Trabalho de Conclusão de Curso (Monografias)
Defesas – 2023.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Eduardo Fernandes Silva Lemos | O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: Uma sequência didática utilizando o software GeoGebra na construção de sólidos. | Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: Brunno de Castro Trajano Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo |
2 | Jailson Bezerra de Mesquita | A ABORDAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL NA EJA: Uma análise dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM. | Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira Membro 2:Brunno de Castro Trajano |
3 | Joaquim Bezerra de Medeiros Júnior | UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. | Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro 1: Manasses Pereira Nóbrega Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo |
4 | Kalyne Gabrielle de Lima Silva | Uma análise da abordagem dos Números Racionais nos livros didáticos à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. | Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro 1: Ariana Costa Silva Membro 2: Manasses Pereira Nóbrega |
5 | Railan da Silva Vieira | PRINCÍPIOS DA CASA DOS POMBOS: Uma proposta de seu uso no ensino médio através da resolução de problemas. | Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: Brunno de Castro Trajano Membro 2: Francinário Oliveira de Araújo |
Defesas – 2022.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
RENATA NETA DE MENEZ |
OS PRINCÍPIOS DO ELEMENTO EXTREMO E DA INVARIÂNCIA: APLICAÇÕES EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM CONCEITOS COMBINATÓRIOS, ALGÉBRICOS, GEOMÉTRICOS E DE TEORIA DOS NÚMEROS. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Leocides Gomes da Silva |
2 |
ÉRIKA MARIA DE LIMA SILVA |
LÓGICA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. |
Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Leocides Gomes da Silva |
3 |
RAQUEL FERNANDES OLIVEIRA |
UMA ANÁLISE ACERCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA. |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Joseane Abílio de Sousa Ferreira |
4 |
LUCAS DA SILVA ARAÚJO |
UMA BREVE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE BAYESIANA |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Brunno de Castro Trajano |
Defesas – 2021.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
Adna Ruth de Lima Moraes |
CONHECIMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise à luz do modelo de Van Hiele. |
Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Orientador)Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro)Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira (Membro) |
2 |
Ana Raquel Maia Sales |
TÉCNICAS DE CONTAGEM: uma proposta para abordagem de problemas poucos habituais nos anos finais do ensino fundamental. |
Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador) Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro) Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro) |
3 |
Juciana Martins de Souza |
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise pela ótica da teoria de Van Hiele. |
Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador) Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro) Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro) |
4 |
Jonnata Tavares da Silva |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. |
Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Orientador) Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro) |
5 |
Artur Iago Xavier Linhares da Silva |
MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO FÍSICO: percepções dos discentes do segundo ano do Ensino Médio. |
Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro) Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro) |
6 |
Carlos Daniel Alves |
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MESSIAS TARGINO/RN SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL. |
Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro) Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro) |
7 |
Daniel Alves da Silva |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: contribuições do programa para licenciandos em matemática do campus avançado de Patu (CAPUERN). |
Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Orientador) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano(Membro) Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro) |
8 |
Daniel Clementino dos Santos |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS POR PARTE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. |
Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Orientador) Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro) Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira (Membro) |
9 |
Francisca das Chagas Oliveira |
A LUDICIDADE ENQUANTO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: contribuições dos jogos em sala de aula. |
Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador) Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro) Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro) |
10 |
Hugo Sebastião da Silva |
A RELEVÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: uma proposta lúdica de ensino. |
Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Orientador) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro) Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro) |
11 |
Jaiane Dantas Pereira |
UM OLHAR SOBRE A IRRACIONALIDADE DE √2. |
Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador) Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro) Prof. Dr. Roberto Mariano de Araújo Filho (Membro) |
12 |
Júlio César de França Bezerra |
A Importância da Educação Financeira no Ensino Básico. |
Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador) Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro) Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Membro) |
13 |
Kassiano Magno Leite da Silva |
Os impactos provocados pelo ensino remoto quanto ao ensino de Matemática, wem tempos de pandemia, na rede pública de Martins-RN. |
Prof. Me. Aurenildo bezerra dos Santos (Orientador) Maria de Fátima Dutra Aylla Gabriela Paiva de Araújo |
14 |
Maria Jussilene da Costa |
UMA PROPOSTA DE ENSINO TRABALHANDO GRANDEZAS DIRETAS E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Orientador) Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Membro) Prof. Fernando Henrique Nogueira Amaral (Membro) |
15 |
Mizikelly Alves dos Reis |
METODOLOGIAS DE ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS EM UMA AMOSTRA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATU/RN EM TURMAS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Prof. Me. Brunno de Castro Trajano (Orientador) Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega (Membro) Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos (Membro) |
Defesas – 2020.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
Beatriz de Souza Maia |
O ENSINO DOS NÚMEROS PRIMOS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NAS REDES PÚBLICAS DE PATU-RN E ANTONIO MARTINS-RN. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Manassés Pereira Nóbrega Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho |
2 |
DAMIANA BEZERRA DE LIMA |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DO CÁLCULO DA ÁREA DE TRIÂNGULOS. |
Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Brunno de Castro Trajano Membro: Maria de Fátima Dutra |
3 |
DANILO HENRIQUE DE OLIVEIRA |
O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA. |
Orientador: Antônio Josimário Soares de Oliveira
Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Maria de Fátima Dutra |
4 |
FRANCISCO DAMARES ROCHA FERREIRA |
GEOGEBRA: UMA ANÁLISE DAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO ESTUDO DAS CÔNICAS. |
Orientador: Francinário Oliveira de Araújo Co-orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Brunno de Castro Trajano |
5 |
JOSÉ RONIVON PEREIRA DUTRA |
DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 2 GRAU: UMA ANÁLISE DE ERRO. |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira Membro: Maria de Fátima Dutra |
6 |
JOSIMAR MAIA DE MESQUITA |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE: UM OLHAR SOBRE AS OPINIÕES DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CAP/UERN. |
Orientador: Yuri Dantas Santos Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Benedito manoel do Nascimento Costa |
7 |
KLARINY MENEZES LIMA |
RECURSO DOS JOGOS COMO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos Membro: Samilly Alexandre de Souza Membro: Maria de Fátima Dutra |
8 |
NATÁLIA NIELE GURGEL BRAGA |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DA BNCC. |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Samilly Alexandre de Souza |
9 |
RAFAEL DANTAS CORTEZ |
VÍDEOS INTERATIVOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES VETORIAIS |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Paulo Henrique das Chagas Silva Membro: Francinário Oliveira de Araújo |
10 |
RODRIGO DE OLIVEIRA XAVIER SILVA |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES. |
Orientador: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira |
11 |
VANESSA DE MESQUITA FONSECA |
DEMONSTRAÇÕES DE IDENTIDADES QUE ENVOLVEM COEFICIENTES BINOMIAIS ATRAVÉS DE ARGUMENTOS COMBINATÓRIOS. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho |
12 |
VINÍCIUS LEITE CAMARA GODEIRO |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira Membro: Brunno de Castro Trajano |
Defesas – 2019.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
FABLÍCIO ROSA DE QUEIROZ | APLICAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES NA CRIPTOGRAFIA. | Orientador: Brunno de Castro Trajano
Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos |
2 |
SIDISLEY DE LIMA VIEIRA |
MAPEAMENTO DE REGISTROS SEMIÓTICOS USADOS EM PROBLEMAS ENVOLVENDO FUNÇÕES QUADRÁTICAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Samilly Alexandre de Souza |
3 |
VIVIANE DE OLIVEIRA SILVA |
O USO DO MÉTODO DA FALSA POSIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1o GRAU. |
Orientador: Samilly Alexandre de Souza
Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho |
4 |
LEANDRO CÉSAR CÂMARA |
ANÁLISE DE REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ESTUDO DAS QUÁDRICAS. |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Paulo Henrique das Chagas Silva |
