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XVI SEUNI – Minicursos

 

MINICURSO 01: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PRODUÇÃO ACADÊMICA: IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Esp. Karolina Rodrigues NEPOMUCENO (UERN)

Profa. Ma. Brenda de FREITAS (UERN)

Na era da tecnologia digital, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta poderosa e eficaz na/para a produção de trabalhos acadêmicos, proporcionando análises mais precisas, que cada vez mais transforma a forma como estudantes e pesquisadores abordam suas investigações. O objetivo deste minicurso é explorar a utilização da IA, o seu papel, as principais ferramentas e, principalmente, os impactos positivos e negativos de sua utilização. Um dos principais pontos a serem debatidos serão os desafios éticos, os direitos autorais (citações, referências) e a potencialização do seu uso. A partir do exposto este minicurso tem o intuito de capacitar os participantes para uma utilização de forma consciente da Inteligência Artificial, ao mesmo tempo que incentiva uma discussão crítica sobre suas implicações éticas possíveis e os impactos em diferentes áreas do conhecimento. No decorrer do curso, os participantes terão a oportunidade de se familiarizar com algumas ferramentas de IA, como algoritmos de aprendizagem de máquinas e processamento de linguagem natural, que podem auxiliar na/para coleta, análise e interpretação de dados. Dessa maneira, explanaremos como o uso dessas ferramentas podem agilizar a pesquisa, quando utilizadas de forma consciente.

Quantidade de vagas: 40

Turno: Manhã

MINICURSO 02: NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA E PRÁTICAS DE DESOBEDIÊNCIA DAS MULHERES NAS REDES SOCIAIS

Luciana Fernandes NERY (UERN)

Thalyson Gomes da SILVA (PIBIC- UERN)

Libégna Morais BEZERRA (PIBIC- UERN)

O presente minicurso objetiva analisar as narrativas de si de mulheres nas redes sociais. A partir das confissões de histórias de violência sexual, aborto, esgotamento emocional e a (des)romantização da maternidade, buscaremos compreender os espaços midiáticos como uma estratégia biopolítica que visa garantir a vida física e mental das mulheres. Para isso, buscamos respaldo teórico em Foucault (2010, 2015, 2018) para entender a confissão como uma prática terapêutica que se manifesta através da escrita de si. Além disso, tomaremos como base Grós (2018), para observar as práticas de desobediência como um ato de resistência. Perante o exposto, o presente minicurso utilizará a teoria dos Estudos Discursivos Foucaultianos para uma análise de questões que envolvem os discursos em torno das mulheres.

Quantidade de Vagas: 30

Turno: Manhã

MINICURSO 03: TECNOLOGIA E ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS E USOS POSSÍVEIS

Lília ARAÚJO (UERN)

Stefanny BARRETO (UERN)

Lucas ARAÚJO (UERN)

Beatriz Pazini FERREIRA (UERN) – Professora Orientadora

O minicurso tem por objetivo discutir sobre o uso das tecnologias digitais na disciplina de Língua Portuguesa para a etapa do ensino fundamental II, visando apontar alguns caminhos possíveis nesse contexto. Tendo em mente a faixa etária do público dessa etapa do ensino, sabe-se que o a era digital está em seu cotidiano. Santos (2022) aponta que as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, passam informações muito rapidamente e o desafio do professor é se adaptar a essas mudanças, sendo de suma importância refletir sobre com ensinar nos dias de hoje quanto a função dos educadores nas diversas linguagens textuais inclusive as digitais e, também, a maneira digital de ensino e de aprendizagem. Para além disso, A Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018) apresenta que compreender, utilizar e criar tecnologias da informação em sala de aula de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, possibilita ao aluno a produção do conhecimento, a resolução de problemas e o exercício do protagonismo nas instâncias pessoal e coletiva na sociedade. Quanto a metodologia, o minicurso aborda incialmente a teoria sobre o uso da tecnologia em sala de aula e, em seguida, utilizará um quis de perguntas e de respostas para exemplificar na prática o uso das TICs no processo de ensinar e aprender.

