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Licenciatura em Geografia

O Curso de Graduação em Geografia, modalidade Licenciatura Plena, integra o Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF / UERN. O referido Curso foi implantado levando-se em consideração as demandas da sociedade do Alto Oeste Potiguar, de acordo com o Fórum de Discussão para Implantação dos Novos Cursos do CAMEAM. Sua criação oficial se deu a 29 de dezembro de 2003, através da Resolução Nº 046/2003 – CONSEPE, mas as atividades foram iniciadas apenas no 2º semestre letivo de 2004, configurando-se, portanto, como um Curso recentemente implantado.

O funcionamento regular das atividades referentes às duas turmas iniciais (2004 e 2005), com base no currículo antigo, ocorreu exclusivamente no turno matutino até o semestre letivo 2010.2. No entanto, devido a implantação de uma nova matriz curricular, o horário de funcionamento do curso expandiu-se, a partir do semestre 2006.2, desenvolvendo as atividades acadêmicas nos turnos matutino e noturno. Essa ampliação do horário, está diretamente relacionada a área de abrangência do CAPF, abarcando 37 (trinta e sete) municípios do Estado do Rio Grande do Norte, estendendo-se também por alguns municípios dos Estado do Ceará e da Paraíba. Neste sentido, os alunos residentes nestes municípios circunvizinhos utilizam transportes disponibilizados pelas prefeituras, apenas nestes horários, tornando-se esse o principal motivo para a escolha dos turnos supracitados.

O Curso de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros- CAPF/UERN concebe este instrumento enquanto norteador das ações voltadas ao desenvolvimento acadêmico-profissional do Curso de Geografia desta instituição. É através deste Projeto que se define a postura ético-profissional dos professores e alunos, bem como o perfil do licenciado que o Curso pretende formar, no intuito de assumir um compromisso sócio-político perante os anseios e necessidades da sociedade do Alto Oeste Potiguar.

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL 

O Curso de Geografia volta-se para a preparação de profissionais licenciados, habilitados para o pleno exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, tanto em ambientes formais, quanto em ambientes não-formais de ensino, que requeiram a atuação do profissional licenciado em Geografia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Contribuir para a melhoria do ensino básico em Geografia, com a formação qualitativa de licenciados para o pleno exercício do magistério;
  • Viabilizar espaços e instâncias que propiciem uma relação efetiva e indissociável entre as dimensões de ensino, de pesquisa e de extensão universitária;
  • Formar profissionais em Geografia que possam compreender e intervir sobre a realidade socioespacial;
  • Promover a afirmação de espaços de debate, como forma de possibilitar a universalidade do conhecimento e a transversalidade dos conteúdos.

COMPETÊNCIAS EHABILIDADES

As competências e habilidades do licenciado são baseadas em conformidade com a Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002, relacionadas a seguir:

HABILIDADES GERAIS 

  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Planejar e realizar atividades de campo, referentes à investigação geográfica;
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Propor e elaborar projetos de pesquisas e de intervenção no âmbito da área de atuação da Geografia;
  • Utilizar os recursos da informática em consonância com as novas linguagens articuladas para o mundo da educação;
  • Dominar a língua portuguesa e incentivar o idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

HABILIDADES ESPECÍFICAS

  • Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e os problemas propostos;
  • Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos de dados geográficos;
  • Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
  • Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
  • Organizar o conhecimento espacial, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.