5 |
FERNANDO HENRIQUE NOGUEIRA AMARAL |
O MODELO DE DESENVOLVIMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DE PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA APLICAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL. |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega
Membro: Samilly Alexandre de Souza Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira |
6 |
ALDERI SEGUNDO DE LIMA JÚNIOR |
Roteiro Didático para o ensino de estatística e probabilidade no ensino médio com enfoque na BNCC. |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega
Membro: Samilly Alexandre de Souza Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos |
7 |
THAYLANY DE SÁ ALVES OLIVEIRA |
ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A Didática do Uso de Jogos Matemáticos. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Maria de Fátima Dutra |
8 |
JHONNY LIMA CORTEZ |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Samilly Alexandre de Souza |
9 |
JONAS BARBOSA DE ANDRADE |
O USO DAS DESIGUALDADES DAS MÉDIAS E SUAS APLICAÇÕES EM PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Brunno de Castro Trajano |
10 |
JOSÉ AILSON PAIVA SILVA |
O uso das construções geométricas como estratégia didática para o ensino de geometria plana: uma sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental. |
Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Brunno de Castro Trajano |
11 |
JOÃO PEDRO DE OLIVEIRA FRANÇA |
Obstáculos didáticos na abordagem de equações polinomiais de equações do 1º grau. |
Orientador: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro: Samilly Alexandre de Souza Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira |
Defesas – 2018.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
Jacqueline Adryanne Araújo Rocha |
Análise de Uma Situação Geométrica por Meio da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. |
Orientador: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva |
2 |
Thadeu Cortez de Paiva |
Mídias Digitais na Educação Básica: uma proposta de atividades a partir do Teorema de Pitágoras com a utilização do software Geogebra. |
Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva |
3 |
Marcelo de Souza Medeiros |
Uma análise comparativa entre os métodos de inferência clássico e bayesiano a partir de um estudo sobre o uso da motocicleta como inclusão social. |
Orientador: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega
Membro: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo |
4 |
Clarice Raquel do Nascimento Silva |
Contribuições do jogo Cubra doze para a resolução de problemas com as 4 operações básicas por alunos do 5⁰ ano. |
Orientadora: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza
Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra Membro: Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira |
5 |
Francisca Fernanda Costa |
Retas e Parábolas no Geogebra: Uma Análise à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. |
Orientador: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro: Prof. Me. Antônio Josimário Soares de Oliveira. Membro: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza |
6 |
Aislânia da Silva Mota |
Ensino de Geometria Espacial com o Geogebra 3D: Uma Proposta Didática para o Ensino de Cone. |
Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva |
7 |
José Ailson Paiva Silva |
Uma Proposta de Ensino Através de Resolução de Problemas dos Logaritmos no Ensino Médio. |
Orientador: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano
Membro: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho |
8 |
Bruna Karolyne da Silva Oliveira |
Números Inteiros: Uma Proposta de Atividades Diversificadas como Alternativa para Introduzir e Consolidar Conceitos ao Ensinar Números Inteiros no 7º Ano do Ensino Fundamental. |
Orientador: Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho |
9 |
Nathália Araújo de Sauza |
O Uso do GeoGebra na Aprendizagem de Áreas de Polígonos Regulares e Funções. |
Orientador: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva |
10 |
Joice Tuane Medeiros de Oliveira |
O uso da calculadora na resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais em uma turma do 6° ano do ensino fundamental. |
Orientadora: Profª. Ma. Samilly Alexandre de Souza
Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho Membro Externo: Prof. Me. Leocides Gomes da Silva |
11 |
Veridiano de Oliveira Maia |
A GEOMETRIA NA SALA DE AULA: Dificuldade e Importância para o Desenvolvimento Cognitivo pelos Docentes e Discentes no Processo de Ensino e Aprendizagem |
Orientador: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano
Membro: Profª. Ma. Maria de Fátima Dutra Membro: Prof. Me. Antonio Josimário Soares de Oliveira |
12 |
Antônio Ruan Gomes da Casta |
Resolução de Problemas Envolvendo Probabilidade: Um Olhar Sob os Registros de Representação Semiótica. |
Orientador: Prof. Dr. Manasses Pereira Nóbrega
Membro: Prof. Me. Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Prof. Me. Maria de Fátima Dutra |
13 |
Germano da Silva Sousa Neto |
Proposta didática: o uso de jogos como auxílio para o desenvolvimento da aprendizagem em Matemática. |
Orientador: Prof. Me. Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo Membro: Prof. Me. Brunno de Castro Trajano |
