EN

ES

Search
Close this search box.

Produção discente

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografias)

Defesas – 2023.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 
1 Eduardo Fernandes Silva Lemos O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: Uma sequência didática utilizando o software GeoGebra na construção de sólidos. Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: Brunno de Castro Trajano

Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo

2 Jailson Bezerra de Mesquita A ABORDAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL NA EJA: Uma análise dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM. Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 2:Brunno de Castro Trajano

3 Joaquim Bezerra de Medeiros Júnior UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro 1: Manasses Pereira Nóbrega

Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo

4 Kalyne Gabrielle de Lima Silva Uma análise da abordagem dos Números Racionais nos livros didáticos à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro 1: Ariana Costa Silva

Membro 2: Manasses Pereira Nóbrega

5 Railan da Silva Vieira PRINCÍPIOS DA CASA DOS POMBOS: Uma proposta de seu uso no ensino médio através da resolução de problemas. Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: Brunno de Castro Trajano

Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo

Defesas – 2022.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

RENATA NETA DE MENEZ

OS PRINCÍPIOS DO ELEMENTO EXTREMO E DA INVARIÂNCIA: APLICAÇÕES EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM CONCEITOS COMBINATÓRIOS, ALGÉBRICOS, GEOMÉTRICOS E DE TEORIA DOS NÚMEROS.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Leocides Gomes da Silva

2

ÉRIKA MARIA DE LIMA SILVA

LÓGICA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.

Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Leocides Gomes da Silva

3

RAQUEL FERNANDES OLIVEIRA

UMA ANÁLISE ACERCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA.

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Joseane Abílio de Sousa Ferreira

4

LUCAS DA SILVA ARAÚJO

UMA BREVE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE BAYESIANA

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Brunno de Castro Trajano

Defesas – 2021.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

Adna Ruth de Lima Moraes

CONHECIMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise à luz do modelo de Van Hiele.

Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Orientador)Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira (Membro)

2

Ana Raquel Maia Sales

TÉCNICAS DE CONTAGEM: uma proposta para abordagem de problemas poucos habituais nos anos finais do ensino fundamental.

Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador)

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro)

Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro)

3

Juciana Martins de Souza

FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise pela ótica da teoria de Van Hiele.

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador)

Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro)

Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro)

4

Jonnata Tavares da Silva

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Orientador)

Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro)

5

Artur Iago Xavier Linhares da Silva

MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO FÍSICO: percepções dos discentes do segundo ano do Ensino Médio.

Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro)

Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)

6

Carlos Daniel Alves

AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MESSIAS TARGINO/RN SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL.

Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro)

Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)

7

Daniel Alves da Silva

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: contribuições do

programa para licenciandos em matemática do campus avançado de Patu (CAPUERN).

Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano(Membro)

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro)

8

Daniel Clementino dos Santos

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS

POR PARTE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Orientador)

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro)

Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Membro)

9

Francisca das Chagas Oliveira

A LUDICIDADE ENQUANTO METODOLOGIA NO ENSINO DA

MATEMÁTICA: contribuições dos jogos em sala de aula.

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador)

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro)

Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)

10

Hugo Sebastião da Silva

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO

ENSINO DE FUNÇÕES AFIM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: uma proposta lúdica de ensino.

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Orientador)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro)

Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)

11

Jaiane Dantas Pereira

UM OLHAR SOBRE A IRRACIONALIDADE DE

2.

Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador)

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro)

Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro)

12

Júlio César de França Bezerra

A Importância da Educação Financeira no Ensino Básico.

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador)

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro)

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro)

13

Kassiano Magno Leite da Silva

Os impactos provocados pelo ensino remoto quanto ao ensino de Matemática, wem tempos de pandemia, na rede pública de Martins-RN.

Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador)

Maria de Fátima Dutra

Aylla Gabriela Paiva de Araújo

14

Maria Jussilene da Costa

UMA PROPOSTA DE ENSINO TRABALHANDO GRANDEZAS

DIRETAS E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Orientador)

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro)

Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)

15

Mizikelly Alves dos Reis

METODOLOGIAS DE ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS EM

UMA AMOSTRA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATU/RN

EM TURMAS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador)

Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro)

Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro)

Defesas – 2020.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

Beatriz de Souza Maia

O ENSINO DOS NÚMEROS PRIMOS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NAS REDES PÚBLICAS DE PATU-RN E ANTONIO MARTINS-RN.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Manassés Pereira Nóbrega

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

2

DAMIANA BEZERRA DE LIMA

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DO CÁLCULO DA ÁREA DE TRIÂNGULOS.

Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Brunno de Castro Trajano

Membro: Maria de Fátima Dutra

3

DANILO HENRIQUE DE OLIVEIRA

O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Orientador: Antônio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Maria de Fátima Dutra

4

FRANCISCO DAMARES ROCHA FERREIRA

GEOGEBRA: UMA ANÁLISE DAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO ESTUDO DAS CÔNICAS.

Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Co-orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Brunno de Castro Trajano

5

JOSÉ RONIVON PEREIRA DUTRA

DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 2 GRAU: UMA ANÁLISE DE ERRO.

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Maria de Fátima Dutra

6

JOSIMAR MAIA DE MESQUITA

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE: UM OLHAR SOBRE AS OPINIÕES DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CAP/UERN.

Orientador: Yuri Dantas Santos

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Benedito manoel do Nascimento Costa

7

KLARINY MENEZES LIMA

RECURSO DOS JOGOS COMO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Maria de Fátima Dutra

8

NATÁLIA NIELE GURGEL BRAGA

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DA BNCC.

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Samilly Alexandre de Souza

9

RAFAEL DANTAS CORTEZ

VÍDEOS INTERATIVOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES VETORIAIS

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Paulo Henrique das Chagas Silva

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

10

RODRIGO DE OLIVEIRA XAVIER SILVA

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES.

Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira

11

VANESSA DE MESQUITA FONSECA

DEMONSTRAÇÕES DE IDENTIDADES QUE ENVOLVEM COEFICIENTES BINOMIAIS ATRAVÉS DE ARGUMENTOS COMBINATÓRIOS.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

12

VINÍCIUS LEITE CAMARA GODEIRO

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES.

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Brunno de Castro Trajano

Defesas – 2019.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

FABLÍCIO ROSA DE QUEIROZ APLICAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES NA CRIPTOGRAFIA. Orientador: Brunno de Castro Trajano

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos

2

SIDISLEY DE LIMA VIEIRA

MAPEAMENTO DE REGISTROS SEMIÓTICOS USADOS EM PROBLEMAS ENVOLVENDO FUNÇÕES QUADRÁTICAS POR PROFESSORES EM

FORMAÇÃO INICIAL.

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Samilly Alexandre de Souza

3

VIVIANE DE OLIVEIRA SILVA

O USO DO MÉTODO DA FALSA POSIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU.

Orientador: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

4

LEANDRO CÉSAR CÂMARA

ANÁLISE DE REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ESTUDO DAS QUÁDRICAS.

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Paulo Henrique das Chagas Silva

5

FERNANDO HENRIQUE NOGUEIRA AMARAL

O MODELO DE DESENVOLVIMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE E SUAS

CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DE PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA APLICAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL.

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira

6

ALDERI SEGUNDO DE LIMA JÚNIOR

Roteiro Didático para o ensino de estatística e probabilidade no ensino médio com enfoque na BNCC.