Quantidade de Vagas: 20

Turno: Manhã

MINICURSO 04: COMO TORNAR-SE UM PESQUISADOR(A) NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE A ATIVIDADE DE PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICA

Keila Lairiny Câmara XAVIER (UERN)

O ato de pesquisar requer cautela e disciplina do sujeito pesquisador, diante do seu objeto de estudo, por isso, são necessários dentro de qualquer trabalho investigativo passos planejados e sistematizados que atendam aos objetivos da pesquisa e assim respondam aos questionamentos propostos. Em função disso, pesquisar não é um trabalho solto, sem método, mas um trabalho bastante pensado e arquitetado. Nesse sentido, fazer pesquisa é acrescentar, também, novos dados às realidades já existentes, a partir de questionamentos que ainda não foram respondidos dentro da área de estudo, trazendo, assim, fatos significativos e relevantes para a perspectiva estudada. Além disso, pesquisar é um trabalho, muitas vezes, ardiloso devido as próprias dificuldades que são impostas no caminhar do sujeito pesquisador .Por isso, nesse minicurso objetivamos falar sobre a pesquisa e escrita acadêmica, trabalhando especificadamente: o tema pesquisado, os questionamentos gerais e específicos, objetivos gerais e específicos, justificativa, metodologia, fundamentação teórica e análise e resultado, além disso, ainda discutiremos sobre a escrita acadêmica e a formação do sujeito pesquisador no Ensino Superior. Esse minicurso, tem como principal público alvo alunos de graduação, sobretudo, dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia, possuindo como intuito contribuir diretamente para a formação dos alunos/pesquisadores do CAP/UERN e de outros campus. Assim, convidamos a todos que fazem parte da comunidade acadêmica, sobretudo, o pesquisador iniciante para participar do presente minicurso.

Quantidade de vagas: 40 vagas.

Turno: Manhã

MINICURSO 05: COMPREENSÃO E GOSTO PELA LEITURA: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Itala Morgana TARGINO (UERN)

Lycia Roane SILVA (UERN)

Maria Heloiza da Silva DANTAS (UERN)

Zaíra Kathryne de Araújo ALVES (UERN)

Orientadora: Ma. Maria Lara Alves ROCHA (UERN)

O presente minicurso tem como objetivo principal mostrar, de forma dinâmica, lúdica e objetiva, como trabalhar a leitura em sala de aula, desenvolvendo estratégias que levem os alunos ao maior desenvolvimento da compreensão leitora. Como suporte teórico, utilizaremos os estudos apresentados por Cosson (2006) em Letramento Literário e Solé (1992) em Estratégias de Leitura, buscando apresentar ideias de como trabalhar a leitura com alunos da Educação Básica e também estratégias para despertar o gosto pela leitura. O minicurso permite explorar abordagens pedagógicas, atividades práticas e recursos destinados a estimular o interesse dos alunos pela leitura, como também, a escolha de livros, criando um ambiente de leitura atraente para os estudantes, seja na escola ou na leitura como parte do dia a dia.

Quantidade de vagas: 30

Turno: Manhã

MINICURSO 06: COLOCANDO NO PAPEL: EXPERIÊNCIAS, PRODUÇÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DA ESCRITA ACADÊMICA

Willian Andrade SILVA (UERN)

Thauan de PAIVA

Maria Rita Rodrigues do CARMO

Laura Vitoria XAVIER

Aline Almeida INHOTI (orientadora – UERN)

Este minicurso tem como objetivo propiciar aos acadêmicos que se interessam pela temática “escrita acadêmica” a integração com práticas de leitura, interpretação e produção de gêneros discursivos que circulam no contexto universitário e, também, com as habilidades e capacidades necessárias para o desenvolvimento dessas práticas. Inserida em uma sociedade grafocêntrica (STREET, 1995; 2003; 2011), a escrita assume um forte papel nas instituições acadêmicas, principalmente devido ao seu valor social e às práticas da escrita e suas relações hierárquicas. Este minicurso entende que a linguagem se contrapõe aos modelos tradicionais e hegemônicos de escrita, modelos esses que compreendem a língua(gem) fora de um contexto social, focados no ensino da escrita em um viés monológico, cuja análise linguística centra-se essencialmente no texto, isentando o escritor e sua perspectiva para entender a sua produção. O aporte teórico e metodológico tem como base os Novos Estudos do Letramento (GEE, 1996, 2001, 2004; STREET, 1995, 2003, 2010; BARTON; HAMILTON, 1998; LILLIS, 2001, 2003; LEA & STREET, 1998; ZAVALA, 2010, 2011), a Etnografia da Linguagem (BARTON, 1994, ERICKSON, 1990; FIAD, 2013, 2015), a decolonialidade do saber e poder (QUIJANO, 2014; WALSH, 2017, MIGNOLO, 2010) e os estudos bakhtinianos (BAKHTIN, 2010; BAKHTIN, M./VOLOCHÍINOV, 2009). O minicurso enfoca o caráter socialmente situado do texto, especificamente o acadêmico, e possibilita discutir e analisar a escrita acadêmica fora dos padrões hegemônicos, fator essencial para a explorar a política complexa da sua produção.

