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Programas formativos

Em princípio, os cursos de Licenciatura têm como principal objetivo formar profissionais docentes para atuarem na educação básica e/ou superior. Essa formação, contudo, não pode delimitar-se aos conteúdos ensinados nas disciplinas dos cursos. Para além destas, os programas formativos se constituem como ações que objetivam inserir os alunos de graduação, de forma mais direta, em contato com a docência na rede básica e/ou superior. Os programas de iniciação à docência permitem que os alunos de licenciaturas, supervisionados por um professor orientador, reflitam sobre a realidade educacional e atuem em ações diretas de ensino, em instituições da rede básica e/ou superior.

Comprometida com uma formação de qualidade e cumprindo um papel social fundamental no RN, a UERN, em seu tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, apresenta, cada vez mais, ações que aproximem seus discentes dos contextos sociais em que podem atuar. Nesse ínterim, além dos projetos e programas de pesquisa e extensão, a UERN desenvolve vários programas formativos, tais como o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à docência, PRP (Programa Residência Pedagógica), PIM (Programa Institucional de Monitoria) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, além de outros.

Há quase 40 anos, desde sua criação, o curso de Letras Língua Portuguesa do DLV/CAPF/UERN, tem sido um dos principais responsáveis pela formação de professores de língua portuguesa da região do Alto Oeste potiguar e do entorno da cidade de Pau dos Ferros, local sede do curso. Com mais de 30 mil habitantes, essa cidade caracteriza-se como polo comercial e educacional, abrangendo, aproximadamente, 30 (trinta) municípios do RN e dos vizinhos estados da Paraíba e do Ceará.

Assim, ao desempenhar um papel formativo tão relevante numa região marcada por uma população de vulnerabilidade social, o curso de Letras Língua Portuguesa promove ações de fomento à formação docente, através da elaboração e execução de programas de ensino, nos quais, além da experiência e dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos, os discentes podem ter bolsas remuneradas. Essas bolsas, por sua vez, além de se tornarem essenciais para que possam investir na formação acadêmico-profissional são, para a grande maioria desses alunos, um recurso necessário à própria sobrevivência. Por isso, para além da importância formativa desses programas, há uma função social latente e, ciente disso, o Departamento de Letras Vernáculas tem atuado na captação de bolsas e incentivo à participação discente nesses programas.

Dotados desses conhecimentos, destacamos, abaixo, os Programas Formativos desenvolvidos no Departamento de Letras Vernáculas (DLV/CAPF/UERN).

O Programa Institucional de Monitoria (PIM)

Conforme estabelecido na Resolução nº 15/2016 – CONSEPE/UERN, em seu Art. 3º “O Programa Institucional de Monitoria – PIM consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas que tem como um de seus principais objetivos: “Estimular a participação de discentes dos cursos de Graduação no seu processo formativo, articulando ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos componentes curriculares”. Noutras palavras, através da participação em monitoria, vinculada aos componentes curriculares do curso, o aluno pode desenvolver atividades formativas que se situem numa relação intrínseca com a pesquisa e a extensão.

Nesse programa formativo, há um estímulo à formação docente em nível superior, já que o aluno-monitor, geralmente selecionado via editais específicos, atua no planejamento, acompanhamento e execução de algumas atividades dos componentes curriculares para os quais foi selecionado, conforme projeto aprovado na plenária departamental e na Pró-reitoria de Ensino da UERN.

Os projetos de Monitoria desenvolvidos pelo Departamento de Letras Vernáculas (DLV/CAPF) nos últimos 05 (cinco) anos, encontram-se documentados no Departamento de Letras Vernáculas

Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID)

O PIBID é um programa de incentivo e iniciação à docência, promovido na UERN em parceria com a Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério de Educação (CAPES/MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESU) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022, que dispõe sobre o regulamento do PIBID, em seu “Art. 1º O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.”

Face ao exposto, o PIBID atua como um programa formativo que envolve vários sujeitos de diferentes instituições (universidade e rede básica de ensino). Cada departamento acadêmico ou coordenação de curso pode desenvolver um subprojeto vinculado ao projeto maior promovido pela Universidade. Os subprojetos são selecionados conforme editais específicos. As ações do PIBID são desenvolvidas na Universidade e em escolas da rede básica de ensino, englobando: (i) coordenador Geral da IES; (ii) coordenador(es) de área para cada subprojeto; (iii) Professores supervisores da rede básica e, (iv) alunos bolsistas universitários que atuam nas escolas e (v) alunos voluntários.

É importante destacar que o Departamento de Letras Vernáculas desenvolveu e ainda desenvolve alguns subprojetos do PIBID, com uma participação relevante de alunos graduandos, professores da rede básica e de escolas da região do Alto Oeste Potiguar.

Programa Residência Pedagógica (PRP)

O Programa Residência Pedagógica (PRP), assim como o PIBID, faz parte de ações de uma Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e objetiva, de forma geral, a promoção e o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares entre os diversos subprojetos e a interação escola e universidade para o fortalecimento da formação docente. O PRP tem como principais participantes: alunos da graduação (bolsistas e voluntários-residentes das licenciaturas), Professores da educação básica (bolsistas) e do ensino superior (bolsistas e voluntários).

Desse modo, no Curso de Letras Língua Portuguesa do DLV/CAPF/UERN, o PRP tem como objetivo central promover ações que visem à formação docente de alunos do curso de Letras Língua Portuguesa do CAPF/UERN, com base no trabalho em práticas de letramento no ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, ampliando e fortalecendo os estágios supervisionados do curso e compreendendo a Residência Pedagógica como uma etapa de produção/construção dos saberes acadêmicos, da cultura local dos alunos e de valorização da identidade docente.

O Departamento de Letras Vernáculas tem aprovado, desde o ano de 2018, alguns projetos do PRP e tem sido contemplado com várias bolsas para docentes e discentes do curso de Letras Língua Portuguesa e docentes da rede básica.