estão postos em xeque por uma perseguição que vai do corte no financiamento das instituições às práticas individuais em sala de aula. Por esta razão, o I SINALLEN traz como foco a reflexão sobre o ensino e pesquisa tanto em língua quanto em literatura. É na partilha de conhecimentos, na publicização e no diálogo entre as nossas produções que estabeleceremos os elos necessários para a garantia de nosso ofício.

Em sua primeira edição, o evento contará com uma diversidade de atividades que perpassam as teorias linguísticas, literárias e do ensino através de conferências, mesas redondas, oficinas, minicursos, simpósios temáticos, exposições e apresentações culturais, dentre outros. Desse modo, convidamos docentes universitários, pesquisadores, alunos de graduação pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas IES do Brasil e do exterior a participarem de nossas atividades. Entre em contato conosco através do nosso site: http://sinallen.com.br/