Quantidade de vagas: 25

Turno: Noturno.

MINICURSO 07: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Francisca Edilma Braga Soares AURELIANO (UERN)

Antônia Sueli da Silva GOMES (UERN)

A alfabetização de crianças até os 6 anos de idade é uma das metas do Plano Nacional de Educação, da Política Nacional de Alfabetização e recebe orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem se configurando como uma imposição aos docentes cumprir essa determinação, na maioria das vezes sem considerar os determinantes sociais, políticos e econômicos que as crianças estão inseridas e que podem afetar o desenvolvimento de suas aprendizagens. Esta proposta de minicurso está direcionada a graduandos e docentes da Primeira etapa do Ensino Fundamental que trabalham com crianças em processo de alfabetização. Tem como objetivo refletir sobre alguns conceitos que envolve esse processo como a apropriação das especificidades do Sistema de Escrita Alfabética, a Psicogêneses da Língua Escrita e a Consciência fonológica que fazem parte do conjunto de saberes necessários a compreensão do processo de alfabetização das crianças e ao mesmo tempo imprescindíveis para a criação de estratégias metodológicas de intervenção nesse processo. O minicurso será desenvolvido por aula expositiva dialogada, análise de escritas infantis e compartilhamento de ideias. Espera-se que os conteúdos abordados despertem nos participantes a sensibilidade em perceber que o processo de alfabetização é complexo e exige conhecimentos teóricos e práticos quanto à apropriação do SEA.

Quantidade de Vagas: (35)

Turno: Noturno.

MINICURSO 08: AS HABILIADADES SÓCIOEMOCIONAIS EM SALA DE AULA

Maria Tamires Alves OLIVEIRA (UERN)

Emilly Raquel de Paiva PINTO (UERN)

Walisson Danilo Silva MORAIS (UERN)

Soraya Nunes dos Santos PEREIRA (UERN) – Professora Orientadora

As transformações sociais nos últimos séculos têm exigido mudanças nas concepções de ser humano, de ensino, de aprendizagem e isto nos faz mover para realocar os papéis e as responsabilidades dos principais protagonistas da escola, a saber: o professor e o aluno. Nesse sentido, não se concebe mais ter a visão destes protagonistas sem considerar os aspectos da integralidade humana, como resultante de um processo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução nas e pelas interações sociais. Partindo deste princípio, a propositura deste minicurso tem como objetivo analisar as habilidades sócioemocionais em duas vertentes: enquanto Política Educacional (BNCC) na tentativa de (re)inserí-las como intencionalidade nos currículos escolares, e enquanto estratégias de ensino, discutindo e apresentando os diferentes recursos e a utilização de diferentes linguagens para facilitar as escolhas pedagógicas com vistas a atingir a diversidade de seus alunos. As Habilidades sócioemocionais referem-se à capacidade que um indivíduo tem de lidar com suas próprias emoções, sua comunicação e seu relacionamento com o outro. Também são conhecidas como competências não cognitivas. O minicurso estará dividido em dois momentos: (1) aspectos conceituais – bases teóricas que sustentam as Habilidades socioemocionais (Wallon, Piaget, Vygostsky); (2) aspectos práticos – o professor como mediador e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino: como desenvolver as Habilidades em sala de aulas.

