Criatividade e Inovação

Criatividade e Inovação: Pegadas e Futuros Passos para a Construção de uma Identidade Profissional Docente

COORDENADOR(A)

Jarileide Cipriano da Silva Nasi

Equipe Executora

Marília Medeiros – Docente

Marilene Campos do Rêgo – Docente

Carla Lenes Vieira de Araújo – Discente

Clara Beatriz Vieira de Araújo Góis – Discente

RESUMO DA AÇÃO

Trata-se da criação de um laboratório – Laboratório de Inovação e Criatividade da UERN/CAN (LIC) – (e futuro Núcleo – Núcleo de Inovação e Criatividade da UERN/CAN – NIC) – para a prática e a construçaõ de uma identidade profissional docente, com oportunidades relevantes para estímulo a comunidade acadêmica dos cursos de Direito, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Turismo e Ciências da Religião do Campus da UERN/Natal. Constituir-se-á em um espaço no qual os alunos (os alunos do curso de Turismo inicialmente e posteriormente dos demais cursos) da UERN/CAN irão estudar, pesquisar, elaborar, propor, exercitar, experimentar, vivenciar caminhos metodológicos para a construção de uma identidade profissional regulamentada no Projeto Político Pedagógico – PPC – do Curso a ser apresentado em 2021 e consolidado em 2022 conforme as novas exigências no âmbito acadêmico (como a Curricularização da Extensão, etc) e mercadológico. O Laboratório/Núcleo de Inovação e Criatividade da UERN/CAN – LIC/NIC – será composto por docentes e/ou profissionais detentores de reconhecido saber nas temáticas dentro da área de conhecimento/formação a serem abordadas em cada curso. Espera-se que esse as ações realizadas nesse espaço promovam entre discentes e docentes do campus uma maior e melhor interação mútua para o conhecimento científico e tecnológico vinculados com as demandas sociais e temporais de nossa região, além de favorecer uma formação complementar que amplifique o ensino de graduação para além do momento de sala de aula e componentes convencionais das matrizes curriculares. Este projeto possui como objetivo incrementar a formação dos estudantes do Bacharelado em Turismo do curso de Turismo da UERN/CAN, a partir da orientação, planejamento e produção de sequências didáticas com conteúdos específicos para Turismo. Esta proposta abrange a experiência formativa, ao voltar-se para à mobilização de saberes necessários à prática docente do componente curricular do Turismo. Este trabalho pedagógico inspira-se nas ações exitosas desenvolvidas anteriormente no Curso de Turismo realizado no Campus de Natal no período de 2001-2021, e, que, faz parte da história dos cursos de Turismo das IES do Brasil, sendo bastante significativo para os sujeitos envolvidos tanto na formação quanto na atuação do docente do Turismo. A proposta aqui apresentada pretende desenvolver na formação de bacharelandos em Turismo a compreensão do conceito de sequências didáticas e a sua organização no ambiente de planejamento e desenvolvimento de aulas, tomando como quadro teórico-epistemológico as orientações dadas em Zabala (2016) e as orientações sobre os gêneros discursivos presentes em Bakhtin (2010; 2017). Para tanto, a equipe deste projeto participará dos momentos de estudo e planejamento dos encontros mensais promovidos pela equipe do MIP que se realiza no CAN. Pretende-se ainda como resultado que os participantes mobilizem saberes específicos à prática docente dessa disciplina no âmbito contemporâneo, respeitando a diversidade cultural dos estudantes de Turismo para produzir conhecimento com base científica e voltado para as mudanças necessárias que a universidade necessita. Este projeto possui como objetivo apresentar, de forma interativa e didática, os produtos de 19 anos de trabalho do Curso de Turismo da UERN/CAN, como imagens, mapas, pesquisas, aplicativos, linha do tempo, etc.