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Coordenação, Corpo Docente e Técnico Administrativo-Letras Libras

Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD)

Giann Mendes Ribeiro – Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em associação ampla entre a UERN/UFERSA/IFRN, bem como do Programa da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/CAPF)

Maria Edneide Ferreira de Carvalho – Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Possui Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010); Especialização em Literatura Infanto-Juvenil e Graduação em Letras por essa mesma Universidade.É membro do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT), vinculado à UERN e, é, ainda, docente do quadro efetivo do Departamento de Letras Vernáculas, do Campus Avançado da UERN de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Oral, Literatura de cordel, Identidades étnico-raciais, Cultura popular e ensino, literatura e ensino, metodologia da pesquisa científica

Coordenação do curso

Secleide Alves da SilvaPossui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006), especialização em Leitura e Produção Textual por esta mesma instituição; e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras Libras na modalidade a distância, também na UERN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática, Produção Textual, intertextualidade, análise do discurso

Secretário

José Roberto da SilvaPossui Bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Campus de Sousa/PB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 2013. Especialização em Licitações e Contratações Públicas (2021) pela Faculdade Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), tendo atuado como membro da equipe de apoio na modalidade Pregão e membro da comissão de licitação da Prefeitura Municipal de Sousa (2015-2020), na condição de servidor efetivo. Atualmente é técnico administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na condição de servidor efetivo.

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras – Libras, do Campus Avançado de Pau dos
Ferros (CAPF/UERN), permanece inalterado, conforme designação feita pela PORTARIA-SEI Nº 202, DE 28
DE ABRIL DE 2023.

NDE – Curso de Letras Libras

Mauro Silvano Medeiros Pereira – coordenador;
Secleide Alves da Silva;
Victor Lopes Bezerra;
Maria Edneide Ferreira de Carvalho.

Corpo docente atual – Semestre 2024.1

(1º Período – Turma 02)

Docentes Disciplinas
Rafaela de Medeiros Alves Korossy Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – 60/04
Amon Evangelista dos Anjos Paiva Teoria e Prática da Tradução – 75/05
Maria Márcia Fernandes de Azevedo Fundamentos da Educação de Surdos – 60/04
Janaina Silva Alves Português I – 60/04
Demóstenes Dantas Vieira Metodologia do trabalho Científico – 60/04
Maria Thaís De Oliveira Batista Tecnologia da Informação e EaD – 60/04

(7º Período – Turma 01)

Antonio Carlos Cardoso HISTÓRIA E CULTURA SURDA  – CH/CR: 60/04 – E-mail: antonio.ccardoso@ufpe.br
Ruan Sousa Diniz TCC I (LIBRAS) – CH/CR: 120/08 – E-mail: dinizruan.sousa@gmail.com
Victor Lopes Bezerra Literatura Surda I – CH/CR: 60/04 – E-mail: victorlopes@uern.br
José Max Santana Optativa III – Oralidade, Letramento e Ensino – CH/CR: 30/02 – E-mail: josemax848@gmail.com
Renata de Arruda Câmara Silva Estágio Supervisionado em Libras como L2 I – CH/CR: 90/06 – E-mail: renataarrudalibras@gmail.com