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos

7

THAYLANY DE SÁ ALVES OLIVEIRA

ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A Didática do Uso de Jogos Matemáticos.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Maria de Fátima Dutra

8

JHONNY LIMA CORTEZ

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM A

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Samilly Alexandre de Souza

9

JONAS BARBOSA DE ANDRADE

O USO DAS DESIGUALDADES DAS MÉDIAS E SUAS APLICAÇÕES EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Brunno de Castro Trajano

10

JOSÉ AILSON PAIVA SILVA

O uso das construções geométricas como estratégia didática para o ensino de geometria plana: uma sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental.

Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Brunno de Castro Trajano

11

JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA FRANÇA

Obstáculos didáticos na abordagem de equações polinomiais de equações do 1º grau.

Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Defesas – 2018.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

Jacqueline Adryanne Araújo Rocha

Análise de Uma Situação Geométrica por Meio da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional.

Orientador: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva

2

Thadeu Cortez de Paiva

Mídias Digitais na Educação Básica: uma proposta de atividades a partir do Teorema de Pitágoras com a utilização do software Geogebra.

Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega

Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva

3

Marcelo de Souza Medeiros

Uma análise comparativa entre os métodos de inferência clássico e bayesiano a partir de um estudo sobre o uso da motocicleta como inclusão social.

Orientador: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano

Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

4

Clarice Raquel do Nascimento Silva

Contribuições do jogo Cubra doze para a resolução de problemas com as 4 operações básicas por alunos do 5⁰ ano.

Orientadora: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza

Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra

Membro: Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira

5

Francisca Fernanda Costa

Retas e Parábolas no Geogebra: Uma Análise à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.

Orientador: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira.

Membro: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza

6

Aislânia da Silva Mota

Ensino de Geometria Espacial com o Geogebra 3D: Uma Proposta Didática para o Ensino de Cone.

Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra

Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva

7

José Ailson Paiva Silva

Uma Proposta de Ensino Através de Resolução de Problemas dos Logaritmos no Ensino Médio.

Orientador: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano

Membro: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

8

Bruna Karolyne da Silva Oliveira

Números Inteiros: Uma Proposta de Atividades Diversificadas como Alternativa para Introduzir e Consolidar Conceitos ao Ensinar Números Inteiros no 7º Ano do Ensino Fundamental.

Orientador: Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra

Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

9

Nathália Araújo de Sauza

O Uso do GeoGebra na Aprendizagem de Áreas de Polígonos Regulares e Funções.

Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza

Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva

10

Joice Tuane Medeiros de Oliveira

O uso da calculadora na resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais em uma turma do 6° ano do ensino fundamental.

Orientadora: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza

Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva

11

Veridiano de Oliveira Maia

A GEOMETRIA NA SALA DE AULA: Dificuldade e Importância para o Desenvolvimento Cognitivo pelos Docentes e Discentes no Processo de Ensino e Aprendizagem

Orientador: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano

Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra

Membro: Prof. Me. Antonio Josimário Soares de Oliveira

12

Antônio Ruan Gomes da Casta

Resolução de Problemas Envolvendo Probabilidade: Um Olhar Sob os Registros de Representação Semiótica.

Orientador: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Prof. Me. Maria de Fátima Dutra

13

Germano da Silva Sousa Neto

Proposta didática: o uso de jogos como auxílio para o desenvolvimento da aprendizagem em Matemática.

Orientador: Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano

Defesas – 2017.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 

1

Anderson Jefty Rodrigues Silva

Uma Proposta de Ensino na Prática de Resolução de Problemas da Probabilidade Geométrica no Ensino Médio.

Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: Manassés Pereira Nóbrega

Membro externo: Paulo Henrique das Chagas Silva

2

Jeovano Pereira da Costa

Harmonia dos números: um breve passeio pela proporcionalidade numa ótima musical, para a compreensão da escala pitagórica.

Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Maria de Fátima Dutra

Membro externo: Paulo Henrique das Chagas Silva

3

Sayonara Paiva Teixeira

As Relações Cônicas com a Arquitetura: Uma Abordagem Histórica e Aplicada.

