TURISMO E MEMÓRIA: REGISTROS DA CIDADE DO NATAL EM FOTOGRAFIAS

COORDENADOR:
Prof. Dr. Wellington Medeiros de Araújo

RESUMO DO PROJETO

Percebida em sua constituição fenomenológica (Pierce), enquanto registro ou reminiscência, a fotografia pode ser averiguada enquanto fenômeno de um mundo real e, por isso, tende a “descobrir” importantes questões subliminares de uma sociedade sempre em transformação. Por isso, a imagem que se faz de uma localidade, seja através de documentos, seja através de um registro afetivo, tem muito a fazer entender desse espaço. E o Turismo, em linhas gerais, faz-se compor exatamente como representação de um espaço (RODRIGUES, 1997). Partindo-se, pois, da perspectiva de que a expressão fotográfica firma uma espécie de inventário da memória, pretendemos, na pesquisa “Turismo e Memória: registros da cidade do Natal em fotografias”, mapear e estudar representações da cidade do Natal/RN em fotos que trazem a cidade como cena principal até o fim do século XX (anos de 1990). Metodologicamente, intenta-se, através da contribuição da Semiótica (Santaella, 1996), ir ao encontro de arquivos de algumas instituições públicas, sites e blogs que tragam o registro fotográfico citadino na delimitação do tema escolhido. Por nos ensinar a “ver” em um novo código visual (Sontag, 2004), portanto, a fotografia modifica e amplia nossa percepção do mundo, dando-nos o direito e o dever de agir sobre ele. Entender o funcionamento e o movimento geradores da dinâmica citadina, enfim, através da arte fotográfica, resulta em uma compreensão mais crítica dos espaços afetivos e geográficos que nos cercam. Além disso, permite um entendimento atualizado das formas sociais de representação da cidade em suas vertentes culturais, turísticas e históricas.

PALAVRAS-CHAVE
Memória; Fotografia; Natal; Turismo

OBJETIVO GERAL

O presente estudo busca mapear e estudar representações da cidade do Natal em fotos que trazem a cidade no contexto de sua história até fins dos aos de 1990, revelando perspectivas de interpretação do fenômeno citadino em sua relação com o turismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ir ao encontro de arquivos fotográficos de algumas instituições públicas, bem como de sites e blogs que tragam o registro fotográfico citadino na perspectiva do tema escolhido.
  • Proporcionar ao aluno do Curso de Turismo a oportunidade de análise e investigação do acervo cultural material responsável por uma construção afetiva do turismo e da memória da cidade do Natal.
  • Construir um acervo fotográfico próprio do Curso de Turismo (Campus de Natal) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, seja através de fotos adquiridas e consultadas, para divulgação em eventos e em trabalhos do site do mesmo Curso.