O Departamento de Letras Vernáculas compreende a pesquisa como uma prática constante e inerente ao próprio processo de ensinar e de aprender e que perpassa, assim, todos os momentos da formação. Deste modo, o DLV tem desenvolvido ações sistemáticas no sentido de articular o ensino e a extensão à pesquisa, por meio de apoio à política de capacitação docente, incentivo à formação continuada de seus egressos através da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu e de pós-graduação lato sensu, incentivo à consolidação e criação de grupos de pesquisa, apoio à iniciação científica e fomento à divulgação científica.
O desenvolvimento de atividades de pesquisas no Departamento de Letras Vernáculas está condicionado à atuação dos docentes em grupos de pesquisas da IES e às linhas de pesquisas destes grupos, quais sejam: 1) Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto (GPET); 2) Estudos em argumentação, retórica e discurso (GPET); 3) Culturas Literárias Luso-Afro-Brasileiras e de Fronteiras (GPORT); 4) Forma Literária e Representação Social em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT); 5) A narrativa de ficção (GECLIT); 6) Literatura e sociedade (GECLIT); 7) Poéticas do Literário (GECLIT); 8) Análise do Discurso e Ensino (GRED); 9) Discurso e modernidade (GRED) e 10) Discurso e pragmática (GRED).
Grupos de pesquisa
Como reflexo do investimento na capacitação docente, o Departamento de Letras Vernáculas vem priorizando atividades de pesquisa, através do incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, o que tem culminado na consolidação de grupos de pesquisa, totalizando a participação efetiva de docentes do DLV/CAPF em quatro grupos, conforme apresentados abaixo:
– Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT)
O Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT) foi criado com o objetivo de realizar pesquisas no âmbito da literatura, considerando as relações possíveis entre o literário e outras manifestações culturais; com enfoque na relação entre literatura e sociedade, enfatizando a correlação entre literatura, mito, identidade, memória e história.
LINHAS DE PESQUISA: A narrativa de ficção; Literatura e sociedade; Poéticas do literário
– Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa
O Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT) estabelece uma interface com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em especial com as orientações da Linha de Pesquisa “Discurso, memória e identidade”, mantida pelo Programa. O GPORT reúne pesquisadores e colaboradores interessados em refletir e em promover, no espaço luso-afro-brasileiro, estudos ligados à produção e à recepção literárias, a contextos e sistemas literários em (trans)formação na vida social, às literaturas pós-coloniais, às mitologias da era global e a temas como imigração, diásporas e mistos culturais. Desse modo, as pesquisas do grupo visam aprofundar o conhecimento teórico-analítico acerca de culturas e identidades expressas em Língua Portuguesa no seu espaço geográfico e em zonas de transição (de diálogo ou de conflito).
LINHAS DE PESQUISA
Culturas literárias luso-afro-brasileiras e de fronteiras
Forma literária e representação social em literaturas de língua portuguesa
– Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto
O Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) congrega pesquisadores que investigam as práticas de produção e ensino de texto em contextos diversos de uso. Caracteriza-se por apresentar: (i) diferentes perspectivas teóricas de texto e discurso que comungam, entre si, do pressuposto de que a linguagem é constitutivamente dialógica; e (ii) diferentes estudiosos que investigam, conjuntamente, os processos de produção e ensino de texto, interessando-se, em especial, pelos processos de argumentação e de funcionalidade do texto. É formado por pesquisadores, colaboradores, técnicos e estudantes da UERN e de outras IES nacionais e estrangeiras. Mantém uma vinculação direta com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertados na UERN, em Pau dos Ferros: Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras, em rede nacional (PROFLETRAS), e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Vincula-se aos Departamentos de Letras Estrangeiras (DLE) e Vernáculas (DLV) do Campus da UERN em Pau dos Ferros.
LINHAS DE PESQUISA
Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto
Estudos em argumentação, retórica e discurso
– Grupo de Estudos do discurso (GRED)
O Grupo de Estudos do Discurso – GRED (CAPF/UERN), inserido no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) contribui para que o ensino e a pesquisa do PPGL sejam cada vez mais verticalizados. Sob esse foco, e tendo em vista os saberes linguísticos da modernidade, é que os pesquisadores do GRED vêm participando em eventos, tais como: congressos (nacionais e internacionais), colóquios, seminários e outros. Além disso, vêm publicando textos de relevância acadêmica (artigos, livros, resenha, etc.) com o objetivo de apresentar e difundir resultados de suas pesquisas, cujo corpus, com foco na Análise do Discurso, permitem (re)pensar os sentidos do discurso, a partir dos aspectos históricos, analítico-pragmáticos, políticos, sociais e ideológico-culturais.
LINHAS DE PESQUISA
Análise do Discurso e Ensino;
Discurso e modernidade;
Discurso e pragmática.
É importante ressaltar que as informações sobre os grupos de pesquisa apresentadas acima estão no Catálogo de Grupos de Pesquisa da UERN, no documento de AVALIAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UERN – 2018-2020, com status de consolidados ou em consolidação.