Quantidade de Vagas: 40

Turno: Noturno

MINICURSO 09: LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE DIVERSIFICAR A LEITURA INICIANDO PELA INFÂNCIA

Maria Larissa Tavares Dias Godeiro (UERN)

A utilização da literatura na Educação Infantil como forma de contribuição para um ensino e aprendizagem de maneira significativa na infância. Possibilitando mais interação, êxito e vontade no aprender, sendo adquiridos e trabalhando alguns dos gêneros literários para se mostrar a importância da leitura também desde cedo na vida da criança. São ferramentas pedagógicas de muita importância para desenvolver um trabalho direcionado tanto dentro como fora da sala de aula, onde o professor mediador deverá buscar a junção da criatividade e da metodologia aplicada de acordo com as necessidades de sua turma. O embasamento teórico se dará com base em Abramovich (2008); Arena (2010); Souza (2019); Vigotski (2009). O contanto da criança com um livro começa desde muito cedo, tanto em casa como também na Escola, onde na Educação Infantil essa convivência deve ser oferecida de maneira lúdica e receptiva, por isso a importância de materiais didáticos que fortalecem as trocas de vivências onde influencia no contexto educacional, possibilitando assim construções de saberes que se tornam significativos e prazerosos, como forma de aprendizado onde a criança, tem a particularidade da imaginação, da linguagem e do pensamento na infância.

Quantidade de vagas: 25

Turno: Noturno

MINICURSO 10 : OTIMIZAÇÃO SEM CÁLCULO

Aurenildo Bezerra dos SANTOS (UERN)

Alguns dos problemas que despertam grande interesse, não só em matemática, como também no dia a dia envolvem o conceito de otimização. Uma vez que estabelecer meios de maximizar benefícios (vantagens) e minimizar prejuízos (perdas) são de grande interesse prático. A principal ferramenta para resolver problemas de otimização são técnicas de cálculo, mais especificamente, de derivadas. Contudo, o uso de tais conceitos torna grande parte desses problemas inacessíveis para alunos do ensino básico. Nesse sentido, o objetivo deste minicurso é propor uma forma alternativa para resolver problemas de otimização por meio de desigualdades elementares. A fim de ajudar o aluno a entender, como também aplicar técnicas de desigualdades para otimizar um modelo matemático, adotaremos determinados procedimentos estratégicos baseados nas seguintes sequências de passos: posso (i): estabelecer o modelo matemático (função) a ser otimizado, isso consiste em evidenciar a lei de formação por meio de uma expressão que pode depender de uma ou mais variáveis; passo (ii): escolher, convenientemente, o que chamaremos de “uma sequência de termos” ou “sequência de valores”, de modo a possibilitar a aplicação de uma desigualdade elementar; como isso um dos membros da desigualdade deve depender apenas da lei de formação modelada no passo (i), enquanto que o outro fique constante, ou seja, independentemente das variáveis envolvidas no problema, tal membro permanece inalterado; passo(iii): verificar as condições de igualdade da(s) desigualdade(s) aplicada(s) no passo (ii), isso nos possibilitará a determinação dos valores máximos e mínimos do problema.

Número de vagas: 30

Turno: Noturno

MINICURSO 11: A PROPORCIONALIDADE E SUA APLICAÇÃO EM PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Railan da Silva VIEIRA (CAP/UERN)

Prof. Me. Antonio Josimario Soares de OLIVEIRA (CAP/UERN) – Professor Orientador

A proporcionalidade aborda as grandezas que possuem a relação de proporção, uma função afim de classificação linear. A importância de tal assunto se deve a sua presença na educação básica e em concursos envolvendo Matemática. Pode-se observar tal conteúdo em diversas situações do cotidiano, como por exemplo, na relação entre as grandezas: velocidade e tempo, preço e quantidade; investimento e lucro. Dos conceitos de proporcionalidade, por exemplo, temos a famosa “regra de 3”, aplicada em diversas situações problema. O minicurso tem como objetivo abordar a proporcionalidade em problemas matemáticos. Uma abordagem teórica e matemática para as definições do tema serão realizadas: definição de proporção, a proporcionalidade enquanto função relaciona duas grandezas, demonstração do Teorema Fundamental de Proporcionalidade e identificação da constante de proporcionalidade em problemas. Em seguida, cabe trazer aqui uma aplicação de problemas resolvidos por meio dos princípios que envolvem e grandezas direta ou inversamente proporcionais, aplicadas a uma ou várias outras variáveis.

