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Os cursos de formação de professores devem ter como objetivos:
  1. Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
  2. Compreender o papel social da escola, com o domínio do conhecimento pedagógico;
  3. Conhecer dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
  4. Dominar os conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar.
O Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura, tem por objetivo:
  1. Formar profissionais em Matemática aptos para o exercício do magistério nos níveis do Ensino Fundamental e Médio;
  2. Assegurar uma sólida formação para que, os licenciados sejam capazes de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social, econômica e cultural, e o conhecimento Matemático nos seus aspectos histórico, filosófico, sociológico, psicológico, político, didático e pedagógico, possam atuar efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e aprendizagem vigentes, visando o desenvolvimento de princípios éticos e de solidariedade para o exercício pleno da cidadania.

Perfil do Professor de Matemática que se deseja formar

O professor de Matemática, hoje, precisa ser um profissional com grande competência para formular questões que estimulem a reflexão de seus alunos, que possua sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de proposições de solução aos problemas.

Além disso, necessita ser capaz de criar ambientes e situações de aprendizagem matematicamente rica. Também terá que possuir uma ampla capacidade para dar resposta ao imprevisto e para desenhar modelos que se adaptem às incertas e mutantes condições de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática.

Ao delinear o perfil de um professor de Matemática, é importante destacar os seguintes papéis a serem desempenhados:

  1. Conceber a Matemática como um corpo de conhecimento rigoroso, formal e dedutivo, mas também como atividade humana;
  2. Construir modelos matemáticos para representar os problemas e suas soluções;
  3. Criar e desenvolver tarefas e desafios que estimulem os estudantes a coletar, organizar e analisar informações, resolver problemas e construir argumentações lógicas;
  4. Estimular a interação entre três componentes básicos da Matemática: o formal, o algorítmico e o intuitivo;
  5. Estimular seus alunos para o uso natural e rotineiro, da tecnologia nos processos de ensinar, aprender e fazer Matemática;
  6. Estimular seus alunos para que busquem alcançar uma ampla e diversificada compreensão do conhecimento matemático e para vincular a Matemática com outras áreas do conhecimento humano;
  7. Propiciar situações ou estratégias para que seus alunos tenham oportunidade de comunicar idéias Matemáticas;
  8. Relacionar a Matemática com a realidade, a fim de ajudar seus alunos na tarefa de compreender como essa ciência permeia nossa vida e como os seus diferentes ramos estão interconectados;
  9. Utilizar diferentes representações semióticas para uma mesma noção Matemática, usando e transitando por representações simbólicas, gráficas, numéricas, entre outras.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas

As competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo curso de Licenciatura em Matemática do campus avançado de Patu, estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores. Nesse sentido, nos pautamos na BNCFormação e nas competências gerais destacadas no Art. 4º da Resolução CNE/CP – 02 de dezembro de 2019, que afirma: “As competências específicas referem-se a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente (Brasil, 2019, p.47)”.

Quanto ao conhecimento profissional:

  • Dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;
  • Demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;
  • Reconhecer os contextos de vida dos estudantes;
  • Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.

Quanto a prática profissional:

  • Planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
  • Criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;
  • Avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino;
  • Conduzir as práticas pedagógicas dos objetos de conhecimento, as competências e habilidades.

Quanto ao engajamento profissional:

  • Comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
  • Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
  • Participar do projeto pedagógico da escola e da construção de valores democráticos;
  • Engajar-se profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente de ensino.

O Projeto Pedagógico é um documento que expressa, em sua essência, a organização e o funcionamento de uma Instituição de Ensino.

Veja o Projeto Pedagógico do Curso.