Ciências Econômicas – Campus avançado de Pau dos Ferros

Matriz 2015.2: 3000h

Matriz 2021.2: 3360h

• Tempo do Curso:

entre 5 e 7 anos (Máximo)

• Correio Eletrônico:

dec_pferros@uern.br

• Objetivo do Curso:

O Curso de Ciências Econômicas do CAPF tem como objetivo primordial formar profissionais de nível superior compromissados com o estudo da realidade socioeconômica brasileira, sintonizado com as concepções críticas mais recentes sobre o mundo globalizado, com destaque à compreensão transdisciplinar dos novos enfoques paradigmáticos, ensejando um sólido investimento de formação teórica, histórica e instrumental. Pretende-se também, gerar capacidade para tomada de decisões e resoluções de problemas múltiplos que a realidade propicia a cada momento, assegurando a qualidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos.

Objetivos específicos

1. Ensejar ao aluno o comprometimento com a realidade político-sócio-econômica brasileira embasado numa consistente formação teórica, histórica e instrumental;
    2. Propiciar o pluralismo metodológico enquanto instrumento imprescindível para a absorção do conhecimento, destacando o caráter plural da ciência econômica a qual se utiliza de correntes de pensamentos e paradigmas diversos;
    3. Incentivar e destacar o estudo da realidade regional enfocando as causas e os efeitos da sua problemática econômica frente às outras regiões do país;
    4. Transmitir ao estudante, ao longo do curso, o senso ético com responsabilidade social necessário ao profissional economista;
    5. Formar profissionais capazes de interpretar, analisar e criticar a realidade socioeconômica e nela intervir; e analisar a conjuntura econômica, seus cenários e suas tendências.

• Perfil do Formando:

O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar a formação de um profissional que tenha sólidos conhecimentos históricos, habilidades com instrumentais analíticos e de mensuração dos fenômenos econômicos, além de uma consciência social, capaz de compreender e formular políticas para o enfrentamento das adversidades socioeconômicas do país.

– Área de atuação do Economista De acordo com o Conselho Federal de Economia – COFECON, o Bacharel em Ciências Econômicas, pode atuar, dentre outras, nas seguintes áreas:
– Elaboração da Viabilidade Econômica de Projetos;
– Orientação Financeira;
– Mercado Financeiro;
– Assessoria de Projetos Agroindustriais/Agrobusiness;
– Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura;
– Orçamentos;
– Arbitragem;
– Recálculo de contratos; Consultoria em Fusão, Aquisição e Incorporação;
– Estudo e Orientação de Viabilidade Econômica de Novas Empresas;
– Economia de Empresas;
– Perícia;
– Consultoria e Assessoria;
– Orientação em Comércio Exterior;
– Elaboração de Estudos Mercadológicos;
– Professor;
– Setor Público;
– Análise de Conjuntura Econômica e Pesquisa;
– Entidades;
– Diversas Assessorias Econômicas;
– Outras possibilidades de atuação seriam como diretor, gerente, controle, executivo, empresário, empreendedor, perito, analista entre outros.

• Campo de Atuação:

O papel do Bacharel em Ciências Econômicas é analisar e explicar a conjuntura atual, apontando tendências de curto, médio e longo prazo. É preparado para atender à sociedade nas bases de sua maior necessidade: a de pensar e decidir por meios que promovam a possibilidade de sustentação e sobrevivência de todos, o que se faz através da Economia. É nesse quadro que o ensino da Economia deve ser pensado, com a preocupação central de incorporar, tanto no plano do conhecimento da realidade, como no da ação sobre essa realidade de profundas transformações vividas nas últimas décadas aqui e em economias fora do país,semse distanciar das demandas relacionadas ao mundo do trabalho. Além disso, como ciência social, ganha proeminência no curso de ciências econômicas o debate atual sobre economia e saúde, especialmente sobre a pandemia do Covid-19 e suas implicaçõessocioeconômicas.

• Atribuições do profissional formado:
    1. Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
    2. Leitura e compreensão de textos pertinentes às Ciências Econômicas;
    3. Capacidade dissertativa em monografias, pareceres e relatórios;
    4. Senso crítico na utilização do instrumental teórico-econômico quando em análise de situações históricas concretas;
    5. Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;
    6. Priorizar a problemática regional do Nordeste, a economia local e sua inserção no contexto nacional.