Defesas – 2017.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
Anderson Jefty Rodrigues Silva |
Uma Proposta de Ensino na Prática de Resolução de Problemas da Probabilidade Geométrica no Ensino Médio. |
Orientador: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro: Manassés Pereira Nóbrega Membro externo: Paulo Henrique das Chagas Silva |
2 |
Jeovano Pereira da Costa |
Harmonia dos números: um breve passeio pela proporcionalidade numa ótima musical, para a compreensão da escala pitagórica. |
Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Maria de Fátima Dutra Membro externo: Paulo Henrique das Chagas Silva |
3 |
Sayonara Paiva Teixeira |
As Relações Cônicas com a Arquitetura: Uma Abordagem Histórica e Aplicada. |
Orientador: José Wilton Nobre Chaves
Membro: Maria de Fátima Dutra Membro: Brunno de Castro Trajano |
4 |
Luan Pereira da Silva |
Modelagem Matemática na Educação: Uma Práxis no Ensino de Geometria. |
Orientador: Brunno de Castro Trajano
Membro: Manasses Pereira Nóbrega Membro: Francinário Oliveira de Araújo |
5 |
Jalison Cesário do Nascimento |
Os desafios ao adotar a modelagem matemática: uma abordagem sobre o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. | Orientador: Antônio Josimário Soares de Oliveira
Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Samilly Alexandre de Souza |
6 |
Hugo Esteferson de Carvalho Fonseca |
Área, P erímetro e o Geoplano: Uma Abordagem Didática. | Orientadora: Samilly Alexandre de Souza
Membro: Roberto Mariano de Araújo Filho Membro: Antônio Josimário Soares de Oliveira |
Defesas – 2016.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Francisca Sheily Soares de Paiva | O Uso dos Jogos no Ensino da Geometria Plana. | Presidente: Leocides Gomes da Silva
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Roberto Mariano de Araújo Filho |
2 | Henrique Barbosa de Meneses | Matemática para Educação Financeira no Ensino Fundamental II. | Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
3 | Jandy Adalto dos Santos | A utilização da resolução de problemas na compreensão da matemática: um estudo de caso com alunos do 8º ano do ensino fundamental. | Presidente: Leocides Gomes da Silva
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Roberto Mariano de Araújo Filho |
4 | Josenilson dos Santos Sousa | O ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) da educação de adultos na cidade de Catolé do Rocha/PB. | Presidente: Roberto Mariano de Araújo Filho
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Antonio Josimário Soares de Oliveira |
5 | Pedro Silvano Dias | Aplicações da Estatística no ajuste de curvas com ênfase na regressão linear. | Presidente: José Wilton Nobre Chaves
Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
6 | Pedro Winícius de Almeida Gomes | A importância da matemática nos processos de origem e desenvolvimento da computação. | Presidente: Brunno de Castro Trajano
Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo Membro 2: José Wilton Nobre Chaves |
7 | Willa da Silva Medeiros | Números primos e criptografia RSA: uma descrição da mais bela relação em Teoria dos Números. | Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos |
Defesas – 2015.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Antônia Jaqueline Silva de Medeiros | O processo de ensino- aprendizagem de geometria no 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Prof. Pedro Gurgel – Almino Afonso/RN. | Presidente: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Leocides Gomes da Siva |
2 | Diego Dantas de Oliveira | A Abordagem da Geometria no Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Edino Jales em Patu-RN. | Presidente Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: Leocides Gomes da Siva Membro 2: Ozório Barbosa de Meneses |
3 | Francisco Fábio Oliveira dos Santos | Os Números Primos: Uma Breve Abordagem Histórica, Fórmulas Geradoras e Suas Contribuições para a Matemática e Aplicações no Cotidiano. | Presidente: Francinário Oliveira de Araújo
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos |
4 | Levi Rodrigo Pinto de Souza | O Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci: Um Pequeno Estudo Sobre uma das Relações mais Intrigantes entre a Matemática e a Natureza. | Presidente: Brunno de Castro Trajano
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos |
5 | Mailk Lourenço dos Santos | Fatores Internos e Externos que Contribuem para o Distúrbio da Discalculia Numérica em Matemática. | Presidente: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro 1: Paulo Henrique das Chagas Silva Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
Defesas – 2014.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Edivaneide Maria Rocha de Melo | A utilização de jogos no ensino fundamental de matemática: Um estudo sobre o papel professor neste processo formativo, na cidade de Patu, Rio Grande do Norte. | Presidente: Leocides Gomes da silva
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Bárbara Tavares da Silva |
2 | Estênio Rafael Alves de Oliveira | A rejeição a matemática dos alunos do 9º ano do CERB: Motivos e formas de intervenção. | Presidente Bárbara Tavares da Silva.