Orientador: José Wilton Nobre Chaves

Membro: Maria de Fátima Dutra

Membro: Brunno de Castro Trajano

4

Luan Pereira da Silva

Modelagem Matemática na Educação: Uma Práxis no Ensino de Geometria.

Orientador: Brunno de Castro Trajano

Membro: Manasses Pereira Nóbrega

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

5

Jalison Cesário do Nascimento

Os desafios ao adotar a modelagem matemática: uma abordagem sobre o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Orientador: Antônio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Samilly Alexandre de Souza

6

Hugo Esteferson de Carvalho Fonseca

Área, P erímetro e o Geoplano: Uma Abordagem Didática. Orientadora: Samilly Alexandre de Souza

Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira

Defesas – 2016.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 
1 Francisca Sheily Soares de Paiva O Uso dos Jogos no Ensino da Geometria Plana. Presidente: Leocides Gomes da Silva

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Roberto Mariano de Araújo Filho

2 Henrique Barbosa de Meneses Matemática para Educação Financeira no Ensino Fundamental II. Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

3 Jandy Adalto dos Santos A utilização da resolução de problemas na compreensão da matemática: um estudo de caso com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Presidente: Leocides Gomes da Silva

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Roberto Mariano de Araújo Filho

4 Josenilson dos Santos Sousa O ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) da educação de adultos na cidade de Catolé do Rocha/PB. Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Antonio Josimário Soares de Oliveira

5 Pedro Silvano Dias Aplicações da Estatística no ajuste de curvas com ênfase na regressão linear. Presidente: José Wilton Nobre Chaves

Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

6 Pedro Winícius de Almeida Gomes A importância da matemática nos processos de origem e desenvolvimento da computação. Presidente: Brunno de Castro Trajano

Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 2: José Wilton Nobre Chaves

7 Willa da Silva Medeiros Números primos e criptografia RSA: uma descrição da mais bela relação em Teoria dos Números. Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos

Defesas – 2015.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 
1 Antônia Jaqueline Silva de Medeiros O processo de ensino- aprendizagem de geometria no 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prof. Pedro Gurgel – Almino Afonso/RN. Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Leocides Gomes da Siva

2 Diego Dantas de Oliveira A Abordagem da Geometria no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Edino Jales em Patu-RN. Presidente Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: Leocides Gomes da Siva

Membro 2: Ozório Barbosa de Meneses

3 Francisco Fábio Oliveira dos Santos Os Números Primos: Uma Breve Abordagem Histórica, Fórmulas Geradoras e Suas Contribuições para a Matemática e Aplicações no Cotidiano. Presidente: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos

4 Levi Rodrigo Pinto de Souza O Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci: Um Pequeno Estudo Sobre uma das Relações mais Intrigantes entre a Matemática e a Natureza. Presidente: Brunno de Castro Trajano

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos

5 Mailk Lourenço dos Santos Fatores Internos e Externos que Contribuem para o Distúrbio da Discalculia Numérica em Matemática. Presidente: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro 1: Paulo Henrique das Chagas Silva

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

Defesas – 2014.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 
1 Edivaneide Maria Rocha de Melo A utilização de jogos no ensino fundamental de matemática: Um estudo sobre o papel professor neste processo formativo, na cidade de Patu, Rio Grande do Norte. Presidente: Leocides Gomes da silva

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Bárbara Tavares da Silva

2 Estênio Rafael Alves de Oliveira A rejeição a matemática dos alunos do 9º ano do CERB: Motivos e formas de intervenção. Presidente Bárbara Tavares da Silva.