Demais docentes que atuam/atuaram no curso

Amon Evangelista dos Anjos Paiva – Possui graduação em Educação Física – Bacharelado pela Universidade Potiguar – UnP e graduado em Letras Libras – Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Libras pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC e especializando em Prescrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade Potiguar – UnP e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na àrea de Letras e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, surdo, qualidade de vida, escola, bilíngue, libras.
Alexandro Teixeira Gomes – Possui Licenciatura em Letras Português / Espanhol e Literaturas (2003) e Mestrado em Linguística (2006), ambos pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Estudos da Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona-Espanha. Atuou como docente efetivo da disciplina de Língua Espanhola na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Piaui, além de docente provisório na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó – FELCS. É membro do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos – PPGEL – UFRN e fundador e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Linguísticos – LABLING – FELCS – UFRN. É membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Também é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação – REDIPAr, da Associação de Linguística e Filologia da América Latina – ALFAL, da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED. Foi vice-diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN de 2015 a 2020 e Presidente da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte APELLE-RN de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Linguística de Texto, Linguística da Enunciação. Linguística Forense e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. As últimas pesquisas têm-se focado em Análise Textual dos Discursos, Responsabilidade Enunciativa, Quadro Mediativo, Discurso Jurídico, Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e Espanhol como Discurso Especializado.
Ana Elilia Trigueiro Barros Cavalcanti – Possui graduada do curso de Ciências Contábeis pela UNIPEC/RN, do curso em Educação Física Bacharelado pela UnP/RN, Especialista em Libras: Docência, Tradução Interpretação e Proficiência pela FATERN/ESTÁCIO – RN, Graduada em Licenciatura em Letras Libras – UFPB; Curso de Formação de Instrutores de LIBRAS EAD – PROEX-UFSC. Possui Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela ASNAT (Associação de Surdos de Natal). Atou de Instrutora de Libras no SENAC RN, PRONATEC na Escola de Enfermagem da UFRN. Possui interesse em áreas relacionadas a LIBRAS. Atualmente como professora da disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Sediado em Mossoró/RN) e Atualmente como professora formadora de DEAD/CAPES/UERN.
Antonia Maíra Emelly Cabral Da Silva Vieira – Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( UERN), com pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia clínica e Institucional (FVJ) e em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar(IFRN). Mestra e doutora em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa Educação, Representações e Formação docente. Atualmente é professora adjunta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Membro do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens -GEPEL e do Grupo de pesquisa Representações sociais e Formação Docente-RESFORD. Exerceu o cargo de professora substituta na UERN de 2012 à 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, em 2017.1 e na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), de 2017.2 à 2018.1, no curso de Licenciatura em Educação do campo. Tem experiência como tutora e professora na Educação à distância. Atuou como professora, também, na Ibrapes -UVA,no Instituto Superior de Educação de Pesqueira – ISEP e na Faculdade Integrada de Patos-FIP. Coordena o Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola- PraLEE e membro do Projeto de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular- LEFREIRE. Atualmente é coordenadora Institucional do PIBID/UERN. Atua como pesquisadora principalmente nas seguintes áreas: Formação de professores, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento e representações sociais.
Antônia Bruna da Silva – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação Institucional, do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), compondo ainda a Câmara de Pesquisa do Conselho Universitário (CONSUNI/UERN). Áreas de interesse de pesquisa: Políticas de avaliação da Educação Básica. Usos dos resultados das avaliações. Políticas de responsabilização educacional.
Antonio Carlos Cardoso – Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação – PPGEdu da UFPE, Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Segunda Especialização também e Libras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Atuo como Professor formador I e Tutor voluntário do Curso de Letras Libras de Educação a Distância (EaD) no Virtual da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ? UERN, desde 2021.1, até a presente data. Atualmente é professor de Libras do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação – DPSIE do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Campus Recife/PE. Atuo como Coordenador do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Atuo como Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Léxico da Libras ? Grupell, desde 2014 e Pesquisador e ministrante do Projeto de Extensão do curso de Estudos Lexicais da Libras na Formação Docente: Professores e Instrutores Surdos de Libras do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras. Participação efetiva como liderança do Movimento Surdo pernambucano.
Demóstenes Dantas Vieira – Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Especialista em Educação, Cultura e Diversidade pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI, Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e Especialista em Teologia pela mesma instituição (UNIASSELVI). Também cursou Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. É bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN) e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Atualmente, é professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, atuando na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-Graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, tendo realizado pesquisas sobre Educação Profissional, Análise do Discurso de Linha Pecheutiana e suas intersecções. Tem investigado também questões ligadas às Comunidades Surdas e à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, principalmente, no que diz respeito aos processos de ensino-aprendizagem. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do IFRN/Campus Mossoró onde coordena o Grupo Temático de Literatura Afro-Brasileira e Indígena.