Membro 1: Francinário Oliveira de araújo Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
3 | Francisco Wilton Alves de Oliveira | Avaliação Matemática: Concepções de professores do ensino fundamental. | Presidente: Bárbara Tavares da Silva
Membro 1: Leocides Gomes da Siva Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos |
4 | Junivan Gomes de Araújo | A prática docente ao ensino de trigonometria no 9º ano do ensino fundamental, um paralelo entre escola pública e particular no município de Patu, Rio Grande do Norte. | Presidente: Aurenildo Bezerra dos Santos
Membro 1: Ozório Barbosa de Meneses Membro 2: Leocides Gomes da Silva |
5 | Katia Juliana Bezerra da Silva | Aprendizagem matemática: a relação entre a aplicabilidade de métodos pedagógicos no ensino da matemática e o estímulo ao aluno aprender. | Presidente: Ozório Barbosa de Meneses
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
6 | Paulo Henrique das Chagas Silva | O último Teorema de Fermat: A jornada de mistérios, intrigas, troca de identidade, duelo e suicídio em volta do teorema mais importante da Teoria dos Números. | Presidente: Antônio Josimário de Oliveira
Membro 1: Aurenildo Bezerra dos Santos Membro 2: Maria de Fátima Dutra |
7 | Suênha Patrícia Alves | A resolução de problemas no ensino fundamental: Um estudo sobre o papel professor em meio às práticas docentes, na cidade de Patu, Rio Grande do Norte. | Presidente: Leocides Gomes da Silva
Membro 1: Francinário Oliveira de araújo Membro 2: Bárbara Tavares da Silva. |
8 | Thiago Campelo de Oliveira | A estatística no ensino médio: Aplicação dos métodos estatísticos teóricos e práticos. | Presidente: José Wilton Nobre Chaves
Membro 1: Ozório Barbosa de Meneses Membro 2: Aurenildo Bezerra dos Santos |
9 | Thiago Ruan da Silva | Rejeição à matemática: A origem da problemática e possíveis soluções. | Presidente: Francinário Oliveira de Araújo
Membro 1: Brunno de Castro Trajano Membro 2: Maria de Fátima Dutra |
Defesas – 2013.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Bárbara Tavares da Silva | lp é um Espaço de Banach. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Brunno de Castro Trajano Membro: Antonio Josimário Soares de Oliveira |
2 | Caio César de Medeiros Soares | A Sistematização do Ensino e a aAlicabilidade da Matemática no cotidiano do aluno. | Orientador: Francisco Aliandro da Costa
Membro: José Wilton Nobre Chaves Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos |
3 | Camila Diédna de Sousa Lira | Desenvolvimento e Aprendizagem das Frações utilizando o UCA (um computador para cada aluno no 7º ano da Escola Estadual João Suassuna). | Orientador: Francisco Maéllyton F. de Oliveira
Membro: Maria de Fátima Dutra Membro: Francisco Aliandro da Costa |
4 | Ivanildo Felipe de Araújo | A Origem e a Evolução dos Números. | Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro: Francisco Aliandro da Costa Membro: Maria de Fátima Dutra |
5 | João Marcos de Assis Carlos | A Construção dos Números Racionais pelos Axiomas de Peano. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Francisco Maéllyton F. de Oliveira Membro: Brunno de Castro Trajano |
6 | Lair Cardoso Dantas | Relação Família-Escola na Disciplina de Matemática. | Orientador: Ozório Barbosa de Meneses
Membro: Maria de Fátima Dutra Membro: Brunno de Castro Trajano |
7 | Leocides Gomes da Silva | Uma Introdução ao Scilab. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro: Francisco Maéllyton F. de Oliveira Membro: Francisco Aliandro da Costa |
8 | Luana Carla Nunes Leite |
A Utilização dos Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. |
Orientador: Francisco Maéllyton F. de Oliveira
Membro: Francinário Oliveira de Araújo Membro: Ozório Barbosa de Meneses |
9 | Maximiliano Paulo da Silva | A importância da História da Matemática na Formação do Professor de Matemática para o Ensino Básico. | Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro: Aurenildo Bezerra dos Santos Membro: José Wilton Nobre Chaves |
Defesas – 2012.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 |
Ana Paula Bezerra dos Santos |
Ensinando Matemática e Despertando o Interesse dos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Frutuoso Gomes: Críticas e Sugestões. |
