Uern Reconecta marca retomada das aulas presenciais no Campus de Natal

Sob a expectativa da ocupação do novo prédio sede e das comemorações dos 20 anos, o Campus de Natal retomou, nesta segunda (14), as atividades presenciais, após dois anos de suspensão devido às medidas de segurança sanitária contra a pandemia de Covid-19. E para essa retomada em todas as unidades acadêmicas foi criada a Uern Reconecta, uma programação para a recepção dos estudantes e servidores.

A reitora Cicília Maia conduziu a programação Uern Reconecta em Natal pela manhã. “Estamos muito felizes por finalmente recebermos nossos alunos e alunas nos campi. Foi um longo tempo de espera, estamos ansiosos para ver esses corredores cheios de gente e de vida. Temos estudantes que ingressaram no segundo semestre de 2020 e em todo o ano letivo de 2021 que nunca pisaram na Universidade devido à pandemia. Essa vivência é muito importante”, disse, lembrando que a Uern foi a primeira IES do RN a suspender as aulas presenciais, decisão que não demorou a se mostrar acertada.

A coordenadora geral do DCE, Terumi Tatsukawa, também destacou a importância das aulas e atividades presenciais dentro e fora das salas de aulas. “São com os encontros, conversas e debates nos corredores e outros ambientes acadêmicos que a Universidade expande o conhecimento e transforma pessoas”, lembrou.
Dentre os membros da administração superior da Universidade, também participaram do momento de acolhimento o vice-reitor Chico Dantas e os pró-reitores e pró-reitoras Fernanda Abreu (Proeg), Esdras Marchezan (Proex), Simone Gurgel (Proad), Erison Natécio (Prae) e Isabel Amaral (Progep), além da ouvidora da Uern, Séphora Edith, e da diretora da Agência de Comunicação, Luziária Firmino.

Do Campus de Natal, participaram o diretor Prof. Dr. David Leite e os coordenadores dos cursos com turmas matutinas: Prof. Bruno Cruz (Ciência da Computação), Prof. Brismark Goes (Ciência e Tecnologia) e Prof. Claudomiro Batista (Direito), que fizeram uma saudação aos estudantes de seus respectivos cursos.

A Uern Reconecta também reservou um momento de alerta para a reasaltar a continuidade do uso de máscaras faciais nos ambientes da Universidade, mesmo com a maior parte da comunidade acadêmica imunizada com as três doses da vacina – em torno de 98% dos estudantes e 99% dos servidores. O prof. Dácio Cruz, membro do Comitê Covid da Uern, enfatizou a importância do uso de máscaras, principalmente, cirúrgicas com três camadas ou N95; da ventilação dos ambientes, higienização das mãos, esquema vacinal completo e de se ausentar de atividades presenciais em caso de sintomas gripais.

O momento serviu ainda para uma breve apresentação dos professores Bosco Filho e Rodson Ricardo sobre o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), que junto com a Progep, anunciou para breve o lançamento do Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar, para atender servidores e estudantes.
Logo mais à noite, o segundo momento da Uern Reconecta no Campus de Natal vai reunir os estudantes dos cursos de Direito, Turismo e Ciências da Religião, que têm turmas noturnas. Já a comitiva da reitoria segue para os campi de Caicó e Assu, para o Reconecta à tarde e à noite, respectivamente. Amanhã (15), a programação será no Campus Central, pela manhã e à noite; na quinta (17), em Patu, à noite; e sexta (18), em Pau dos Ferros, pela manhã e à noite.