Membro 1: Francinário Oliveira de araújo

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

3 Francisco Wilton Alves de Oliveira Avaliação Matemática: Concepções de professores do ensino fundamental. Presidente: Bárbara Tavares da Silva

Membro 1: Leocides Gomes da Siva

Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos

4 Junivan Gomes de Araújo A prática docente ao ensino de trigonometria no 9º ano do ensino fundamental, um paralelo entre escola pública e particular no município de Patu, Rio Grande do Norte. Presidente: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro 1: Ozório Barbosa de Meneses

Membro 2: Leocides Gomes da Silva

5 Katia Juliana Bezerra da Silva Aprendizagem matemática: a relação entre a aplicabilidade de métodos pedagógicos no ensino da matemática e o estímulo ao aluno aprender. Presidente: Ozório Barbosa de Meneses

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

6 Paulo Henrique das Chagas Silva O último Teorema de Fermat: A jornada de mistérios, intrigas, troca de identidade, duelo e suicídio em volta do teorema mais importante da Teoria dos Números. Presidente: Antônio Josimário de Oliveira

Membro 1: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro 2: Maria de Fátima Dutra

7 Suênha Patrícia Alves A resolução de problemas no ensino fundamental: Um estudo sobre o papel professor em meio às práticas docentes, na cidade de Patu, Rio Grande do Norte. Presidente: Leocides Gomes da Silva

Membro 1: Francinário Oliveira de araújo

Membro 2: Bárbara Tavares da Silva.

8 Thiago Campelo de Oliveira A estatística no ensino médio: Aplicação dos métodos estatísticos teóricos e práticos. Presidente: José Wilton Nobre Chaves

Membro 1: Ozório Barbosa de Meneses

Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos

9 Thiago Ruan da Silva Rejeição à matemática: A origem da problemática e possíveis soluções. Presidente: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 1: Brunno de Castro Trajano

Membro 2: Maria de Fátima Dutra

Defesas – 2013.2

N°  Nome                 Título                                                 Orientador                 
1 Bárbara Tavares da Silva lp é um Espaço de Banach. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Brunno de Castro Trajano

Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira

2 Caio César de Medeiros Soares A Sistematização do Ensino e a aAlicabilidade da Matemática no cotidiano do aluno. Orientador: Francisco Aliandro da Costa

Membro: José Wilton Nobre Chaves

Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos

3 Camila Diédna de Sousa Lira Desenvolvimento e Aprendizagem das Frações utilizando o UCA (um computador para cada aluno no 7º ano da Escola Estadual João Suassuna). Orientador: Francisco Maéllyton F. de Oliveira

Membro: Maria de Fátima Dutra

Membro: Francisco Aliandro da Costa

4 Ivanildo Felipe de Araújo A Origem e a Evolução dos Números. Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Francisco Aliandro da Costa

Membro: Maria de Fátima Dutra

5 João Marcos de Assis Carlos A Construção dos Números Racionais pelos Axiomas de Peano. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Francisco Maéllyton F. de Oliveira

Membro: Brunno de Castro Trajano

6 Lair Cardoso Dantas Relação Família-Escola na Disciplina de Matemática. Orientador: Ozório Barbosa de Meneses

Membro: Maria de Fátima Dutra

Membro: Brunno de Castro Trajano

7 Leocides Gomes da Silva Uma Introdução ao Scilab. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Francisco Maéllyton F. de Oliveira

Membro: Francisco Aliandro da Costa

8 Luana Carla Nunes Leite  

A Utilização dos Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental.    

Orientador: Francisco Maéllyton F. de Oliveira

Membro: Francinário Oliveira de Araújo

Membro: Ozório Barbosa de Meneses

9 Maximiliano Paulo da Silva A importância da História da Matemática na Formação do Professor de Matemática para o Ensino Básico. Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos

Membro: José Wilton Nobre Chaves

Defesas – 2012.2

 N°   Nome                  Título                                                Orientador                     
 1  

Ana Paula Bezerra dos Santos

 

Ensinando Matemática e Despertando o Interesse dos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Frutuoso Gomes: Críticas e Sugestões.

