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Projeto Pedagógico do Curso

Perfil Profissional:

o perfil do profissional de Letras deve ser o de educador e também o de produtor de conhecimentos, ou seja, um pesquisador que esteja em sintonia com o seu tempo e com as exigências da sociedade, para a formação do cidadão. Neste sentido, propõe-se, no Projeto Pedagógico do Curso de Letras, com base no que determinam as Diretrizes Curriculares para o perfil do egresso do Curso de Letras, no Parecer CNE/CES 492/2001, possibilitar ao formado, além do ingresso no mundo do trabalho, ter domínio do uso da língua objeto de estudo, em seus diversos aspectos, consciente das variedades linguísticas, literárias e culturais. Deve apresentar ainda a capacidade de refletir teoricamente sobre a linguagem, fazendo uso de novas tecnologias, compreendendo sua formação profissional de forma contínua, autônoma e permanente, concebendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Competências e Habilidades:

Em razão das diversas atividades possíveis de serem desempenhadas pelo graduado em Letras, este deverá demonstrar capacidade de expressar-se linguisticamente, através de recursos estilísticos que deem conta da aquisição de competências para compreender a linguagem e suas variações, de acordo com a habilitação escolhida. Desse modo, espera-se que o egresso desenvolva:
● Capacidade de organizar, expressar e comunicar o pensamento em língua culta, em situações formais;
● Conhecimento teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfossintático, léxico, semântico e pragmático da língua;
● Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
● Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em particular do idioma objeto de sua habilitação;
● Compreensão dos fatos da língua que lhes permita conduzir investigações sobre a língua e a linguagem;
● Domínio ativo e crítico do uso da língua enquanto objeto de estudo em termos de estrutura, funcionamento e manifestações culturais, tendo consciência da variação linguística e cultural;
● Capacidade de refletir criticamente sobre a linguagem, de fazer uso das novas tecnologias, compreendendo sua formação como um processo contínuo, autônomo e permanente;
● Domínio de repertório especializado para discutir e construir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura;
● Capacidade de operar as diferentes manifestações linguísticas como profissional do padrão culto da língua que desempenha, dentre outras atividades, a de professor, pesquisador, tradutor, revisor e/ou consultor;
● Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas;
● Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área e a utilização de novas tecnologias.

Metodologia a ser adotada para consecução do projeto
O Curso de Letras-CAP/UERN, como instância acadêmica e formativa, tem o compromisso ético e político de acompanhar e avaliar periodicamente sua proposta formativa, através de mecanismos que permitam refletir, teorizar e intervir com ações transformadoras nas práticas curriculares.
Respaldado nesses princípios, o Projeto Pedagógico do Curso de Letras do CAP/UERN foi elaborado coletivamente e democraticamente, por meio do equilíbrio das políticas de ensino, pesquisa e extensão, que sustentam a universidade, levando em consideração os dispositivos legais como os documentos reguladores internos e externos à UERN que nortearam a atualização deste PPC.
Assim, a metodologia a ser adotada para a consecução deste PPC será baseada no diálogo, na interdisciplinaridade, nas metodologias teórico-práticas por meio das reuniões mensais com o corpo-docente para (re)avaliar o processo ensino-aprendizagem do departamento; de ações extensionistas para a promoção do diálogo entre universidade e comunidade externa; de pesquisas e de projetos institucionais para envolver os discentes em práticas científicas e investigativas voltadas à produção e circulação de saberes, assim como na orientação e desenvolvimento dos estágios e do TCC; dos programas formativos PIBID e RP, os quais oferecerão suporte adequado para o envolvimento dos graduandos no processo de ensino-aprendizagem; do acompanhamento dos egressos, por meio da aplicação de questionários, e dos dados de retenção e de evasão.
Os resultados obtidos a partir das diferentes atividades realizadas, no processo de acompanhamento e avaliação das diretrizes, propostas neste documento, servirão de parâmetro para a implementação de ações que visem melhorias pedagógicas, administrativas e estruturais necessárias para o bom funcionamento do Curso de Letras-CAP/UERN.

Projeto Pedagógico do Curso: Baixar Arquivo

Matriz Curricular 2015.2: Baixar Arquivo

Matriz Curricular 2022.1: Baixar Arquivo