- Código
DLL2021
- Modalidade
Licenciatura, ensino a distância.
- Número de vagas por semestre/ano: 2021.1 – 150 (Polos de: Grossos, Luís Gomes, Martins, Natal e Parnamirim). 2023.2 – 180 (Polos de: Assu, Guamaré, Marcelino Vieira, Natal, Parnamirim e Patu).
Turno de funcionamento: Integral
Número máximo de alunos por turma: 30
Sistema: Créditos com matrícula semestral
Forma de Ingresso no Curso: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – AC, PCD e PPI. Análise curricular – PEB (Professor da Educação Básica). - Carga Horária Total:
Carga Horária Total do Curso: 3.620 horas (2.100 horas de Disciplinas Obrigatórias; 120 horas de Disciplinas Optativas; 405 horas de Prática Como Componente Curricular; 420 horas de Estágio Supervisionado; 375 horas de extensão e 200 horas de Atividades Complementares). - Tempo do Curso:
Tempo de Integralização: Mínimo de 04 anos (08 semestres) e máximo de 05 anos e meio (11 semestres) letivos.
Correio Eletrônico:
letraslibrasead.pferros@uern.br
- Objetivo do Curso
O Curso de Letras Libras EaD busca formar profissionais competentes para atuarem como professores da área de LIBRAS na Educação Básica, com capacidade de produzir e divulgar conhecimentos nesta área. Além disso, pretende que esses profissionais desenvolvam competências em termos de (in)formação e autonomia, sendo capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos
- Perfil do Formando
O profissional formado a partir das diretrizes contidas neste documento e permeadas pelas leis que o regem, deve ser capaz de atuar no ensino de forma abrangente e solidária, tendo em vista sua formação interdisciplinar e cultural.
Como o curso em Letras Libras transcende o viés do ensino, espera-se que o profissional habilitado pelo curso atue também no sentido de sempre ampliar e pluralizar as ideias, respeitando as questões pertinentes as diferenças e a diversidade cultural.
Ademais, conforme mencionamos anteriormente sobre o perfil do profissional a ser formado, esperamos que o formado em Letras Libras possa ter domínio da competência comunicativa, no sentido de ler, produzir e interpretar textos tanto em LIBRAS quanto em Português; adquira a proficiência necessária na Libras; atue de forma competente e humana como professor que incentiva seus alunos a desenvolver seus conhecimentos e habilidades cognitivas, culturais e linguísticas; produza em todos os âmbitos da sociedade discussões que propiciem o aprimoramento do ensino/aprendizagem da LIBRAS; tenha consciência crítica do seu papel como educador; e também promova a integração entre teoria e prática para tornar seu ensino efetivo.
- Campo de Atuação
O Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS objetiva atender à necessidade de recursos humanos, a formação de profissionais, com domínio da Língua Brasileira de Sinais como L1 e o Português na modalidade escrita como L2 e de suas respectivas Literaturas. Os profissionais formados no referido curso estão direcionados a atuarem como professores, pesquisadores, tradutores, intérpretes. Com essas dimensões, preocupa-se, também, pelo diálogo entre os diversos saberes e fazeres culturais onde a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são aspectos fundamentais para aquecer a relação ensino, pesquisa, extensão e o diálogo teoria e prática.
- Atribuições do profissional formado
Baseando-se no perfil do formando de Letras/LIBRAS delineado anteriormente, pretendemos formar profissionais capazes de:
-
- Desenvolver atividades que estejam sempre de acordo com o seu público alvo.
- Manter o domínio da competência comunicativa, no sentido de ler, produzir e interpretar textos tanto em LIBRAS quanto em Português.
- Procurar desenvolver suas habilidades no sentido de se tornarem proficientes na LIBRAS.
- Atuar como professor que incentiva seus alunos a desenvolver seus conhecimentos e habilidades cognitivas, culturais e linguísticas.
- Promover em todos os âmbitos da sociedade discussões que tragam o melhoramento do ensino/aprendizagem da LIBRAS.
- Ter consciência crítica do seu papel como educador, procurando o melhoramento e adequação de suas metodologias.
- Promover a integração entre teoria e prática para tornar seu ensino efetivo.