Orientador: Manasses Pereira Nóbrega Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Ozório Barboza de Meneses |
2 | Bárbara Suelen Paulo dos Santos | A Formação Estatística do Professor de Matemática nas Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Norte | Orientador: Manasses Pereira Nóbrega
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Ozório Barboza de Meneses |
3 | Biatriz Oliveira da Silva | Análise Histórico-Cronológica sobre o Número Fí e suas Aplicabilidades na Ciência Antiga e Moderna. | Orientador: Manasses Pereira Nóbrega
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Miguel Arcanjo Filho |
4 | Eliédson Firmino da Silva | As Principais Causas do Abandono do Ensino de Geometria no Brasil. | Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Miguel Arcanjo Filho |
5 | Jerson Fagner Oliveira Nascimento | Um Estudo sobre o Desempenho dos Alunos Ingressos no Curso de Matemática do CAP/UERN. | Orientador: Manasses Pereira Nóbrega
Membro 1: Maria de Fátima Dutra Membro 2: Ozório Barboza de Meneses |
6 | José Wexley da Silva | Ensino e Aprendizagem em Matemática numa Visão Teórica e Prática na Escola Estadual Ivonete Carlos em Frutuoso Gomes no Rio Grande do Norte. | Orientador: Ozório Barboza de Meneses
Membro 1: Francinário Oliveira de Araújo Membro 2: José Wilton Nobre Chaves |
7 | Kleverton Wendel Fernandes Forte | Uma Abordagem Histórica do Sistema de Numeração. | Orientador: Brunno de Castro Trajano
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Miguel Arcanjo Filho |
8 | Luana Cavalcante Leite | Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino-Aprendizagem. | Orientador: Antonio Josimário Soares de Oliveira
Membro 1: José Wilton Nobre Chaves Membro 2: Miguel Arcanjo Filho |
9 | Maria Verônica dos Santos | Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Razões e Proporções. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
10 | Patrícia Richele de Sousa | Jogos Matemáticos como Recurso ao Processo de Ensino-Aprendizagem das Frações. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro 1: Antonio Josimário Soares de Oliveira Membro 2: Brunno de Castro Trajano |
11 | Rita de Cássia de Souza Oliveira | Secções Cônicas: Aplicações e Equações Reduzidas. | Orientador: Francinário Oliveira de Araújo
Membro 1: Brunno de Castro Trajano Membro 2: Miguel Arcanjo Filho |
Defesas – 2011.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Adriana Maria Alves | O Ensino da Geometria – Uma Análise da turma do 2º período de Matemática do CAJIM. | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
2 | Amauri Dantas dos Santos | Estudo Comparativo do Desempenho de Alunos do Ensino Fundamental diante de Questões Contextualizadas e Não Contextualizadas de Matemática. | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
3 | Clementino José L. de Oliveira | Apresentando a Evolução do Cálculo Diferencial Integral para Determinação do Volume de Revolução por Diferentes Métodos Aplicativos. | Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves |
4 | Daniely Soares de Medeiros | Aprendizagem Matemática Através de Jogos. | Prof. Ms. Francinário Oliveira de Araújo |
5 | Jankelly Barbosa Ezequiel | O Lúdico Aplicado em Matemática como Postura Pedagógica nas Séries Iniciais na Escola Estadual Apolinária Jales em Messias Targino/RN. | Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses |
6 | Lígia de Queiroz Lopes | Estudo Teórico Aplicativo da Estatística Descritiva com Abordagem Prática e Demonstrativa de Parâmetro. | Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves |
7 | Luiz Wagner de A. Gomes | Estudo Sobre Métodos de Avaliação de Matemática no Ensino Fundamental II na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes – Patu/RN. | Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses |
8 | Mara Lígia da Costa | Educação Matemática no Contexto Escolar. | Prof. Esp. Antonio Josimário Soares de Oliveira |
9 | Mª da Conceição M. Damasceno | Abordagem de Conceitos de Geometria Analítica Plana a partir da Resolução de Problemas Relacionados à Geometria Euclidiana Plana. | Prof. Ms. Francinário Oliveira de Araújo |
10 | Miguel Arcanjo Filho | O Ensino de Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rafael Godeiro – Rafael Godeiro/RN. Dificuldades e Possibilidades. | Prof. Esp. Antonio Josimário Soares de Oliveira |
11 | Tamirys Pinheiro de Sousa | Estatística – Uma Investigação no Processo de Ensino Aprendizagem no Fundamental II. | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
Defesas – 2010.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Adeilda Linhares Bezerra | Uma Análise sobre o Ensino de Estatística no Ensino Médio | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
2 | Aguidon Mesquita da Costa | Ensino e Prática Docente de Matemática no Ensino das Séries Iniciais na Escola Estadual em Antônio Martins-RN | Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses |
3 | Alberto de Paiva Araújo | Álgebra no Ensino Fundamental: Uma Análise sobre suas Causas e Conseqüências na Escola Estadual Zenon de Souza – Umarizal/RN | Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira |
4 | Alex de Lima Silva | Análise do Ensino de Geometria no 9º Ano “1” da Escola Municipal José Inácio de Carvalho da Cidade de Antônio Martins-RN | Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva |
5 | Ana Priscila da Silva | A Importância da Aplicabilidade dos Jogos Matemáticos como uma Metodologia de Ensino Aprendizagem no 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Inácio de Carvalho em Antonio Martins/RN | Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva |
6 | Andressa Nery da Silva Oliveira | O Uso do Computador no Processo de Ensino Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental II e Médio |
Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira |
7 | Élida Weslane da Silva | O Abandono do Ensino da Geometria: Um Estudo sobre suas Causas e Consequências | Prof. Esp. Antonio Josimário Soares |
8 | Josimar Tavares da Silva | Principais Problemas de Aprendizagem Detectados no Ensino da Matemática no 7° Ano da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes na Cidade de Patu – RN |
Prof. Esp. Laudelino Gomes Ferreira |
9 | Lucélia Maria da Silva Batista | A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática no 1° Ano I do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel em Antônio Martins/RN |
Prof. Ms. Raimundo de Oliveira Paiva |
10 | Marcelo Erisson Cavalcante | Utilização Prática de Logaritmo a partir de Modelos Teóricos Estudados na Escola de Ensino Médio: Uma Abordagem Direcionada ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática | Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses |
11 | Maria Jamylla Paiva de Freitas | Dificuldades no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática na Fase de Transição entre o Ensino Fundamental I e II | Prof. Ms. Ozório Barbosa de Meneses |
12 | Rodrigo Fernandes de Azevedo | Ensino e Aprendizagem Matemática: Análise da Formação Matemática no Curso de Pedagogia do CAJIM-UERN | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
13 | Wanchedy da Silva Valdeges | Analisando a Interação entre a Matemática e Economia numa Perspectiva Teórica e Aplicativa | Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves |
Defesas – 2009.2
N° | Nome | Título | Orientador |
1 | Antonio Augusto Neto | Aprendizagem de Matemática por Meio do Autodidatismo: Uma Investigação Teórico-Prática da Capacidade de Aprender Matemática Autodidaticamente | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
2 | Carmem Monteiro Carlos | O Ensino da Álgebra e a Aplicabilidade da Teoria dos Números na Criptografia |
Prof. Ms. Walter Chagas de Morais |
3 | Francisco Maéllyton Fernandes de Oliveira | A Habilidade dos Alunos do Ensino Fundamental em Responder Questões Contextualizadas de Matemática | Prof. Ms. Manasses Pereira Nóbrega |
4 | José Rivonaldo Dantas de Araújo | Uma Proposta para o Ensino da Demonstração em Geometria nas Séries Finais do Ensino Fundamental | Prof. Esp. Antonio Josimário Soares |
5 | Luciana Kaline Bezerra de Lima | Ensinando e Aprendendo Geometria com o Tangram: Uma Proposta Metodológica para o Ensino Fundamental | Prof. Esp. Antonio Josimário Soares |
6 | Terezinha Ferreira do Amaral Neta | Análise da Inclusão do Estudo do Cálculo Diferencial no Ensino Médio | Prof. Esp. José Wilton Nobre Chaves |
7 | Thiago Dantas de Oliveira | O Uso do Raciocínio Lógico em Concursos Públicos para Docentes no Município de Patu | Prof. Ms. Walter Chagas de Morais |