Para o funcionamento do Curso de Enfermagem, o CAPF/UERN disponibiliza 04 salas de aula, localizadas no Bloco B, pavimento 1, sendo 03 salas, cada uma medindo 52,92 m2, com capacidade para 45 (quarenta e cinco) pessoas; e 01 sala, medindo 68,36 m2, com capacidade para 60 (sessenta) pessoas, sendo esta sala multifunção, sendo utilizada, também, como miniauditório. Todas as salas possuem projetor de multimídia fixo no teto, são climatizadas com ar condicionado tipo Split (03 unidades), e suas janelas (madeira com vidro) são adesivadas com blackout 100%, proporcionando conforto térmico e boa luminosidade. Há necessidade, no futuro, de colocação de forro com gesso para melhorar a acústica.
Ademais, tem-se a disposição no Bloco A do CAPF/UERN: 03 salas para funcionamento do Administrativo do Curso (recepção, secretaria, coordenação do curso, orientação acadêmica e sala de professores); e 02 salas para o funcionamento de 02 laboratórios de ensino: o Laboratório de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem (LABSemio) e o Laboratório de Morfologia (LABMorfo) localizados no Bloco A.
No Bloco B, temos disponível 01 sala para depósito e banheiros exclusivos para uso do Curso, no sentido de garantir a biossegurança dos docentes e discentes que necessitam se paramentar para uso dos laboratórios e realização da aulas práticas nos serviços.
Outros espaços utilizados pelo curso fazem parte da estrutura do Campus, tais como:
O Auditório Profa. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas, localizado no Prédio da Biblioteca Setorial (Pavimento 2), cuja capacidade comporta de 100 a 150 pessoas, as quais podem acessar o ambiente, seja por escada ou por plataforma elevatória; o miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Letras, com capacidade para 60 pessoas, localizado, no andar térreo do Bloco B e o Auditório Prof. Antônio Capistrano Filho, no Bloco C. Esses espaços são de uso coletivo e a otimização do uso é distribuído de acordo com as necessidades semestrais geridos pela Prefeitura do CAPF.
A Biblioteca Setorial “Pe. Sátiro de Cavalcanti Dantas” foi ampliada para um prédio de 853m² (oitocentos e cinquenta e três) distribuídos em 03 (três) pavimentos. Temos também o Museu de Cultura Sertaneja (MCS) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), é um espaço dedicado à Ciência, à Educação e à Arte, na região do Alto Oeste Potiguar.
O CAPF/UERN dispõe de um amplo espaço físico destinado para construção de um arrojado complexo poliesportivo. Para o atendimento e acomodação das Bases dos Grupos de Pesquisa vinculados aos departamentos acadêmicos, o Campus oferece 14 (quatorze) salas climatizadas no Bloco H. O CAPF também dispõe de ampla área de jardins e cantina para convivência coletiva.
As novas demandas para formação do enfermeiro e valorização da categoria profissional, além do crescimento do curso e o aumento das atividades acadêmicas na pesquisa e na extensão apontam hoje para a necessidade de ampliação e melhoramento da estrutura física do curso, em especial, dos Laboratórios de Ensino (LABSemio e LABMorfo), no intuito de elevar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
O LABSemio consiste no Laboratório de Ensino de Práticas de Enfermagem sob a responsabilidade da Coordenação de Laboratórios do Departamento de Enfermagem (CAPF/UERN). Funciona em sala única (56,46m²) localizada no Bloco A, com layout aberto dispondo de 03 estações de práticas (Enfermaria – Leito; Tocoginecologia; Posto de Enfermagem e Lavabo). A sala possui 30 carteiras escolares, birô escolar, duas cadeiras estofadas, quadro branco e projetor de multimídia.
A Estação 1 Posto de Enfermagem é composta por armário vitrine (1), no qual ficam alojados materiais e equipamentos para aferição de sinais vitais (esfigmomanômetros, estetoscópios, termômetros com coluna de mercúrio, etc.); equipamentos e materiais para medidas antropométricas – balança adulto (1), balança infantil (1) e outros; material para realização de consultas pré-natal (estetoscópio de Pinard, sonar doppler) e consulta ginecológica (cubas, espátulas); e braçadeira.
A Estação 2 Tocoginecologia é composto por mesa ginecológica (1); foco de luz (1); e banco giratório.
A Estação 3 Enfermaria-Leito é composta por cama hospitalar (1); escada dois degraus (1); suporte para soro (1); carrinho auxiliar (1); suporte bandeja auxiliar (2); bomba de infusão (1); e biombo (1).
O LABMorfo consiste no Laboratório de Ensino das Ciências Básicas sob a responsabilidade da Coordenação de Laboratórios do Departamento de Enfermagem (CAPF/UERN). Funciona em sala única (56,46m²) localizada no Bloco A, com layout aberto dispondo de estações de práticas dos componentes curriculares das ciências básicas dos PPC de Enfermagem e Educação Física do CAPF. Portanto, é espaço sinen quan non para a construção de habilidades e competências necessárias a formação de enfermeiros e educadores físicos.
Apesar dos laboratórios apresentarem boa estrutura física, há necessidade de ampliar espaços para o ensino das práticas de enfermagem e das ciências básicas. Dessa forma, prevemos o Plano de Expansão e Adequação dos Laboratórios de Ensino de Enfermagem. Para viabilizá-lo, o CAPF/UERN disponibilizou terreno com área de 633,67m² ao lado do Bloco A, onde se localiza o LABMorfo e LABSemio e, do Bloco B, onde se localizam as salas de aula do Curso, em reunião do CONSAD realizada em 30 de setembro de 2022.
O novo Laboratório de Ensino de Enfermagem (LABEnf), medindo 279,46 m², será construído em 1 pavimento (térreo). A ideia é que o LABEnf seja um espaço para promover ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da formação de enfermeiros, no Curso de Enfermagem/CAPF/UERN.
O novo LABEnf comportará 03 novos espaços físicos para a formação prática dos enfermeiros, prevendo nesta unidade a construção dos seguintes laboratórios de ensino: Laboratório de Análises (LABAN), para suporte às aulas práticas de Histologia, Microbiologia e Parasitologia; Laboratório de Enfermagem em Saúde Coletiva (LABESC), para suporte às aulas práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva; Saúde da Família; Enfermagem Comunitária; Educação em Saúde; Consulta de Enfermagem, entre outras; e Laboratório de Simulação Realística em Enfermagem (LABSIR), para suporte ao ensino da Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem nos diferentes ciclos de vida que necessitam de cuidados clínicos de enfermagem. O laboratório prevê estrutura completa para auxiliar na aquisição de habilidades, por meio de simuladores de alta tecnologia, para proporcionar aulas práticas que reproduzam os diferentes cenários e situações que se assemelhem com a realidade dos serviços de saúde/enfermagem; ainda, irá dispor de: banheiros com vestuário para docentes e discentes; sanitários para comunidade externa; depósito; sala para coordenação de laboratório; e copa.