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano – Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do quadro efetivo do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuou como professora efetiva de 2021 a 2022 como professora do Departamento de Educação do Centro de Educação Superior do Seridó em Caicó-RN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES/UFRN. Atualmente leciona na UERN os componentes curriculares: Alfabetização e Letramento; Teorias Linguísticas e Alfabetização e Estágio Supervisionado na Educação Infantil .É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino (FORMACE/UERN), sendo membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação (UFRN). É membro da Pesquisa: Expansão e qualidade da Educação Superior no contexto do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024: Transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social em desenvolvimento pela UFG e UFRN. Professora da Educação a Distância da UERN.
Jaqson Alves Santos – Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Especialista em Tradução Interpretação e Docência em Libras pela UNÍNTESE; Graduação em Letras Vernáculas e Letras Libras pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Hodiernamente, professor assistente da UFSB – Campus Paulo Freire na cidade de Teixeira de Freitas – BA; Vice-presidente do Comitê de Políticas Linguísticas da UFSB (Portaria n° 791/2019) e Vice-coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas tecnologias da UFSB – Campus Paulo Freire (Portaria nº 009/2022). Membro dos grupos de estudos e pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas – GEPIMA da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas e Recursos Midiáticos ? GEPIMARM da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Grupo de Pesquisa Currículo, Diferença e Formação de Professores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Grupo de Estudos Multidisciplinares em Ciências e suas Tecnologias – GEMCT da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira – GELIS da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva – GEPEEI da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
José Arnor de Lima Júnior – Mestrando em Educação pelo Programa Pós-graduação em Educação – PPGEdu da UFPE, Possuo graduação de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Natalense de Educação Superior INAES (2008) e Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2010), Especialização em Libras pelo Estácio/FATERN (2012). Atualmente é professor de Libras do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação – DPSIE do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Campus Recife/PE. Atou como Coordenador de Monitoria (PROGRAD) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Tenho experiência na área de Educação de Surdos, com ênfase em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Atualmente desde em 2018 a data presente, Vice coordenador do Projeto o pré-vestibular acadêmico da UFPE Gradação do Centro da Educação, Participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos – GEPESES e Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Léxico da Libras – GRUPELL e participar como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa: Instrução em Libras como L1 e L2 – GELIL2. Atua como professor formador da DEAD/CAPES/UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Letras Libras e Atualmente como Monitoria de Tradução e Interpretação do Curso de Pós-graduação (Especialização – Lato Sensu): Tradução de Textos de Português para Libras do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e Sub coordenação do Projeto de Extensão do Curso de Formação em Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
José Max Santana – Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Linguística Textual e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Vale do Salgado (FVS). Graduado em Letras/Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, com foco na Análise Textual dos Discursos (ATD), atuando, principalmente, no nível semântico do texto e suas Representações discursivas.
Josinaldo Pereira de Paula – Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras/Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, dedicando-se, especialmente, a estudos das seguintes temáticas: Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos (ATD), com ênfase em textos orais, midiáticos e jurídicos. Também desenvolve pesquisa na área de memórias no Programa de Cultura sertaneja (PROCULT) e Museu de Cultura Sertaneja (MCM), ambos da UERN, Atuou como professor temporário do Departamento de Letras vernáculas, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2018 a 2020. Atuou como professor temporário da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), do estado do Rio Grande do Norte. Atuou como professor formador do curso a distância de Letras LIBRAS da UERN e professor temporário das secretarias de educação de Portalegre/RN, Pau dos Ferros RN e Viçosa/RN. Atuou como Secretário de Educação e Desporto do Município de Portalegre/RN. Atualmente é Professor pesquisador da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), atuando no Departamento de Letras Estrangeiras do Campus de Pau dos Ferros, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Maria Adriana Domingos da Costa Uchôa – Mestre em Letras com linha de pesquisa em Libras pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes-MG e em Negócios da Moda pelo Centro Universitário SENAC/SP. Licenciada em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/UNIASSELVI e em Letras-Língua Portuguesa pelo Instituto de Educação Elvira Eyrell-ISEED. Graduada em Design pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. É proficiente em Libras pela UFPB e pelo ProLibras de ensino MEC/2015. Formada em tradução e interpretação de Libras pelo Centro de Referência em Atendimento Especializado do Ceará-CREAECE. Atua como professora substituta do curso de Letras Libras da UFCG e como professora formadora pela CAPES para a formação de discentes pelo programa, Universidade Aberta do Brasil-UAB nas áreas de Libras e de Artes. Trabalha como Tradutora e Intérprete,voluntária, de Libras em instituições religiosas não governamentais. Atuou como intérprete e professora de Libras na Graduação e no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Trabalhou na tutoria de Libras pelo programa UFC/Virtual da Universidade Federal do Ceará-UFC. Atuou na Licenciatura de Letras-Libras como articuladora pela UNIASSELVI, em Fortaleza. Possui experiência no ensino e interpretação de Libras na graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de Fortaleza. Atuou como guia-intérprete de Libras no ensino médio pelo Instituto Cearense de Educação de Surdos do Ceará-ICES. Foi bolsista do Projeto de Iniciação à Docência pela UFCG.
