Apresentação

No ano de 1979, o médico Ednardo Benigno de Moura, sugeriu a criação de uma escola de nível superior na cidade de Patu/RN, quando em reunião no Rotary Club, momento em que era diretor dessa sociedade filantrópica. Depois da ideia discutida e consolidada, houve contatos com o deputado federal Vingt Rosado, onde o mesmo demonstrou um enorme interesse pela expansão da Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN.

No dia 07 de março de 1980, o presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN, através da portaria nº 080/80, criou uma comissão de professores para estudar a possibilidade da criação do Campus Avançado de Patu.

No dia 01 de setembro de 1980, o CONSUNI aprovou a criação do Campus Avançado de Patu, e  no dia 04 de setembro de 1980 a criação do campus foi consolidada pelo decreto nº 176/80.

No mês de janeiro de 1981 foi realizado o primeiro vestibular para ingresso em 3 cursos de nível superior: Ciências (atualmente Matemática), Ciências Contábeis e Pedagogia. No dia 11 de março de 1981, ocorreu a aula inaugural do Campus Avançado de Patu.

No ano de 1997, através da portaria nº 1430/97 – GR/URRN de 04 de setembro de 1997, o Campus Avançado de Patu passou a ser denominado Campus Avançado Professor João Ismar de Moura – CAJIM.

No início os cursos funcionaram em uma escola da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Francisco Francelino de Moura. Em seguida, foi transferido para uma outra escola municipal, a Escola Municipal Raimundo Rocha. Mais tarde, foi definitivamente transferido para uma escola da rede estadual de ensino, Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes. Por aproximadamente 15 anos, o campus teve um funcionamento com extrema dificuldade, dado que suas instalações foram divididas com uma escola de ensino básico de 1º grau. Mas, a partir de 03 de maio de 1999, após a construção de um prédio para sediar a Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, o Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura, ganhou espaço para melhoria de sua infraestrutura, atividades administrativas e pedagógicas.

No dia 19 de outubro de 2011, o CONSUNI e o CONSEPE, através da resolução nº 37/2011-CONSEPE, aprovaram a criação e funcionamento do Curso de Letras, modalidade Licenciatura,  com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, com previsão de inicio para o segundo semestre letivo de 2012.

No ano de 2012, por determinação judicial, através da portaria nº 2234/2012 – GR/UERN de 26 de março de 2012, com efeito retroativo a 12 de março de 2012, passa novamente a ser denominado Campus Avançado de Patu – CAP.

No dia 09 de maio de 2016, através do Decreto 8.752 da Presidência da Republica (refogando o Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009), que dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, foi instituída a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (PARFOR). Com isso, a UERN através de editais periódicos oferta cursos de graduação para os professores da Educação Básica. Atualmente, o Campus Avançado de Patu oferta o curso de Pedagogia, modalidade 1ª licenciatura.

No dia 22 de agosto de 2018, o CONSUNI e o CONSEPE, através da resolução nº 32/2018-CONSEPE, aprovaram a criação e funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, modalidade a distância, com previsão de inicio para 2019.

No dia 20 de dezembro de 2019, o campus passa a contar com uma unidade do Restaurante Popular, que irá atender a comunidade acadêmica e comunidade em geral. o restaurante irá contemplar o Programa Café Cidadão, oferecendo 200 refeições diárias de café da manhã, de segunda a sexta-feira, ao valor simbólico de R$ 0,50.

O Campus Avançado de Patu conta atualmente com 41 professores, sendo 31 efetivos e 10 contratados.

Conta com uma equipe composta por 19 técnicos-administrativos: 03 técnicos de nível superior, 01 bibliotecária, 01 analista de sistemas e 14 técnicos de nível médio.

Possui em 2024, 999 alunos, assim distribuídos: 115 em Matemática, 182 em Ciências Contábeis, 164 em Pedagogia, 168 em Letras, 304 em Educação do Campo (EaD) e 66 em Pedagogia pelo PARFOR.

A estrutura física do CAP é composta por 16 salas de aula, 2 laboratórios de informática, laboratório de Letras, laboratório de Matemática, museu histórico e tecnológico, 8 gabinetes para os professores, biblioteca, brinquedoteca, Polo EaD, quadra esportiva, auditório e cantina com área de convivência.

O Campus dispõe ainda de 5 veículos, sendo 1 Renault Minibus (15 lugares), 1 Ducato (15 lugares), 1 Chevolet Celta, 1 Toyota Etios e 1 Siena.

O Campus Avançado de Patu, em sua área de abrangência beneficia alunos provenientes de 32 municípios, pois além de Patu, favorece mais 25 municípios no Rio Grande do Norte: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caraúbas, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tenente Ananias e Umarizal, e 6 municípios na Paraíba: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos.