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XVI SEUNI – Oficinas

OFICINA 01: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A OBRA TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR

Maria Lidiana COSTA (UERN)

Maria do Socorro Souza SILVA (UERN)

RESUMO: Ensinar literatura foi e ainda é uma prática de resistência dentro da sala de aula, seja pelo limitado espaço destinado a ela dentro dos currículos escolares, seja pelo pouco valor que é atribuído ao texto literário por parte de alguns estudantes. Ciente do valor cultural, artístico e educacional que tem essa forma de arte, cabe ao professor oportunizar o contato com obras literárias que venham a despertar, de algum modo, o interesse dos estudantes para a leitura e com isso ampliar o letramento literário. Diante disso, esta oficina tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura tendo como ponto inicial a leitura da obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior (2019). A metodologia está respaldada na proposta de sequência expandida para o ensino de literatura, no ensino médio, apontada por Rildo Cosson (2014). Nos propomos a apresentar e discutir uma proposta de aula com base no passo a passo designado pelo teórico, tendo como suporte a obra literária Torto Arado. Desse modo, gradualmente iremos trabalhar a referida obra, como base na proposta do teórico, com intuito de explorar a diversidade de temas contidos no romance, e contribuir para o desenvolvimento das ações em sala de aula com vistas para o letramento literário. Teremos como principais aportes teóricos Rildo Cosson (2014), (2020) e (2021), Teresa Colomer (2007) e Magda Soares (2004).

Quantidade de vagas: 20 vagas

Turno: Manhã

OFICINA 02: COLAGEM ANALÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTRATÉGIA PARA O ESTÍMULO DA LEITURA POÉTICA

Altonimar SILVA – Co-autor (UERN)

Déborah EVELYN – Co-autor (UERN)

Fellipe ANDRADE – Co-autor (UERN)

Naiana ALVES – Autor (UERN)

Beatriz PAZINI (UERN) – Professora Orientadora

A presente oficina tem como objetivo mostra o quão importante se torna o uso da colagem analógica como um estímulo da leitura na educação básica. Sobretudo, a colagem analógica valoriza a prática da leitura em sala de aula, tendo em vista que, o ensino fundamental é uma fase muito importante na construção do conhecimento do aluno. Dessa maneira, muitos alunos apresentam dificuldades em interpretar e se expressar em sala de aula. Sendo assim, a colagem analógica abrange todos esses lados e também o lado criativo e lúdico dos discentes. Todavia, é de grande contribuição no desenvolvimento da coordenação motora e nas diversas figuras e formas nas quais abrange as diversas áreas de conhecimento. Dessa forma, essa oficina tem como finalidade trabalhar a interação e as diversas formas de aprendizagem através das colagens analógicas.

Quantidade de vagas: 30 vagas.

Turno: Manhã

OFICINA 03: MAPAS MENTAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO: UMA MANEIRA DIFERENTE E DIVERTIDA DE APRENDER

Bárbara Beatriz SUASSUNA – Autor (UERN)

Maria Alicia PAULO – Co-autor (UERN)

Matheus RODRIGUES – Co-autor (UERN)

Keila Lairiny Câmara Xavier (UERN) – Professora Orientadora

Nossa oficina tem como objetivo principal trabalhar com os professores da Educação Básica e/ou professores em formação a importância do trabalho com os mapas mentais. Os mapas mentais são representações visuais que organizam informações de forma concisa e lógica e ajuda no processo de ensino e aprendizagem. Durante o desenvolvimento da oficina, os participantes aprenderão a criar mapas mentais para resumir tópicos, melhorar a compreensão e reter informações. Por isso, exploraremos técnicas de elaboração dos mapas mentais, uso de cores e símbolos, e como aplicá-los a diferentes disciplinas e contextos, sobretudo, na Educação Básica. Destacamos que uma das principais vantagens de utilizar os mapas mentais é que ele ajuda a desenvolver uma visão geral, isto é, a visualizar o todo, a partir da conexão das várias partes. Além disso, por ser uma ferramenta que organiza as informações e ideias em estruturas, os mapas mentais consequentemente também melhoram a produtividade, já que proporcionam essa visão do todo, o que ajuda a reduzir o tempo de produção de qualquer atividade assim, estimula os dois lados do cérebro, facilitando a compreensão de questões complexas. Essa habilidade não só facilitará o estudo, mas também estimulará a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Junte-se a nós e descubra como os mapas mentais podem ser uma ferramenta valiosa para o sucesso acadêmico na Educação Básica.

Quantidade de vagas: 20 vagas.

Turno: Manhã

OFICINA 04: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: COMO INCENTIVAR E CRIAR HABITOS NA SALA DE AULA

Thiago CIDRONIO (UERN)

Eduarda VIEIRA (UERN)

Ruth MARIA (UERN)

Raquel MARIA (UERN)

Keila Lairiny Câmara Xavier (UERN) – Professora Orientadora

A história contada por meio da oralidade permite ao ouvinte ter interação, sendo que o corpo e voz podem proporcionar memórias de uma vivência social. Muitos educadores ainda não usam o contar história como sua aliada, já que não estimula apenas a leitura, mas sim a interação em sala de aula. A presente oficina tem como seu objetivo promover o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir da criação e contação de história, despertando o interesse do aluno da educação básica pela leitura, através da criatividade e imaginação, sobretudo no fundamental II, nas turmas de 6ª e 7º. O professor quando estiver com essa pratica em sala de aula deve mudar sua estratégia, é um momento feliz, descontraído e alegre para que o aluno sinta isso. A criação e contação de história tem como sua base às técnicas de interação que despertam a imaginação e formação de personalidade de cada aluno e suas particularidades, sendo trabalhada de forma diferente de uma simples leitura, o que permite um outro contato com o mundo literário, essa visão mais interativa promove a inclusão ao imaginário. A base nacional curricular comum propõe na habilidade El02EF06, criar e contar histórias a partir de imagens e temas sugeridos, manipulando textos e situações com diferentes gêneros textuais. Quanto à metodologia, a oficina discorre em primeiro momento a importância da criação e contação de histórias nas turmas do fundamental II, em seguida propõem técnicas para o referido assunto, e a criação de uma história a partir de imagens aleatórias.

Quantidade de Vagas: 20

Turno: Manhã

OFICINA 05: CRIATIVIDADE POÉTICA NA ESCRITA DE POEMAS POR UM OLHAR FOTOGRÁFICO

Francisco Júnior de Araújo GOMES (UERN)

Wyslania Elizia Nascimento dos SANTOS (UERN)

Maria Clara Fernandes de ANDRADE (Preceptora PRP)

Criar um poema é uma tarefa que exige observação, paciência e atenção em resgatar pequenos detalhes do cotidiano e reuni-los no papel ou no bloco de notas. Um olhar aguçado e fotográfico para situações corriqueiras pode trazer aos versos o real sentimento experimentado por quem os escreveu. O poeta é um ser sensível e analítico. Pode também inventar o que não sentiu ou fez, um amor, uma emoção, uma dor, uma viagem. Nesse sentido, o poema é um texto, geralmente, curto, carregado de figuras de linguagem, ritmado ou não, estrutura métrica fixa ou versos livres assemelhando-se à prosa. Assim, temos como objetivo desta oficina impulsionar o olhar crítico e fotográfico diante do gênero poema, utilizando-se da própria fotografia (fotopoema) como base criativa para a produção de textos. Para compor nosso aporte teórico temos: Pinheiro (2018) com questões acerca da abordagem da poética em sala de aula, Goldstein (2006) Candido (2006), Cortez e Rodrigues (2009) com contribuições para o olhar estrutural do poema e Wunder (2006) com um olhar pertinente sobre a fotografia.

Quantidade de Vagas: (25)

Turno: Manhã

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