Programas Formativos

Atualmente o Departamento de Matemática conta com 01 Bolsa de Monitoria Remunerada.

Projetos de Ensino do DME: Usando recursos computacionais e materiais manipulativos para ensinar conceitos matemáticos. Coordenador Francinário Oliveira de Araujo. Período 02.10.2017 à 30.10.2018. Usando as redes sociais para fortalecer os conhecimentos matemáticos dos alunos do curso de Matemática do CAP-UERN. Coordenador Francinário Oliveira de Araujo. Período 31/08/2020 à 23/12/2020

O SUBPROJETO PIBID – MATEMÁTICA (2014) O Departamento de Matemática desenvolveu o subprojeto do Programa Institucional 147 de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, com atuação no Ensino Fundamental e Médio, que foi coordenado pelo professor Francinário Oliveira de Araújo, com 3 (três) supervisores e 35 (trinta e cinco) alunos bolsistas durante o decorrer do andamento do projeto. Através desse subprojeto, o Curso de Licenciatura Plena em Matemática – DME/CAP/UERN fortaleceu a formação inicial dos estudantes da licenciatura em Matemática do CAP, inserindo tais licenciandos na realidade das escolas públicas de educação básica parceiras Escola Estadual Dr. Edino Jales (Ensino Médio), Escola Municipal Francisco Francelino de Moura (Ensino Fundamental) na cidade de Patu-RN; diagnosticou problemas de ensino-aprendizagem em tal escola, a fim de desenvolver experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação dos problemas identificados, tais como a diminuição do índice de reprovação em Matemática, bem como o aumento dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) nível Fundamental e Médio; integrando as escolas públicas de Educação Básica como colaboradoras e co-formadoras dos futuros docentes.

O SUBPROJETO PIBID – MATEMÁTICA (2018) O Departamento de Matemática desenvolveu o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, de 2014 à 2017 com atuação no Ensino Médio, que foi coordenado pelo professor Francinário Oliveira de Araújo, com 4 (quatro) supervisores e 42 (quarenta e dois) alunos bolsistas durante o decorrer do andamento do projeto. Através desse subprojeto, o Curso de Licenciatura Plena em Matemática – DME/CAP/UERN fortaleceu a formação inicial dos estudantes da licenciatura em Matemática do CAP, inserindo tais licenciandos na realidade da escola pública de educação básica parceira Escola Estadual Dr. Edino Jales na cidade de Patu-RN; diagnosticou problemas de ensino-aprendizagem em tal escola, a fim de desenvolver experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação dos problemas identificados, tais como a 149 diminuição do índice de reprovação em Matemática, bem como o aumento dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas); integrando as escolas públicas de Educação Básica como colaboradoras e co-formadoras dos futuros docentes.

O SUBPROJETO PIBID – MATEMÁTICA (2020) Atualmente temos no Departamento de Matemática, mais um projeto PIBID em execução. O objetivo deste projeto é atender à demanda das deficiências em aprendizagem 151 da Matemática nas escolas da educação básica do município de Patu. Para isso, estamos atuando em uma das escolas selecionadas pela coordenação institucional do projeto e da CAPES, por meio dos índices IDEB verificados nos últimos anos. Pretendemos neste subprojeto desenvolver ações efetivas com o uso de estratégias didáticas para o ensino de Matemática, seguindo as orientações da BNCC e com isso, inserir os alunos da licenciatura em Matemática, na realidade das escolas públicas. Contamos com 08 alunos bolsistas e 02 voluntários neste subprojeto. Estes alunos cursam desde o 1º ao 4º semestre, ou seja, ainda estão na primeira metade do curso.

O SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) – 2018 O Departamento de Matemática e Estatística do Campus Avançado de Patu iniciou o desenvolvimento do subprojeto de Residência Pedagógica, promovido pela CAPES, em agosto, cujo docente orientador foi o professor Brunno de Castro Trajano. Esse subprojeto contou com a participação de três preceptores, que eram professores das escolas parceira à saber, Escola Estadual Rafael Godeiro, localizado no município de Rafael Godeiro/RN, Escola Municipal Professor Raimundo Nonato de Lima, localizado no município de Rafael Godeiro/RN, e Escola Estadual 20 de Setembro, localizado no município de Olho D’Água dos Borges/RN. Houve também a participação de 30 residentes, dos quais 24 eram bolsistas e 6 participavam do subprojeto como voluntários. Os residentes além de desenvolverem atividades de regência, feira de ciências, gincanas, planejamento de aulas, os mesmos também participaram de eventos como o ENALIC, em Fortaleza/CE, SEMAT, no próprio campus de Patu, COPRECIS, em João Pessoa/PB, Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, no próprio campus de Patu. Um resultado bastante satisfatório foi que a Escola Estadual Rafael Godeiro obteve uma nota do IDEB, em Matemática, acima da meta do estado do Rio Grande do Norte.

O SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) – 2020 O Departamento de Matemática e Estatística do Campus Avançado de Patu, mais uma vez, submeteu um subprojeto de Residência Pedagógica, promovido pela CAPES, o qual teve iniciou de seus trabalhos em novembro, cujo docente orientador foi, novamente, o professor Brunno de Castro Trajano. Esse subprojeto conta com a participação de uma preceptora, que é professora da escola parceira da Escola Estadual Dr. Edino Jales, localizado no município de Patu/RN. O subprojeto conta com a participação de 10 residentes, dos quais 08 são bolsistas 152 e 2 participam do subprojeto como voluntários.