Maria Cleonice Soares Tavernard – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – RENOEN/IFRN. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSEDUC/UERN. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERN. Tem como principal linha de investigação a Formação Inicial de professores; contos literários; Educação libertadora; Educação Popular; Estudos em Paulo Freire; Estudos relacionados a psicologia da educação; Estágio Supervisionado; Estudo da Realidade, teatro do oprimido. Membro do Projeto de Extensão LEFREIRE – Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Linguagens – GEPEL, na linha Educação Popular, História e Memória. Membro do Projeto de Extensão Leitura e Escrita na Sala de Aula. Membro do Projeto de Extensão Teatro Imagem na sala de aula. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. Membro da Cátedra Paulo Freire RN.
Maria Márcia Fernandes de Azevedo – Mestra em Ensino (2022), uma associação ampla da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Especialista em em Docência, Tradução/Interpretação e Proficiência pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte – FATERN (2012). Graduada em Letras, com habilitação em Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2010). Atualmente é professora do Magistério Superior no ensino de Libras na UFERSA. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Texto – GPELT. Experiência na área de Letras e Escrita de Sinais, com ênfase em Língua de Sinais e Literatura Surda.
Maria Thaís de Oliveira Batista – Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior e em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IESMIG). Além de especialização em Ensino de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, bem como em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). Faz parte do Grupo Núcleo de Estudos em Educação – NEED, da UERN, atuando como pesquisadora da Linha Práticas Pedagógicas e Formação do Educador – PPFE. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande. Tem interesse em pesquisas nas seguintes temáticas: Relações de Gênero na Educação Infantil; Infância e processos de socialização; Sociologia da Infância; Culturas Infantis; Estudos da Infância; Estudos antirracistas na infância; Pesquisas emancipatórias, decoloniais e antirracistas. Parecerista Ad Hoc da Revista Valore, Editora IFMG e professora avaliadora de Projetos de Pesquisa do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.
Mauro Silvano Medeiros Pereira – Professor/pesquisador de/da LIBRAS da/na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Tutor a Distância do Curso de Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UERN); Interesse nas áreas de Semiótica Social, Multimodalidade, Educação de Surdos, Experiências docentes e Práticas de Cultura Corporal.
Michel de Lucena Costa – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2010), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica da cultura, música, orfeu da conceição, candomblé e samba.
Rafaela de Medeiros Alves Korossy – Mestra e Doutorando em Linguística da Universidade Federal de Paraná – UFPR. Professora do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Especializada em LIBRAS – Docência, Tradução/Interpretação e Proficiência da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) e Especializada em Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais e certificação de Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS) – Nível Médio e Nível Superior, da UFSC e MEC.
Renata de Arruda Câmara Silva – Mestra em Ciências da Educação, Licenciada em Geografia e Letras/Libras; Especialista no Ensino da Geografia e Educação inclusiva com ênfase em Libras; Tradutora intérprete do par linguístico Libras/Português- Tilsp; Graduação em Psicologia; Servidora pública estadual (CE) lotada na sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado); professora da disciplina de Libras nas Faculdades Plus e FATENE ; professora de Psicologia na FATENE; professora formadora bolsista na UERN do curso de Letras/Libras; membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – OAB(CE) gestão 2022/2024; Psicóloga bilíngue voluntária do Instituto Bia Dote – projeto Terapia na cidade e membra das comissões temáticas do CRP11 Psicologia e pessoas com deficiência e Psicologia e Saúde.
Roniê Rodrigues da Silva – Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD/Capes). É Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Identidade Nacional, Literatura e Alteridade e Literatura e Sociedade. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, credenciado no Mestrado e Doutorado em Letras, onde desenvolve pesquisas na área da Pós-Graduação.
Ruan Sousa Diniz – Doutorando em Estudos da Linguagem/Tradução (PUC-Rio). Mestre em Estudos Linguísticos (FFP-UERJ). Atualmente é professor da ensino básico, técnico e tencológico (EBTT) na área de Libras, no Colégio Pedro II e tradutor e intérprete de libras e português na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui experiência em tradução e interpretação da libras para o português no contexto midiático na TV INES, em peças teatrais, congressos nacionais e internacionais, palestras de diversos ramos e interpretação de eventos, além de docência e tutoria em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na UFRJ, UNILAB, UERN, UFMT, UNIASSELVI, Instituto INFNET e no INES. Membro do Grupo de Pesquisa NEIS – Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS, filiado À UFRJ, e do GEPTILS – Grupo de Pesquisa em Estudos da Tradução e Interpretação em Línguas de Sinais, filiado à PUC-Rio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre contato linguístico entre traduções da libras e português, a partir da Gramática de Construções Diassistêmica e também sobre formação verticalizada de tradutores e intérpretes de libras e português na perspectiva da educação profissional e tecnológica. É filiado a AGITE-RJ, Abralin e ABRAPT.
Victor Lopes Bezerra – Professor de LIBRAS na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Libras pela Faculdade de Vendo Nova do Imigrante (FAVENI). Tradutor/intérprete Surdo de Libras e Língua Portuguesa. Presidente da Associação de Surdos de Pau dos Ferros (ASPF). Pesquisador nas áreas de acessibilidade linguística para surdos, tecnologias e ensino de Libras.