Organização do Curso

1. CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Nome: Curso de Enfermagem
Modalidade: Bacharelado e Licenciatura
Ato de Criação: Resolução No 049/2003/CONSEPE.
Data da Publicação: 29 de dezembro de 2003.
Início de Funcionamento: 04 de novembro de 2004

Última Turma Ingressante: SISU ENEM 2022

O estudante ingressante neste curso deverá integralizar, para a formação e obtenção do grau de Enfermeiro e Licenciado em Enfermagem, um total de 4.740 (quatro mil setecentos e quarenta) horas, correspondendo a 316 (trezentos e dezesseis) créditos, com duração mínima de 4.5 (quatro anos e meio) anos ou 09 (nove) semestres letivos, e, máxima de 07 (sete) anos ou 14 (quatorze) semestres letivos.

Essa carga horária encontra-se assim distribuída: disciplinas obrigatórias: 4.425 (quatro mil, quatrocentos e vinte e cinco) horas ou 295 (duzentos e noventa e cinco) créditos; disciplinas optativas: 60 (sessenta) horas ou 04 (quatro) créditos; atividades complementares: 210 (duzentos e dez) horas ou 14 (quatorze) créditos; prática como componente curricular: 420 (quatrocentos e vinte) horas; estágio curricular supervisionado: 1320 (um mil, trezentos e vinte) horas; disciplinas da área específica da formação de professor: 1050 (um mil e cinqüenta) horas.

O CEN/CAPF tem como referência para o processo de formação, uma proposta metodológica que supere as concepções tradicionais de ensino e proporcione um processo ensinar/aprender onde os saberes se articulem e estimulem, no aluno, a crítica, a reflexão e a criatividade, mediante a utilização de práticas metodológicas que tenham como ponto de partida a realidade socio-cultural do aluno e dos grupos sociais homogêneos, recuperem experiências e vivências, articulem teoria  e prática, possibilite a interpretação e análise coletiva de problemas;  estimulem o olhar investigativo; se caracterizem pela participação ativa do aluno expressas na aplicação de técnicas de ensino socializadas e/ou individualizadas como exposições dialogadas, captações da realidade, construção de projetos de intervenção, seminários, discussão, estudo de caso, demonstração, dramatização, dinâmicas de grupo e outras.

O currículo do  Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem está organizado em  áreas temáticas, as quais integrarão simultânea e gradativamente as ciências biológicas, humanas e sociais, os conhecimentos técnicos, científicos, políticos da saúde, da educação e da enfermagem, desenvolvidos por meio de estruturas de disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, seminários temáticos e atividades complementares, que se sucedem em ordem de complexidade crescente, favorecendo a interdisciplinaridade, a integralidade e a terminalidade do processo de formação do enfermeiro, capacitando-o para assumir a coordenação do processo de trabalho em enfermagem no modelo clínico e epidemiológico, qualificando-o para inserção no mundo do trabalho.

Deste modo encontram-se organizadas em 06 (seis) áreas temáticas: Bases Biológicas e Sociais do Trabalho da Enfermagem; Bases Teórico-Metodológicas do Trabalho da Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Gestão em Enfermagem; Educação, Saúde e Enfermagem e Articulação Ensino/Trabalho.

2. CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Nome: Curso de Graduação em Enfermagem
Modalidade: Bacharelado
Ato de Criação: Resolução No 068/2022/CONSEPE.
Data da Publicação: 24 de agosto de 2022.
Início de Funcionamento: previsão para o primeiro semestre letivo de 2023.

Primeira Turma Ingressante: SISU ENEM 2023

Para concluir a formação de nível superior e obter o Grau de Bacharel em Enfermagem no CEN/CAPF/UERN, o estudante deverá integralizar Carga Horária Total de 4.350 (quatro mil trezentos e cinquenta) horas, com duração mínima de 5 anos (cinco) ou 10 (dez) semestres letivos, e, máxima de 08 anos (oito) ou 16 (dezesseis) semestres letivos, distribuída nos seguintes componentes curriculares: Disciplinas Obrigatórias: 2.805* (dois mil, oitocentos e cinco) horas ou 187 (cento e oitenta e sete) créditos; incluído 30 (trinta) horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Disciplinas Optativas: 90 horas (noventa) ou 6 (seis) créditos; Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório: 900 (novecentas) horas ou 60 (sessenta) créditos; Unidades Curriculares de Extensão (UCE): 435 (quatrocentos e trinta e cinco) horas ou 29 (vinte e nove) créditos; Atividades Complementares Curriculares (ACC): 120 (cento e vinte) horas.

A matriz curricular do CEN/CAPF/UERN está organizada em áreas temáticas, que integram os conteúdos fundamentais das ciências biológicas, humanas e sociais, nos conhecimentos técnicos, científicos, políticos e éticos da saúde, da educação e da ciência da enfermagem, desenvolvidos por meio de componentes curriculares (obrigatórios, optativos, estágio curricular supervisionado obrigatório, trabalho de conclusão de curso), que se sucedem em ordem de complexidade crescente, favorecendo a interdisciplinaridade, a integralidade e a terminalidade do processo de formação do enfermeiro, capacitando-o para assumir a coordenação do trabalho em enfermagem, no modelo clínico e epidemiológico, qualificando-o para inserção no mundo do trabalho em saúde.

As Áreas Temáticas do Curso de Graduação em Enfermagem CAPF/UERN encontram-se organizadas em 06 (seis) grandes áreas: Bases Biológicas e Sociais do Trabalho da Enfermagem; Bases Teórico-Metodológicas do Trabalho da Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Gestão e Gerenciamento em Enfermagem; Educação, Saúde e Enfermagem; e Articulação Ensino/Trabalho.