EN

ES

Search
Close this search box.

Educação Física – Campus avançado de Pau dos Ferros

  • Código: 

Matriz 2015.1: FED2002

Matriz 2020.1: FED2001

  • Modalidade:

Licenciatura

  • Carga Horária Total: 

Matriz 2015.1: 3140 h

Matriz 2020.1: 3600 h

  • Tempo do Curso: 

entre 4 e 7 anos (Máximo)

  • Correio Eletrônico:

def_pferros@uern.br

 

  • Objetivos do curso:

Objetivo Geral:

      O objetivo do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAPF/UERN é formar, qualificar e habilitar profissionais para atuarem como docentes na Educação Básica, nas redes de ensino público e privado do Sistema Educacional Brasileiro como produtor e disseminador dos conhecimentos histórico-científico acumulados, especialmente aqueles que são objeto da área da educação física e os que a eles se articulam dialogicamente.

      No entanto, essa formação não se faz pautada em uma mera instrumentalização para o exercício docente. Essa assertiva se faz necessária porque nenhuma formação deve ser pensada de forma simplificada, mas se constituir a partir dos diversos aspectos e referenciais que estão eminentemente nela presente. Estar-se-á, portanto, buscando uma formação integral do discente em formação, mas também se foca em sua formação enquanto sujeito no e para o mundo, capaz de interferir no espaço em que vive e atua de forma crítica e criativa, em busca da construção de uma sociedade melhor e mais justa.

     Também fincamos bases na missão destacada no PDI1, a qual perspectiva a promoção de uma formação de profissionais que tenham “competência técnica, ética e política, bem como de cidadãos críticos e criativos, para o exercício da cidadania, além de produzir e difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País”2.

    Por esse motivo, referido processo será norteado por uma sólida formação crítica, humanística, sociocultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir na formação de crianças, jovens e adultos através da apreensão da Cultura Corporal, conscientizando-os e motivando-os para vivência desses saberes, com a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, mas também assumindo uma forma de ser e de viver balizada por uma postura ética, crítica, reflexiva, participativa e solidária.

     O objetivo também está articulado como o PPI da UERN3, visto que este ressalta que o ensino de graduação se apresenta em três perspectivas: uma formação estritamente profissionalizante, outra geral e humanística e, finalmente, uma formação cidadã, política, a qual deve prevalecer sobre qualquer outra formação.

Objetivos Específicos 

    O curso de Educação Física na formação específica da Licenciatura deve ser concebido tendo como princípios e objetivos específicos:

    1. Promover situações que privilegiem o desenvolvimento da criatividade, a investigação científica e o comprometimento com uma Educação Física transformadora da realidade social;

    2. Oferecer oportunidades de reflexão em relação a apropriação do conhecimento, entendido como patrimônio sócio-histórico produzido e reelaborado permanentemente pelo homem;

    3. Viabilizar ações que despertem e estimulem a criticidade, buscando a formação de sujeitos atuantes e comprometidos com a sociedade, capazes de exercerem plenamente o papel de cidadão/profissional de Educação Física, por meio da compreensão e da transformação das relações de poder;

    4. Oportunizar o acesso aos diversos saberes da área da educação física e de outras que dialogicamente se articulam, ampliando os referenciais e subsídios para o satisfatório exercício docente;

    5. Oportunizar a produção de novos saberes que possam contribuir com a transformação social e a melhoria da qualidade de vida.

 

  • Perfil do formando:

      O Curso de Educação Física do CAPF/UERN, na modalidade de licenciatura intenciona galgar, no processo de formação de professores, a constituição e qualificação de profissionais capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, ginástica, lutas e dança entre outras), no âmbito do Ensino Básico. Deve, portanto, conforme destacam as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Educação Física (2018), constituir-se como uma formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, a qual deve estar fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética no magistério1. Acrescenta-se, ainda, conforme a referida diretriz, um domínio interdisciplinar que permita uma formação “na área de políticas públicas e gestão da educação para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade”2.

      Neste sentido, o licenciado em Educação Física deverá estar apto para exercer suas atividades teóricas e práticas no âmbito das escolas públicas e privadas, da educação formal, atuando no planejamento, na sistematização, na execução e avaliação das ações pedagógicas da Educação Física. Assim sendo, deve propiciar o debate pautado na contemporaneidade que envolva questões culturais, sociais, econômicas, conhecimento sobre o desenvolvimento humano e sobre a própria docência. Questões que contemplem conhecimentos da cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais, bem como o conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, saberes que serão objeto de ensino e reflexão, implicando no fazer pedagógico.

  • Campo de Atuação:

Educação Básica, redes de ensino público e privado do Sistema Educacional Brasileiro

 

  • Atribuições do profissional formado: 

As competências relacionadas ao conhecimento profissional são:

I – dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;

II – demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;

III – reconhecer os contextos de vida dos estudantes; e

IV – conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.

Já as competências específicas da dimensão da prática profissional poderiam ser descritas como sendo:

I – planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;

II – criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;

III – avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e

IV – conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades.

Por fim, podem ser compreendidas como as competências específicas da dimensão do engajamento profissional as seguintes:

I – comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;

II – comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o

princípio de que todos são capazes de aprender;

III – participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores

democráticos; e

IV – engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.