 

Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Ozório Barboza de Meneses

 2 Bárbara Suelen Paulo dos Santos A Formação Estatística do Professor de Matemática nas Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Norte Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Ozório Barboza de Meneses

 3 Biatriz Oliveira da Silva Análise Histórico-Cronológica sobre o Número Fí e suas Aplicabilidades na Ciência Antiga e Moderna. Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Miguel Arcanjo Filho

 4 Eliédson Firmino da Silva As Principais Causas do Abandono do Ensino de Geometria no Brasil. Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Miguel Arcanjo Filho

 5 Jerson Fagner Oliveira Nascimento Um Estudo sobre o Desempenho dos Alunos Ingressos no Curso de Matemática do CAP/UERN. Orientador: Manasses Pereira Nóbrega

Membro 1: Maria de Fátima Dutra

Membro 2: Ozório Barboza de Meneses

 6 José Wexley da Silva Ensino e Aprendizagem em Matemática numa Visão Teórica e Prática na Escola Estadual Ivonete Carlos em Frutuoso Gomes no Rio Grande do Norte. Orientador: Ozório Barboza de Meneses

Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 2: José Wilton Nobre Chaves

 7 Kleverton Wendel Fernandes Forte Uma Abordagem Histórica do Sistema de Numeração. Orientador: Brunno de Castro Trajano

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Miguel Arcanjo Filho

 8 Luana Cavalcante Leite Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino-Aprendizagem. Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 1: José Wilton Nobre Chaves

Membro 2: Miguel Arcanjo Filho

 9 Maria Verônica dos Santos Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Razões e Proporções. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

 10 Patrícia Richele de Sousa Jogos Matemáticos como Recurso ao Processo de Ensino-Aprendizagem das Frações. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira

Membro 2: Brunno de Castro Trajano

 11 Rita de Cássia de Souza Oliveira Secções Cônicas: Aplicações e Equações Reduzidas. Orientador: Francinário Oliveira de Araújo

Membro 1: Brunno de Castro Trajano

Membro 2: Miguel Arcanjo Filho

Defesas – 2011.2

N°  Nome                 Título                                               Orientador                    
1 Adriana Maria Alves O Ensino da Geometria – Uma Análise da turma do 2º período de Matemática do CAJIM. Prof. Ms.  Manasses Pereira Nóbrega
2 Amauri Dantas dos Santos Estudo Comparativo do Desempenho de Alunos do Ensino Fundamental diante de Questões Contextualizadas e Não Contextualizadas de Matemática. Prof. Ms.  Manasses Pereira Nóbrega
3 Clementino José L. de Oliveira Apresentando a Evolução do Cálculo Diferencial Integral para Determinação do Volume de Revolução por Diferentes Métodos Aplicativos. Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves
4 Daniely Soares de Medeiros Aprendizagem Matemática Através de Jogos. Prof. Ms. Francinário Oliveira de Araújo
5 Jankelly Barbosa Ezequiel O Lúdico Aplicado em Matemática como Postura Pedagógica nas Séries Iniciais na Escola Estadual Apolinária Jales em Messias Targino/RN. Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses
6 Lígia de Queiroz Lopes Estudo Teórico Aplicativo da Estatística Descritiva com Abordagem Prática e Demonstrativa de Parâmetro. Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves
7 Luiz Wagner de A. Gomes Estudo Sobre Métodos de Avaliação de Matemática no Ensino Fundamental II na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes – Patu/RN. Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses
8 Mara Lígia da Costa Educação Matemática no Contexto Escolar. Prof. Esp. Antonio Josimário Soares de Oliveira
9 Mª da Conceição M. Damasceno Abordagem de Conceitos de Geometria Analítica Plana a partir da Resolução de Problemas Relacionados à Geometria Euclidiana Plana. Prof. Ms. Francinário Oliveira de Araújo
10 Miguel Arcanjo Filho O Ensino de Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rafael Godeiro – Rafael Godeiro/RN. Dificuldades e Possibilidades. Prof. Esp. Antonio Josimário Soares de Oliveira
11 Tamirys Pinheiro de Sousa Estatística – Uma Investigação no Processo de Ensino Aprendizagem no Fundamental II. Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega

