COORDENADORA:
Profa. Dra. Michele Galdino Camara
RESUMO DO PROJETO
O projeto é pensado na linha de pesquisa Gestão e planejamento sustentável do turismo, do curso de Natal, que contempla em seus estudos, Roteiros Turísticos. Essa é a segunda edição deste projeto e inicialmente, na sua primeira edição, a pesquisa indicou roteiros nas quatro (4) zonas da Cidade (Norte/Sul/Leste e Oeste) separadamente, para que a distribuição da oferta fosse equilibrada e potencializada, assim como nas áreas com roteiros já consolidados. Diante desse resultado, na segunda edição, pretende-se rever esses roteiros já delimitados, adapta-los a situação atual, uma vez que, a primeira edição ocorreu em 2013, antes da liberação de capacitação da coordenadora, e a partir daí construir uma atualização desse banco de dados por meio de inventariação das zonas e seus serviços. Depois, partiremos para a etapa de integração dos roteiros, que fará uma intercessão das rotas, mostrando pontos intermodais (modalidades de transportes) em que o turista poderá sair de um roteiro para o outro permitindo assim, diversas combinações temáticas. Por último, transformaremos as informações em um guia da cidade chamado “Roteiro Ginga com Tapioca”, com mapa, legendas autoexplicativas e distintas por cores. A intenção de disseminar a informação organizada dos produtos e serviços turísticos com a construção de novos roteiros, parte da necessidade eminente de ampliação, atualização e diversificação do produto turístico Natal, uma vez que o próprio avanço da cidade propicia zonas atualmente tidas como carentes de atratividade turística. Diante das propostas, entendemos que a execução da segunda edição do projeto permitirá ampliar a formação de pesquisadores especializados em estudos de roteirização, gestão dos destinos, imagem e desenvolvimento local, além de compreender como a circulação turística é necessária para o fomento e economia das Cidades.
PALAVRAS-CHAVE
Turistificação. Roteiros Turísticos. Circulação turística. Cidade do Natal
OBJETIVO GERAL
Diversificar e sistematizar a informação dos produtos e serviços turísticos, através da investigação de novos roteiros turísticos para a cidade do Natal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Criar um banco de dados que disponibilize informações importantes de pontos turísticos, estruturas de lazer e serviços em geral para o turista e o próprio morador da cidade do Natal;
• Indicar novos roteiros utilizando cores específicas;
• Integrar os roteiros através de terminais (pontos) intermodais (modalidades de transporte), onde o turista possa sair de um e entrar em outro roteiro com facilidade;
• Elaborar um guia da cidade, com mapa, legendas autoexplicativas e distintas por cores.