EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Corpo Docente

Docentes efetivos

Charles Albuquerque Ponte

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Conto de Língua Inglesa no Século XX pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Cinema Norte-Americanos pós 1960 e teoria literária.

Currículo Lettes: http://lattes.cnpq.br/3462573808708739

Concísia Lopes dos Santos

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Língua Portuguesa – Leitura, produção de texto e gramática (2008), Especialização em Literatura Afro-brasileira (2014) – também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado(2010) e Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem – Literatura Comparada – pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Adjunta II de Teoria da Literatura no Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua e Literatura Latina, Teoria da Literatura, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0554450524672928

Edilene Rodrigues Barbosa

Possui graduação em Licenciatura Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e doutorado em Filosofía y Letras pela Universidad de Alicante (2021). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:AD, acessibilidade, Gestos, Explicitação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635229343153125

Evaldo Gondim dos Santos

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000), é especialista no Ensino de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) pela Universidade Estadual do Ceará e Doutor em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Adjunto IV no Departamento de Letras Estrangeiras, Campus de Pau dos Ferros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de letras, com ênfase nas literaturas de língua inglesa, atuando especificamente nos seguintes temas: fabulação criadora e tradução intersemiótica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950431625502448

Francisco Edson Gonçalves Leite:

Graduado em Letras (habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestre e Doutor em Letras pela mesma universidade. Professor de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, duplo e literatura fantástica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4873193353701048

Francisco Lindenilson Lopes: 

É doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem Mestrado e Graduação em Letras Língua Espanhola pela mesma universidade. É Especialista em Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como pesquisador, possui experiência nas áreas de Linguística Textual, bem como em Ensino de Línguas e Literaturas estrangeiras. Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, tendo também atuado como professor do Curso de Pós-graduação em Língua Espanhola da Faculdade Internacional do Delta (FID) e do Curso de Pós-graduação em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira do CERES/UFRN. Atuou também na graduação em Letras (Língua Espanhola) do CERES/UFRN, bem como na graduação em Letras Língua Espanhola do IFRN/UAB. Atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), docente pesquisador no Grupo de Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras(EALE), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3123573461158852

Francisco Roberto da Silva Santos: 

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – UERN. Possui mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), durante a qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística, com enfase em Linguística Sistêmico Funcional, Multimodalidade Discursiva e Semiótica Social. Atua também como membro dos seguintes grupos de pesquisa: EALE/UERN – Grupo de Estudos Aplicados ao Ensino de Línguas Estrangeiras; e EFEL/UERN – Grupo de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1314553611748467

Gilton Sampaio de Souza

Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Professor e pesquisador. Linguista de formação e atuação, é graduado em Letras (Pau dos Ferros) e especialista em Didática do Ensino Superior (Mossoró), ambos pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada (Estudos da Linguagem) pela UFRN (Natal) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara). Tem Pós-Doutorado em Estudos Comparados – Português/Francês pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Pertence ao quadro efetivo de servidores da UERN, como professor adjunto IV, na área de Linguística. Está cedido ao Governo do Estado do RN desde 26 de fevereiro de 2019 para atuar na FAPERN. É docente permanente do PPGL/UERN, Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras, e do PROFLETRAS (Mestrado Profissional) Unidade Pau dos Ferros. Tem experiências em Gestão Universitária e Acadêmico-Científicas (em diferentes níveis), tendo sido Diretor do Campus da UERN Pau dos Ferros por dois mandatos, de 2007 a 2011 e de 2012 a 2016, e atuado, em épocas e mandatos diferentes, como Chefe do Departamento de Letras, Coordenador de Especializações em Linguística Aplicada e outras, Coordenador e Vice-Coordenador do PPGL/UERN e Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN). Ex-líder e membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território (GPECT), certificados pelo CNPq, tem publicações em livros e em artigos em periódicos na grande área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Argumentação e Retórica; Memória, Cultural Local e Identidade; Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, GELNE e AINPGP, sendo o atual presidente desta última.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3773731288635522

Jaciara Limeira de Aquino

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2019), mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/PPGL (2011), mestre em letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras/UERN (2015), graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e respectivas literaturas pela mesma instituição (2009). É professora permanente, Nível III, com docência em Língua Portuguesa no nível médio pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, Governo do Estado do Rio Grande do Norte. É Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no Departamento de Letras Estrangeiras – DLE, do Campus Avançado de Pau dos Ferros – DLE. Tem interesses pela área da Linguística Aplicada, mais especificamente pelo campo dos estudos críticos do letramento com foco em projetos de letramento, educação, ensino e formação de professores. É professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UERN/CAPF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2979594244880443

Jailson José dos Santos

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (1998). Concluiu três cursos de pós-graduação latu senso: 1) Especialização em Linguística Aplicada pela UERN (2001); 2) Especialização em Linguagens e Educação, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar – UNP (2003); e 3) Especialização em Língua Inglesa pela UERN (2005). Exerceu a função de Professor Permanente de Língua Inglesa junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEE/RN) no período de setembro de 2000 a abril de 2014. Atualmente, exerce a função de Professor Permanente, na categoria Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Avançado da UERN em Pau dos Ferros (CAPF). Cursou Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2009). É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela UERN. Em 2013, participou do Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDPI) – promovido pela CAPES e FULBRIGHT, participando do Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa nos Estados Unidos, na Universidade Internacional da Flórida (Florida International University – FIU). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada (LA), Análise Dialógica dos Discursos (ADD) e Língua Inglesa, atuando, principalmente, nas seguintes áreas e temas: discursos sobre a formação de professor de Inglês como Língua Estrangeira, Avaliação e uso de livros e outros materiais didáticos de Língua Inglesa, ensino (crítico) da leitura em inglês como LE.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7757868120391992

José Cezinaldo Rocha Bessa

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). Como função administrativa, desempenhou a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas gestões 02/2018-02/2020 e 02/2020-02/2022. É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial das Edições UERN e da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar – GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1º Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4441063127606204

José Rodrigues de Mesquita Neto

Graduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (2010). Mestre em Lingüística Española pela Universidad San Lorenzo – Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Central (2018) e doutor em Letras pela UERN, campus Pau dos Ferros (2020). Realizou estágio de pós-doutoramento sob supervisão da profª. Drª. Ana Graça Canan pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN), desenvolvendo estudos sobre ensino de pronúncia em IES do RN. Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), vice-líder do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e membro pesquisador do Grupo de pesquisa PROVALE – Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) e professor do Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (ProfLetras).Já atuou como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordenou o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN) de 2015 a 2018.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8407199058227431

Lidiane de Morais Díogenes Bezerra

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, reescrita, livro didático, produção textual.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4674844318235214

Marcos Antonio da Silva

Graduado em Letras, habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou Especialização em Ensino da Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cursou mestrado acadêmico em Letras, também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É professor adjunto III da universidade supracitada e atua na graduação lecionando as seguintes disciplinas: Língua Inglesa, Fonética e Fonologia I e II (Inglês), Leitura e Produção Textual I e II (inglês), Música e Ensino de Línguas I e II.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1504045087012490

Marcos Nonato de Oliveira

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Membro do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas (língua inglesa e materna), livro didático e tecnologias digitais aplicados ao ensino de línguas. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAPF na Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0789099382450978

Maria Eliete de Queiroz

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), principalmente por meio dos estudos semânticos da representação discursiva e do Plano de texto. Interasse-se também por trabalhos que discutam estudos do texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, produção e ensino de textos. Tem experiência de pesquisa em estudos e análises de textos, em produção textual, em gêneros textuais e em ensino.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3521788341452076

