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Corpo docente

Amanda Mikally Nobre de Souza: Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com bolsa pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocenteEPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFes). Possui licenciatura em Letras Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Interdisciplinar, intitulado: “Formação docente e promoção da saúde numa perspectiva interdisciplinar”; também patrocinado pela CAPES; monitora do Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP) dos cursos de: Produção Textual I e Língua Brasileira de Sinais; voluntária PIBIC/CNPq, do Grupo de pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) – UERN, com projeto de pesquisa intitulado “A construção de referentes no discurso jornalístico: uma análise do processo de recategorização em notícias de portais online”. Possui interesse voltado para os estudos na área de metodologia científica e Linguística, especialmente nos seguintes temas: textos acadêmicos, elaboração de projetos de pesquisa, linguística textual, referenciação, práticas argumentativas, ensino de língua portuguesa e produção textual.

Ciro Leandro Costa da Fonsêca: Doutor em Estudos do Discurso e do Texto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Possui, ainda, mestrado em Letras; Especialização em Literatura e estudos Culturais e Graduação em Letras Língua Portuguesa pela mesma IES. Pesquisador na área de Literatura Brasileira e Cultura Popular, onde os principais campos de interesse são: Língua Portuguesa, Literatura, Memória, Identidade, Poesia Popular, Metodologia do Trabalho Científico, Sociologia, Antropologia, Psicologia Social e Relação das Ciências Sociais com a Literatura. Premiado em terceiro lugar com o Prêmio Literário Escritor Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde) em 2017 pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL) e Prêmio “O Cearense 2018 ? uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso”, no ano de 2018, promovido pelo Instituto Myra Eliane e Associado da Academia Marial de Aparecida. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN)/ Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Crígina Cibelle PereiraPossui Graduação em Letras Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros (2005); Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora na Categoria Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) do Campus da UERN em Pau dos Ferros. É líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Iniciou sua docência na Educação Básica, na Escola Estadual Manoel Raimundo. Na Educação Superior, iniciou como Técnica Administrativa no CAPF (2007), depois docente do Ensino Superior, tendo iniciado suas atividades como Professora Substituta de Língua Portuguesa no DLV/CAPF/UERN (2009) e, logo no ano seguinte, em 2010, exerce as suas funções de docente efetiva do DLV, atuando ainda no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem experiências de Gestão, na Chefia do Departamento de Letras Vernáculas, no período de 2014 a 2018. Atualmente, exerce a função de Coordenadora do PROFLETRAS. Tem experiência na área de Ensino, com foco no ensino de produção de texto, gêneros acadêmicos e novas tecnologias.

Daliane Pereira do Nascimento: Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2018) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Letras, com área de concentração em Estudos do Discurso e do Texto, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, com bolsa de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o projeto PIBID/CAPES 2015-2016 e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), durante os projetos PIBIC/CNPq 2016-2017 e PIBIC/CNPq 2017-2018. É membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED), desenvolvendo pesquisas sob o enfoque teórico da Análise Textual dos Discursos (ATD), com interesse voltado para nível 7 que recobre o fenômeno da responsabilidade enunciativa. Realiza estudos, ainda, na interface Linguagem e Direito, mais precisamente, acerca do texto/discurso jurídico, bem como acerca do gênero Redação do ENEM.

Dalva Teixeira da Silva PenhaPossui graduação em Letras – Habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1989). Tem Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/PPGEL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2010). É Doutoranda em Letras, pelo Programa de Pós-graduação em Letras/PPGL da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Atualmente, é professora Adjunto I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando na graduação em Letras – língua portuguesa, é membro do grupo de pesquisa GRED – Grupo de Estudos do Discurso. Tem experiência em Linguística Aplicada, com ênfase nos estudos da linguagem na visão de Bakhtin, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, produção de texto, autoria, estilo, leitura e escrita na escola, ethos discursivos.

José Juvêncio Neto de Souza: Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Atualmente é membro do grupo de pesquisa: Lexicologia, Terminologia e Ensino LETENS. Foi membro do projeto intitulado Verbete lexicográfico, Multimodalidade e Metadiscurso: uma abordagem pragmático-discursiva, bolsista PIBIC CNPq 2015/2016 do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC), patrocinado pelo conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq) e pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), sendo anteriormente bolsista PIBIC CNPq 2014/2015 e membro Grupo de Pesquisa em Estudos Lexicográficos, também na qualidade de bolsista com um projeto intitulado Verbete lexicográfico, Multimodalidade e Estilo: uma abordagem semiótica.