Quantidade de Vagas: 30

Turno: Noturno

MINICURSO 12: DESVENDANDO O PODER DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM

Francinário Oliveira de ARAÚJO (UERN)

Este minicurso explora o uso de jogos como uma ferramenta poderosa para facilitar o ensino e promover uma aprendizagem mais dinâmica. Compreender como os jogos podem ser integrados ao ambiente educacional é essencial no mundo contemporâneo, onde a motivação dos alunos e o engajamento são fatores cruciais para o sucesso. Durante este minicurso, você aprenderá os princípios sob o uso de jogos e como aplica-los em diferentes contextos educacionais. Vamos abordar estratégias práticas para criar jogos educacionais eficazes, considerando a idade dos alunos, os objetivos de aprendizagem e as ferramentas disponíveis. Além disso, discutiremos estudos de caso de sucesso e as melhores práticas para maximizar o impacto da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. Ao final deste minicurso, você estará equipado com o conhecimento necessário para usar jogos como uma ferramenta facilitadora de ensino, tornando o aprendizado mais envolvente e divertido.

Quantidade de vagas: 20

Turno: Noturno

MINICURSO 13: DESVENDANDO A FOLHA DE PAGAMENTO: CONCEITOS E PRÁTICAS

Carlos Antonio da SILVA (UERN/PUCRS)

O minicurso tem como principal objetivo introduzir os fundamentos da folha de pagamento, abordando os conceitos-chave, tipos de encargos sociais, rotina de cálculos associados ao dia a dia do setor pessoal nos escritórios de contabilidade, bem como, um breve contexto da evolução da rotina de elaboração da folha de pagamento. A metodologia adotada combina uma abordagem teórico-prática, garantindo que os participantes não apenas entendam os conceitos, mais saibam como aplicá-los no dia a dia.

Quantidade de Vagas: 40 vagas

Turno: Noturno

MINICURSO 14: RETENÇÃO AMPLA DE IR PARA MUNICÍPIOS: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Sueldo Lino de ANDRADE (UERN)

O principal objetivo do minicurso é abordar do ponto de vista teórico e prático a Retenção ampla do Imposto de Renda tendo como enfoque os Municípios. A normativa se tornou obrigatória para Estados e Municípios com a publicação da Instrução Normativa RFB nº 2.145 em 27/06/2023. Para tanto serão abordados tópicos como: as mudanças para os municípios; base de cálculo e alíquota; destaque da nota fiscal; isenção, não incidência e alíquota zero; dispensa de retenção; situações específicas; dentre outros pontos. A metodologia empregada compreende aspectos teóricos e práticos.

Quantidade de Vagas: 40 vagas

Turno: Noturno

MINICURSO 15: SIMPLES NACIONAL: UM PANORAMA GERAL SOBRE O REGIME DE PAGAMENTO SIMPLIFICADO DE TRIBUTOS

Daniel Teodosio ARAÚJO (UERN/ CRC-PB)

Este minicurso tem o objetivo de discorrer sobre os aspectos práticos do Regime Simples Nacional, incluindo desde a introdução à legislação, passando por pontos relacionados às vedações ao ingresso no Simples Nacional, à opção a este regime de tributação, às suas aplicações práticas, ao seu cálculo, a suas obrigações acessórias, aos seus fundamentados na Lei nº 123 de 2006 e na Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140 de 2018. A metodologia tem maior ênfase na aplicação prática do regime discutido, mas também compreende a abordagem de sua fundamentação legal.

Quantidade de Vagas: 40 vagas

Turno: Noturno

MINICURSO 16: EXPLORANDO O CPC 00

Edivaldo do Nascimento DUDA (UFPE)

Francinaldo Antonio dos Santos (UERN)

Este minicurso tem como objetivo destacar os principais pontos teóricos e práticos do CPC 00 (R2) – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA RELATÓRIO FINANCEIRO, de maneira ativa e reflexiva. A atividade ocorrerá através de uma exposição dialogada, de um Quizz rápido apresentando as questões no PPT e Kahoot e de um minute paper com o intuito de refletir sobre o processo de aprendizagem ocorrido na aula.

Quantidade de Vagas: 40 vagas

Turno: Noturno

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