EN

ES

Search
Close this search box.

Pedagogia – Campus Avançado de Pau dos Ferros

  • Código: 

FPE2002

  • Modalidade:

Licenciatura

  • Carga Horária Total: 

3740 horas

  • Tempo do Curso: 

entre 4 e 6 anos (Máximo)

  • Correio Eletrônico:

de_pferros@uern.br

 

  • Objetivo do Curso:

      Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem em trabalho de natureza pedagógica.

  • Perfil do Formando:

    Profissional habilitado para tratar das demandas de atuação docente, dos desafios postos pela prática educativa em diferentes contextos e espaços (escolares e não escolares) e da gestão educacional.

  • Campo de atuação: 
    1.  Escolas públicas e privadas de Educação infantil, Fundamental Anos Iniciais e Superior.
    2.  Institutos de pesquisas.
    3. Instituições públicas e privadas.
    4. Espaços não escolares: Pedagogia Hospitalar, no Trânsito etc.
    5. Organizações não governamentais.
    6.  Secretarias de educação, dentre outros espaços em que se faça necessária a atuação de um expertise, cientista em educação.
  • Atribuições do profissional formado: 

     Em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, licenciatura, em seu Art. 5o, o egresso do Curso de Pedagogia da UERN, deverá estar apto a:

    1. Atuar com ética e compromisso, visando à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
    2. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
    3. Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
    4. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
    5. Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
    6. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
    7. Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
    8. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
    9. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
    10. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
    11. Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
    12. Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;
    13. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambientais/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
    14. Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
    15. Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.