EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames da Resolução CNE/CES Nº 13, de 24 de novembro de 2006, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Turismo.

O PPC deve contemplar diversos elementos, dentre eles o perfil do egresso, os objetivos gerais do curso, as suas peculiaridades, sua matriz curricular e a respectiva operacionalização, a carga horária das atividades didáticas e da integralização do curso, a concepção e a composição das atividades de extensão, a concepção e a composição das atividades complementares, etc.

Deste modo, destacamos abaixo o perfil do formando (egresso), suas competências e habilidades profissionais, seguidos dos documentos na integra, com acesso disponível para baixar.

 

Perfil do Formando:

A formação de Bacharel em Turismo tem como objetivo que os profissionais sejam capazes de trabalhar de forma interdisciplinar, adequando-se à realidade socioeconômica em um mercado competitivo e em constante transformação.

O egresso deve apropriar-se das relações entre os conhecimentos teóricos e as exigências da prática cotidiana da profissão. Neste contexto o seu perfil é:

  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico, cultural e ambiental no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado, interdependente e complexo.
  • Formação técnico gerencial e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar e das transformações sociais;
  • Capacidade de apreensão, criticidade e produção inovadora para o Turismo, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade permanente de atualização;
  • Capacidade para equacionar problemas e buscar soluções para as exigências sociais;
  • Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Liderança, exercendo influência sobre o comportamento do grupo com empatia e equidade;
  • Visão atualizada do mundo e, em particular, consciência dos problemas nacionais, visualizando oportunidades de mudanças positivas e agindo neste sentido.

 

Competências e habilidades profissionais:

  • Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
  • Planejar e operacionalizar o inventário turístico para detectar áreas de novos negócios;
  • Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
  • Interpretar a legislação pertinente;
  • Planejar e executar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
  • Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos, impactos ambientais, provocados pelas atividades em determinados espaços e comunidades;
  • Selecionar os locais do mercado emissor onde deverá centralizar as promoções dos pacotes e serviços;
  • Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado;
  • Pesquisar para a formatação do produto turístico com relação ao dimensionamento da oferta e criar banco de dados;
  • Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
  • Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, entre outras;
  • Aplicar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;
  • Empreender e analisar criticamente as organizações turísticas, antecipando e promovendo suas transformações necessárias para a sua melhoria continuada.

 

PPC’S  disponíveis para baixar: