Projeto Raízes da Cultura Sertaneja – PROCULT

O Projeto Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) tem como objetivo principal desenvolver ações extensionistas que ampliem o conhecimento, o acesso e a valorização do patrimônio histórico, cultural, econômico e político do homem do sertão nordestino, bem como promover atividades acadêmico-pedagógicas que fortaleçam e deem visibilidade à identidade cultural da região. As ações acadêmico-culturais e extensionistas do PROCULT são realizadas na sede do Museu de Cultura Sertaneja e em escolas e instituições públicas e privadas da região do Alto-Oeste potiguar e de regiões de fronteiras dos estados do Ceará e Paraíba.

O PROCULT, no intuito de aproximar a universidade da sociedade, contribuindo também para o desenvolvimento cultural desta, se efetiva por meio de ações extensionistas, com destaque para “Museu de coisas sertanejas”, “Museu do cordel”, “Museu virtual” e “Museu pedagógico”, que focalizam a preservação e valorização de peças materiais características da cultura sertaneja; a formação de acervo, o mapeamento e a recepção estética da literatura de cordel; a vida, as dores, os sofrimentos, as paixões, a religiosidade, a política, a economia, o trabalho e as lutas em depoimentos, filmes, imagens e narrativas orais do povo sertanejo; e o desenvolvimento de atividades junto às escolas da educação básica, dando visibilidade à cultura sertaneja e contribuindo para a valorização estética, histórica e artística dos museus.