OBSERVATÓRIO DE TURISMO DO RN

COORDENADOR:
Prof. Dr. Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva

RESUMO DO PROJETO

O Observatório do Turismo do Rio Grande do Norte – OBSERVATUR/RN, atualmente implantado e funcionando no Campus de Natal da UERN, é um espaço destinado ao fomento do turismo potiguar, fazendo com que o destino turístico RN torne-se mais competitivo e consequentemente gere mais oportunidades de desenvolvimento para o Estado e para a sua população, apresentando-se bons cenários e perspectivas para atividade turística no RN. Sendo assim, o OBSERVATUR/RN tem como objetivo geral: analisar o comportamento do turista potiguar, além de objetivos específicos claros como, levantar informações sobre o turismo do RN; compilar dados estatísticos do turismo potiguar e analisar as informações obtidas em pesquisa de demanda turística. A missão do observatório é ser um instrumento social, facilitador de gestão, informações e debate, funcionando como um instrumento técnico, catalisador, polifuncional e descentralizado, planejado e administrado de forma participativa, com estabilidade e autonomia. Com isto, este projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de continuar auxiliando a iniciativa pública e privada na tomada de decisões de natureza turística, monitorando-se a atividade no Estado através de uma metodologia calcada em pesquisas de campo, com dados primários oriundos de questionários aplicados nos principais portões de entrada de turistas no RN, a saber: Aeroporto Internacional Aluízio Alves, Rodoviárias de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros e nos principais atrativos turísticos dos municípios de Tibau do Sul e Natal, cujos dados são tratados estatisticamente com vistas à elaboração de documentos oficiais que norteiem investidores privados e oriente o poder público na elaboração de políticas públicas de fomento turístico. A proposta de criação do OBSERVATUR/RN surgiu durante a Reunião do Conselho Estadual de Turismo do RN – CONETUR, onde foi realizado um compromisso público para realizações das primeiras pesquisas de demanda turística no RN, realizadas em setembro de 2017, em seguida em janeiro de 2018 e seguem até os dias atuais. Tais pesquisas contam com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (coordenadora do projeto), da Universidade Potiguar – UnP, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR/RN, da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR/Natal, da Empresa Potiguar de Promoção Turística – EMPROTUR e do Sindicato dos Bugueiros do RN, financiadas pela Federação do Comércio de bens, Serviços e Turismo do Estado do RN – FECOMERCIO/RN, onde nas referidas investigações foram aplicados 583 questionários em setembro de 2017, 841 questionários em janeiro de 2018, 901 em maio de 2018, 900 em setembro de 2018 e 1021 em janeiro de 2019, estabelecendo-se, assim, o perfil do visitante nacional e estrangeiro que visita o Estado do RN. É fundamental salientar que os pesquisadores/bolsistas foram selecionados junto ao curso de turismo do Campus de Natal da UERN, da UnP, da UFRN e do IFRN. No caso da UERN foram selecionados 05 pesquisadores temporários, um bolsista PIBIC (Edital 02/2017) e ainda 02 pesquisadores/bolsistas permanentes, os dois últimos trabalham continuamente em pesquisas permanentes e intermediárias junto ao grupo proponente/financiador e são contratados pela Secretaria Municipal de Turismo de Natal – SETUR/Natal através do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, fornecendo dados primários constantes sobre a qualidade do produto turístico natalense, as motivações turísticas dos seus visitantes, os gastos médios, a origem, dentre outros aspectos relevantes ao perfil do turista potiguar. Conclui-se, assim, que o OBSERVATUR é de fundamental importância na contribuição do desenvolvimento econômico e social do RN através do turismo.

PALAVRAS-CHAVE
Turismo, Rio Grande do Norte, Observatório, Campus de Natal/UERN

OBJETIVO GERAL
Analisar o comportamento do turista potiguar.

• Levantar informações sobre o turismo do RN;
  • Compilar dados estatísticos do turismo potiguar;
  • Analisar as informações obtidas em pesquisa de demanda turística;
  • Orientar pesquisas científicas relacionadas ao turismo do RN.

SITE