José Gevildo VianaProfessor do Departamento de Letras Vernáculas do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN (2001). Especialista em Linguística Aplicada – UERN (2003). Mestre em Letras -PPGL\UERN (2010). Doutorando em Letras – PPGL\UERN (2017). Vinculado aos seguintes grupos de pesquisas: Grupo de Estudos do Discurso (GRED\CAMEAM\UERN); Grupo de Estudos do Discursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (GEDUERN) Tem experiências com trabalhos na área de Análise do Discurso Francesa e também na área de Ensino de Língua Materna (Português).

Lucineide da Silva CarneiroPossui graduação em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006), especialização em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Professor Assistente III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Manoel Freire RodriguesGraduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995), com Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É professor de literatura brasileira, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade, do qual foi coordenador no quadriênio 2012-2016. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura (UERN), da Base de Pesquisa Formação da Literatura Brasileira (UFRN), e coordenador do Grupo de Trabalho Literatura e Sociedade na Anpoll. Membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação (CIPI/PROPEG/UERN), no período de 2012-2016. Desenvolve pesquisas em Literatura Brasileira, especificamente prosa de ficção moderna e contemporânea, numa abordagem que enfatiza na relação entre forma literária e processo social.

Maria Aparecida da CostaGraduação em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), graduação em Bacharelado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001); Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora Assistente II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura.

Maria Edneide Ferreira de CarvalhoPossui graduação em Letras – Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente do quadro efetivo do Departamento de Letras, do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura popular e ensino, literatura e ensino, metodologia da pesquisa científica.

Maria Leidiana Alves: Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2021). Possui Mestrado Acadêmico em Letras, também pelo PPGL/UERN (2011) e graduação em Letras (hab. Língua Portuguesa e respectivas Literaturas) (2009), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, do Programa Talento Jovem, no período de 08/2004 a 07/2005; como Bolsista PIBIC/CNPq no período de 08/2005 a 02/2009; como Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UERN, Subprojeto Interdisciplinar, do Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF, no período de 01/03/2014 a 01/03/2016 e como coordenadora de área do PIBID/UERN, Subprojeto Língua Portuguesa, Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, no período de 11/2020 a 04/2022. Atualmente, é professora Adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas, do CAP/UERN. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Literatura e Linguagem – GELIN. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Ensino e Nova Retórica, atuando, principalmente nos temas relacionados ao ensino de língua portuguesa e argumentação no discurso.

Mauro Silvano Medeiros PereiraProfessor/pesquisador de/da LIBRAS da/na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Tutor a Distância do Curso de Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UERN); Interesse nas áreas de Semiótica Social, Multimodalidade, Educação de Surdos, Experiências docentes e Práticas de Cultura Corporal.

Rosa Leite da CostaPossui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), especialização em Linguística Aplicada(2005) e Mestrado acadêmico em Letras, PPgL,UERN (2010). Atuou durante dez anos como professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (Prefeitura Municipal de São Miguel /RN). Atualmente, é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, linguagem, argumentação.

Secleide Alves da Silva: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006), especialização em Leitura e Produção Textual por esta mesma instituição; e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática, Produção Textual, intertextualidade, letramento, análise do discurso.

Vanessa Bastos Lima: Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Estudos Literários também pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Participou do projeto: Imagens em Movimento – Aspectos da Literatura Brasileira no Cinema Nacional, coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio Cledson Novaes. Foi bolsista de iniciação científica com a pesquisa intitulada: Retratos da Mulher Sertaneja: a figura feminina nas obras Deus e o diabo na Terra do Sol e Luzia-Homem. Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi professora substituta da área de Literatura da Universidade do Estado da Bahia, Campus XXIII-Seabra (2011- 2014), e também foi docente substituta de Literatura da UEPB , campus VI, ( 2014 -2015). Foi professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de João Pessoa( 2015 – 2018 ), também professora substituta de Língua Portuguesa do IFPB campus Cabedelo (2016 – 2018); Atualmente é Professora assistente efetiva de Literatura da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN) – CAMEAM, Departamento de Letras Vernáculas.

Victor Lopes BezerraProfessor de LIBRAS na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Libras pela Faculdade de Vendo Nova do Imigrante (FAVENI). Tradutor/intérprete Surdo de Libras e Língua Portuguesa. Presidente da Associação de Surdos de Pau dos Ferros (ASPF). Pesquisador nas áreas de acessibilidade linguística para surdos, tecnologias e ensino de Libras.