Marta Jussara Frutuoso da Silva

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). É especialista em Docência e Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2010). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora do sub-projeto Residência pedagógica Espanhol da UERN-CAPF. Atualmente é professora do Curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola da UERN. Atuando principalmente nas disciplinas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispanoamericana e as disciplinas relacionadas ao ensino e formação de professores. Já atuou também como professora formadora, conteudista e orientadora da Universidade Aberta do Brasil ? UAB na modalidade a distância pelo IFRN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase Ensino de Línguas e Literatura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0909316937106404

Rosângela Alves dos Santos Bernardino

Possui graduação em Letras/Português (2006) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com a Análise do Discurso e com Teorias Enunciativas, interessando-se principalmente por temas como: texto, discurso e construção de sentidos, gêneros do discurso, gêneros acadêmico-científicos, discurso citado, reformulação e paráfrase, responsabilidade enunciativa e autoria, produção e ensino de textos na universidade, ensino de língua portuguesa, livro didático de língua portuguesa. É membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED), na UERN, e do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos (ATD), na UFRN. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) no período de 2019 a 2021. É docente permanente no PPGL e no Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (PROFLETRAS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1876582685706375

Tatiana Lourenço de Carvalho

Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – 2021-2024. Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN, Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC) do PosLA/UECE e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais para a comunicação escrita, letramentos na web, formação de professores, Educação a Distância (EaD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9389437501560349

Docentes temporários:

Joilton Garcia do Amaral

Mestre em Ciências da Linguagem (PPCL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2023). Licenciado em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2021). Técnico em Petróleo e Gás pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1544974527915221

Maria das Graças de Oliveira Pereira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE (UERN-CAMEAM) ; Cursou o Curso de Idiomas Rede E-Tec (IFPB) Módulo I; Técnica em Segurança no Trabalho (IFPB) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UERN); Especialista em Curso de Especialização Profissional em Pedagogia e Docência Universitária: Gestão e Processos Acadêmicos e Especialista em Curso de Especialização Profissional em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais ambos pelo CEFOP- Centro Fapaz de Ensino e Formação de Professores; Graduada no curso de Letras- Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Graduada no curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, tendo desenvolvido diversos trabalhos enquanto Monitora de Cursos de Extensão e Monitora do PIM- Programa Institucional de Monitoria e também bolsista Pibic Júnior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte intitulada de: II Etapa da pesquisa ? O Planejamento de Ensino das Escolas Públicas do Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclos ): dos fundamentos teóricos dos planos a pedagogia que subjaz as práticas pedagógicas dos professores”, na qualidade de bolsista PIBIC/JR/CNPq. Atualmente exerço atividades no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola – GEPPELE e no Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil (NUPELE). Áreas de interesse de estudo: Literatura e ensino, linguística aplicada, literatura e tecnologias, formação docente, análise e avaliação de material didático, avaliação, leitura e compreensão leitora, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), gêneros textuais e/digitais, tecnologia e ensino de línguas, multimodalidade, educação de Jovens e adultos, educação a distância, ensino de línguas e produção e análise de materiais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8924648054092083

Docentes bolsistas da FAPERN

Josinaldo Pereira de Paula

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras/Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, dedicando-se, especialmente, a estudos das seguintes temáticas: Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos (ATD), com ênfase em textos orais, midiáticos e jurídicos. Também desenvolve pesquisa na área de memórias no Programa de Cultura sertaneja (PROCULT) e Museu de Cultura Sertaneja (MCM), ambos da UERN, Atuou como professor temporário do Departamento de Letras vernáculas, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2018 a 2020. Atuou como professor temporário da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), do estado do Rio Grande do Norte. Atuou como professor formador do curso a distância de Letras LIBRAS da UERN e professor temporário das secretarias de educação de Portalegre/RN, Pau dos Ferros RN e Viçosa/RN. Atuou como Secretário de Educação e Desporto do Município de Portalegre/RN. Atualmente é Professor pesquisador da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), atuando no Departamento de Letras Estrangeiras do Campus de Pau dos Ferros, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3920232198999873