EN

ES

Search
Close this search box.

Histórico do Curso

Na época da criação do Campus Avançado de Patu, não existia nenhum Bacharel em Ciências Contábeis no município, contava-se apenas com Técnicos em Contabilidade, formados pela Escola Estadual Dr. Edino Jales – Ensino de 2° Grau, bem como, na área de abrangência do Campus, incluindo-se os municípios do vizinho Estado da Paraíba. Essa carência de profissionais qualificados na área de Contabilidade, em Nível Superior, motivou os idealizadores do projeto de criação do Campus a optarem por um curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, com o intuito de atender à demanda existente na Região do Médio Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Por essas razões, o projeto de criação de Curso de Ciências Contábeis consolidou-se em 4 de setembro de 1980 (Decreto Municipal nº 178/80 – Prefeitura Municipal de Mossoró), juntamente com a criação do Campus Avançado de Patu, com a oferta inicial de 30 vagas, a partir do ano 1981, sendo entregue à comunidade 14 Bacharéis em Ciências Contábeis, com a conclusão da primeira turma em 1984.

O Curso de Ciências Contábeis, obedecendo às diretrizes traçadas pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM)/Campus Central, manteve até 1993 a mesma estrutura curricular elaborada à época de sua criação. Neste mesmo ano, a FACEM iniciou processo de reformulação curricular do Curso em toda a sua área de abrangência (Campus Central e Campus Avançado “Prof. João Ismar de Moura”), em decorrência da necessidade de modernização e atendimento às novas exigências de mercado de trabalho do Contador.

O Curso de Ciências Contábeis do CAP/UERN é socialmente reconhecido como principal responsável pela formação dos profissionais que atuam na região do alto e médio oeste potiguar. Seu caráter de ensino público de qualidade tem possibilitado oportunidade de inclusão social, visto que, mais de 82,5% dos seus alunos cursaram o ensino médio em escola pública (SAE/UERN, 2019). Dado esse perfil, o Curso oferece oportunidade para jovens estudantes que dificilmente teriam possibilidade de deslocarem-se para realizar um curso superior em um grande centro.

Em decorrência do potencial gerador de trabalho e emprego proporcionado pelo curso de Ciências Contábeis, seja nas áreas da administração e gestão empresarial, do serviço público, e até mesmo da atividade empreendedora nos diversos setores da atividade econômica, há na região de abrangência do CAP uma forte demanda pelo Curso, visto que seus egressos são responsáveis pelo suprimento da demanda da região nas áreas de planejamento, gestão e controle empresarial, atuando, na sua plenitude, nas esferas pública, privada e não-governamental.

Dessa forma, entende-se que o curso de Ciências Contábeis do CAP cumpre seu papel, contribuindo para que a UERN alcance os objetivos sociais e políticos para os quais se projeta, assumindo a responsabilidade de lançar no mercado de trabalho, profissionais capacitados para solucionar problemas do setor econômico-administrativo, propondo novas formas de desenvolvimento calcadas nos princípios da competência, da ética e da responsabilidade social, tendo em vista o combate às desigualdades sociais e a inovação tecnológica e social, adquirindo caráter estratégico para o desenvolvimento regional sustentável e para a soberania do País.