Defesas – 2010.2

 N°   Nome                    Título                                                    Orientador               
 1 Adeilda Linhares Bezerra Uma Análise sobre o Ensino de Estatística no Ensino Médio Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega
 2 Aguidon Mesquita da Costa Ensino e Prática Docente de Matemática no Ensino das Séries Iniciais na Escola Estadual em Antônio Martins-RN Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses
 3 Alberto de Paiva Araújo Álgebra no Ensino Fundamental: Uma Análise sobre suas Causas e Conseqüências na Escola Estadual Zenon de Souza – Umarizal/RN Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira
 4 Alex de Lima Silva Análise do Ensino de Geometria no 9º Ano “1” da Escola Municipal José Inácio de Carvalho da Cidade de Antônio Martins-RN Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva
 5 Ana Priscila da Silva A Importância da Aplicabilidade dos Jogos Matemáticos como uma Metodologia de Ensino Aprendizagem no 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Inácio de Carvalho em Antonio Martins/RN Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva
 6 Andressa Nery da Silva Oliveira O Uso do Computador no Processo de Ensino Aprendizagem de
Matemática no Ensino Fundamental II e Médio
Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira
 7 Élida Weslane da Silva O Abandono do Ensino da Geometria: Um Estudo sobre suas Causas e Consequências Prof. Esp. Antonio Josimário Soares
 8 Josimar Tavares da Silva Principais Problemas de Aprendizagem Detectados no Ensino da
Matemática no 7° Ano da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes
na Cidade de Patu – RN
Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira
 9 Lucélia Maria da Silva Batista A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática
no 1° Ano I do Ensino Médio da Escola Estadual Governador
Walfredo Gurgel em Antônio Martins/RN
Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva
 10 Marcelo Erisson Cavalcante Utilização Prática de Logaritmo a partir de Modelos Teóricos Estudados na Escola de Ensino Médio: Uma Abordagem Direcionada ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses
 11 Maria Jamylla Paiva de Freitas Dificuldades no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática na Fase de Transição entre o Ensino Fundamental I e II Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses
 12 Rodrigo Fernandes de Azevedo Ensino e Aprendizagem Matemática: Análise da Formação Matemática no Curso de Pedagogia do CAJIM-UERN Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega
 13 Wanchedy da Silva Valdeges Analisando a Interação entre a Matemática e Economia numa Perspectiva Teórica e Aplicativa Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves

 

Defesas – 2009.2

 N°   Nome                  Título                                                  Orientador                  
 1 Antonio Augusto Neto Aprendizagem de Matemática por Meio do Autodidatismo: Uma Investigação Teórico-Prática da Capacidade de Aprender Matemática Autodidaticamente Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega
 2 Carmem Monteiro Carlos O Ensino da Álgebra e a Aplicabilidade da Teoria dos Números
na Criptografia
Prof. Ms. Walter Chagas de Morais
 3 Francisco Maéllyton Fernandes de Oliveira A Habilidade dos Alunos do Ensino Fundamental em Responder Questões Contextualizadas de Matemática Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega
 4 José Rivonaldo Dantas de Araújo Uma Proposta para o Ensino da Demonstração em Geometria nas Séries Finais do Ensino Fundamental Prof. Esp. Antonio Josimário Soares
 5 Luciana Kaline Bezerra de Lima Ensinando e Aprendendo Geometria com o Tangram: Uma Proposta Metodológica para o Ensino Fundamental Prof. Esp. Antonio Josimário Soares
 6 Terezinha Ferreira do Amaral Neta Análise da Inclusão do Estudo do Cálculo Diferencial no Ensino Médio Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves
 7 Thiago Dantas de Oliveira O Uso do Raciocínio Lógico em Concursos Públicos para Docentes no Município de Patu Prof. Ms. Walter Chagas de Morais